Exmos. Senhores,
No passado dia 1 de abril de 2024, foi substituído o kit de distribuição do meu veículo C3 (1.2 P.Tech a gasolina - 90824 Km). Esta data foi agendada pelo ponto de venda 01006 (Rangel e Oliveira Lda, Aveiro), uma vez que, em janeiro, quando foi detetado o problema (85000 Km), a oficina não tinha disponibilidade. Apesar do agendamento, fui contactada telefonicamente e informada de que seria necessário substituir o kit completo (e não apenas a correia de distribuição), mas, devido à indisponibilidade deste, as peças necessárias teriam de ser adquiridas separadamente, resultando num custo mais elevado para mim. Entre esta situação e a possibilidade de deixar a correia deteriorada, sujeita a partir, fui aconselhada (“obrigada”...) a adquirir o kit.
Ora, de acordo com o Plano de Manutenção que tenho firmado com a marca, a substituição do kit de distribuição deveria ocorrer apenas aos 200.000 Km. Contudo, todas as manutenções anteriores foram realizadas em conformidade com as recomendações DA Citroën e NA Citroën, pelo que a situação verificada levantava questões quanto à fiabilidade do serviço e da marca.
Assim, questionei a necessidade de substituir o kit completo de distribuição uma vez que o procedimento exigido aos 100.000 Km era apenas a troca da correia, a qual, de facto, estava completamente deteriorada. Adicionalmente, questionei se caso fosse imprescindível a substituição do kit (o que contrariava o plano de manutenção assinado...), por que motivo o mesmo não estava disponível em stock, obrigando à sua aquisição em separado e resultando num custo agravado?
Ora, as respostas fornecidas pelo centro de apoio ao cliente têm sido vagas e revelam falta de profissionalismo, uma vez que não respondem diretamente às questões colocadas, sugerindo práticas dilatórias. Além do mais, deram a seguinte resposta, apesar de ter transmitido que a comunicação teria de ser por escrito e não telefonicamente: “ Informamos que após várias tentativas de contacto, sem sucesso, vamos proceder ao encerramento do seu expediente por falta de informação que nos permita dar continuidade à análise.”
Considerem as reclamações nº 05937950, nº 05608420, nº06214716 e os emails trocados com o Centro de Contacto de Cliente (Renata F. , Gabriela A. e Ana C.).
Na última resposta (semelhante a tantas outras), 1/7/24, mencionam: "A recomendação da substituição da correia de distribuição indicada no plano de manutenção não implica uma garantia específica para este componente. A quilometragem e o prazo indicados na referida recomendação correspondem à vida útil máxima do componente em condições ideais de utilização. A sua vida útil pode ser reduzida por diversos fatores, tais como contaminação por líquidos (óleo do motor, combustível, líquido de refrigeração), contacto com objetos estranhos, sobrecargas mecânicas, etc.".
No entanto, como referido anteriormente, todas as manutenções foram realizadas na Marca e as condições de utilização foram sempre "óptimas", exceto pelo facto de, devido a uma infeliz decisão da marca de fazer passar a correia de distribuição pelo interior do depósito do óleo, ter causado um desgaste prematuro da correia. Mas outra questão, que não é de menor importância, foi o facto de a Marca ter substituído não apenas a correia (que apresentava sinais de desgaste), mas também o KIT de distribuição, que estava previsto ser mudado apenas aos 200.000 km! Como se isso não bastasse, ainda me obrigaram a adquiri-lo em peças separadas, aumentando o preço final das mesmas. Se o problema estava na correia de distribuição e esta era vendida separadamente, qual a razão para adquirir o KIT?
Assim, considerando que estes factos levantam dúvidas quanto à transparência e justiça dos serviços prestados, solicito a devolução integral do valor despendido com o kit de distribuição na última manutenção realizada.
Cumprimentos.