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Baixa qualidade na assistência pós-venda

Não resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

M. C.

Para: Santogal

04/03/2022

Apresento os meus cumprimentos,Adquiri em 5 de julho de 2021, um KIA Sorento 2.2 CRDI 7L, no v/ representante Santogal, sito no Cacem, sendo esta viatura de serviço, com data de matriculação Fevereiro de 2020, com 11.000 Kms. Quando adquiri a viatura, a primeira desta marca, tive como referência a garantia oferecida, a publicidade feita, assim como o espectável apoio pós-venda, nomeadamente no que se referia a possíveis avarias ou problemas. Além disso, ao adquirir uma viatura, que em estado novo, custa mais de 60.000,00 €, reforçava ainda o facto da não existência de problemas no futuro, ou de uma atenção extra pelos v/ serviços.Mas na verdade, nada disso tem acontecido.Para além do processo de venda da viatura não ter corrido da melhor forma (algo que não valerá a pena descrever agora), têm existido nestes 7 meses que possuo o Kia, algumas situações que me têm deixado verdadeiramente desiludido e até transtornado com esta marca, que passo a descrever de seguida:Pouco tempo após a aquisição da viatura, deparei-me com um rasgo que o tapete da 3ª fileira dos bancos tinha. Embora devesse ser preocupação do Stand no momento de preparação de venda, poderá ter “passado”. Desloquei-me ao representante acima mencionado, e depois de explicar o sucedido, disseram que iriam solicitar um tapete junto da marca, já que não tinham em stock. Depois de mais de um mês de espera, fui informado que já não existiam tapetes originais, pelo facto do modelo já estar descontinuado – Relembro que estamos a falar de uma viatura que à data do ocorrido tinha ano e meio e que custa cerca de 60.000 € nova – e ofereceram um tapete de qualidade bastante inferior e que destoa com os restantes tapetes( não têm no mesmo formato de encaixe). Outro ponto e esse sim, bastante mais grave, ao ponto de estar totalmente desapontado e de me sentir enganado, tem a ver com um problema que desde o início tem existido na direção do Kia.Desde que adquiri a viatura, que a direção tem algo que “trava” o volante. Quando se faz uma simples curva, o “virar” do volante não é normal e suave como deveria ser em qualquer viatura prende o que, principalmente em autoestrada, faz com que as curvas sejam notadas pelas “guinadas” que tenho de dar, e até mesmo em retas se nota que há qualquer coisa a “prender” a direção para além do enorme incómodo que é para o condutor e até do perigo existente.Experimentei com os apoios à direção ligados e desligados, mas o problema subsiste. Há cerca de 3/4 meses, dirigi-me ao Stand onde tinha adquirido a viatura, para a analisarem. Não resolveram nada pois este problema não se verifica sempre. Quando a posição do volante está toda para fora e para cima não se nota o “ esforço” no volante e por esse motivo não conseguiram detetar o problema.Entretanto, no final de fevereiro de 2022, foi efetuada a revisão dos 2 anos. Aproveitei a situação para voltarem a verificar o problema na direção e desta vez o volante estava numa posição diferente. O chefe de oficina testou o carro e verificou que a direção, desta vez, estava a “prender” e prontificou-se a averiguar a causa do problema. Como disseram que poderia demorar, aluguei uma viatura. Passadas 3 horas, contactaram-me a dizer que poderia levantar a minha viatura, já que estava pronta (revisão incluída). Quando cheguei à oficina, questionei se o problema na direção estava resolvido, já que tinha sido pouco tempo, ao que me responderam que não tinham “capacidade para terem um mecânico 8 horas de roda do meu carro”. Falei com o chefe de oficina, que me confirmou o que se passava com a direção, mas que nada podia fazer, já que nunca ninguém se tinha queixado.Volto a lembrar que estamos a falar de uma viatura de serviço, com ano de meio, com pouco mais de 10.000 kms e que custa cerca de 60.000 € !! Neste momento estou disposto a tudo, inclusivamente deixar à v/ porta a viatura, até que resolvam o problema. Será que a tão apregoada garantia e fiabilidade que a comunicação social passa diariamente, não passa disso mesmo: de publicidade paga?? Será necessário um cliente perder a cabeça para poder ser ouvido??? Será que a política da KIA Portugal é apenas vender viaturas e lucro presente, não tratando nem respeitando os clientes, que tanto esforço fazem para poder adquirir uma viatura?? Aguardo resposta.


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