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Bomba de Calor danificada

Não resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

D. M.

Para: Ambitemp, Lda.

15/01/2024

Comprei uma bomba de calor LG na Ambitemp, em fevereiro, para a minha casa que estava em construção. Comprei com alguma antecipação devido à escassez de bombas de calor no mercado (há relatos no forum da casa de tempos de espera superiores a 6 meses para algumas marcas) e para aproveitar o preço apelativo.Devido ao atraso na construção, só em novembro foi possível instalar o equipamento. Quando o canalizador procedeu à instalação verificou-se que o mesmo vinha com grandes danos no seu interior, apesar de não ter grandes mazelas por fora, ao que tudo indica provocados por uma queda no transporte.Contactei de imediato a loja ambitemp que se mostrou comunicativa mas pouco interessada em assumir qualquer responsabilidade, alegando que, provavelmente, a bomba teria vindo danificada da própria LG. Após várias trocas de fotos e emails onde pude provar que o equipamento em outubro ainda se encontrava dentro da caixa e no local de descarga (através dos metadados das fotos), o caso foi-se arrastando, o que me obrigou ao gasto extra de comprar um termo-acumulador para ter água quente em casa durante esse período.Ao fim de 41 dias, repito, 41 dias, a loja informa-me que a LG não assume a troca do equipamento e que este perdeu a garantia. Uma vez que comprei um equipamento novo e com garantia na Ambitemp e não na LG, questiono a loja quem assumirá a troca/reparação do equipamento. A loja responde que passou o prazo de reclamação e que deverá ser o cliente a assumir todos os custos. Eu aleguei que seria completamente impossível da minha parte testar a bomba de calor dentro desse prazo de reclamação uma vez que o local ainda não estava preparado para tal e porque este tipo de equipamento só pode ser instalado por um técnico certificado.Posto isto, não houve qualquer empatia por parte da Ambitemp que nunca se inibiu de atribuir a totalidade do custo a um cliente que confiou na loja, a um cliente que gastou mais de 1800€ na compra de um equipamento novo e que recebeu um monte de sucata cuja reparação deve ser mais cara que a compra de uma nova. Nunca foi proposta sequer a reparação pela própria loja, ou ate um assumir conjunto dos custos. Descartaram-se como se a compra tivesse sido feita diretamente à LG.Não é minha intenção prejudicar a imagem da loja. Estou certo que dela dependem algumas famílias que merecem todo o meu respeito. No entanto, não posso deixar passar em branco este comportamento da empresa que mostrou um enorme compromisso com o seu lucro, mas zero compromisso com o cliente.Esta reclamação ficará visível nesta e noutras plataformas por muito tempo. Certamente, será visitada por centenas de pessoas. Basta que meia dúzia delas se inibam de comprar na ambitemp para que a perda para a loja seja maior do que se tivesse assumido a troca/reparação do equipamento, para além da mácula reputacional. A tão famosa miopia do curto prazo.Melhores cumprimentos.

Mensagens (2)

Ambitemp, Lda.

Para: D. M.

25/01/2024

Caro Sr. Duarte,Passo a citar a mesma resposta que já lhe foi facultada através de email enas restantes plataforma onde colocou a sua reclamação.Caro Sr. Duarte,Tal como já respondido através de email, a Ambitemp fez os possiveis parasolucionar o seu problema, no entanto como deve compreender o prazo dereclamação de danos foi completamente excedido, colocando-nos numa posiçãocomplicada relativamente ao que nos solicita.O equipamento foi adquirido em Fevereiro/2023. Foi entregue e não foireportado nenhum dano, nem deixada nenhuma salvaguarda relativamente àimpossibilidade de confirmação no imediato do estado do equipamento.Após 10 meses rececionamos uma reclamação onde indica que a Bomba de Calortem no seu interior peças partidas. Entrámos em contacto com a marca e coma transportadora, no entanto após tantos meses, já não conseguimosresponsabilizar nenhum dos intervenientes. Tanto a marca como atransportadora colocaram em causa se poderá ter sido ou não o cliente aefetuar os danos no equipamento, uma vez que não é normal uma reclamaçãoapós 10 meses da compra.Se o equipamento tem um dano, como indica, deveria ter sido comunicado deimediato para que pudessemos acionar os respectivos meios deresponsabilização, seja da marca, seja da transportadora.Durante esses 10 meses e tendo em conta que a casa se encontrava em obras,não sabemos de que forma a Bomba de Calor foi ou não movimentada e o quepoderá ter ocorrido neste período.Compreendemos a sua situação, no entanto deverá ter em consideração que seencontra a efetuar uma reclamação quase 1 ano após a compra do equipamentoe que o que nos solicita não é viável.Estamos cá para ajudar e servir o cliente no entanto existem limites paraaquilo que podemos fazer pelo cliente. Todos os prazos foram, em muito,ultrapassados e todas as tentativas junto da marcaansportadora não forambem sucedidas.Estaremos ao dispor para algum esclarecimento adicional.Cumprimentos,Lígia Silva*NOVAS INSTALAÇa•ES NA PÓVOA DE SANTA IRIA! *Tlf: 213 544 758Email: ligia.t.silva@ambitemp.pt Whatsapp: s:wa.me/351213544758WebSite: www.ambitemp.ptFB: s:www.facebook.com/AmbiTempHorário: 2ªf a 6ªf 9h-13h14h-18hMorada:Rua António Aleixo n.° 18 Arm 12625-072 Póvoa de Santa Iria escreveu (segunda, 15/01/2024 à(s) 21:21):

D. M.

Para: Ambitemp, Lda.

26/01/2024

O que é de lamentar é este lavar de mãos da ambitemp escudando-se no prazo de reclamação ultrapassado, como se o cliente fosse culpado por não ter testado a bomba de calor no momento da receção, como se fosse possível um leigo instalar um equipamento dessa natureza. É de lamentar também o colocar a hipótese do cliente estar a agir de má fé reclamando um dano que o próprio causou. Seria o mesmo que eu colocar a hipótese de a ambitemp me ter vendido o equipamento já sabendo que o mesmo se encontrava danificado.Acrescento que tive uma situação semelhante na compra de um móvel, sendo que a loja foi sensível à minha situação (atraso nas obras) trocando o artigo, apesar de largamente excedido o prazo de reclamação.No vosso caso, não há qualquer empatia pelo cliente. É-lhe imputado a totalidade do prejuízo, 1827€, sem sequer fazerem uma proposta para minimizar esse ónus, como a venda de outra bomba com desconto, ou a atribuição de um voucher, etc. Quando se acha aceitável um cliente confiar na loja, fazer uma compra de 1827€ e não usufruir um único dia dessa compra, perdendo a totalidade do dinheiro, está tudo dito.Cumprimentos.


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