Venho por este meio denunciar uma burla que ocorreu no seguimento de um diagnóstico de bateria requisitado a um VW Lupo na Norauto da Amadora (Av Lima De Freitas). No passado mês de Janeiro foi deixado na oficina referida o veículo em causa, transportado até lá por um reboque devido ao facto de o dito não arrancar (assitência em viagem da seguradora). Pedi que fosse feito o diagnóstico da bateria e do circuito de carga para avaliar a situação, ficando a aguardar o contacto. Fui contactado pouco tempo depois, referindo que a bateria estava morta e que, consequentemente, já tinham colocado uma bateria nova. Demonstrei a minha insatisfação por terem procedido à troca da bateria sem me perguntarem primeiro (problema 1), mas mesmo assim acabei por aceitar a troca e dirige-me à oficina para levantar o veículo. Quando lá cheguei, efectuei o pagamento da bateria nova mas não me foi entregue nenhum relatório do diagnóstico feito (Problema 2). Como tal, exigi que me entregassem o relatório do diagnóstico referindo que a bateria estava morta. Após alguma resistência e a incapacidade de me entregarem um relatório oficial, escreveram na factura da nova bateria o resultado do diagnóstico feito anteriormente. Quando referi que queria o relatório para apresentar na loja onde comprei a bateria original, dado que ainda estava na garantia, começaram a dizer que não podia garantir que a bateria estava realmente morta, fazendo-me logo suspeitar do diagnóstico realizado. Levei o veículo na mesma com a bateria nova e fui confirmar se havia alguma nota na descrição do serviço de diagnóstico que pudesse justificar esta insegurança, mas não encontrei nada para além de referir que era verificado o estado da bateria. Entretanto, e assim que tive disponibilidade para tal, dirigi-me à loja onde a bateria original foi comprada para que a dita fosse avaliada e eventualmente substituida. A bateria foi posta à carga e foi realizado um teste posterioremente, que classificou a bateria como estando a 100%. Ou seja, a bateria na verdade apenas precisava de carga e a Norauto usou como solução a troca por uma bateria nova (problema 3 e o principal). No melhor caso isto aconteceu por publicidade enganadora do serviço de diagnóstico de bateria ou incompetência dos técnicos da oficina. No pior caso foi mesmo um acto deliberado para enganar o cliente e vender uma nova bateria desnecessáriamente.