Exmos. Senhores,
No dia 04/07/2024, adquiri um portátil Lenovo Yoga Pro 7 (8.ª Geração) 14APH8-210 no site da PCDIGA por 999,90€. A referência da encomenda é 400003953.
Entre os dias 05 e 06 do mesmo mês, levantei o vosso produto na loja, que veio sem sistema operativo. Instalei o Linux e usei-o durante alguns dias, mas o sinal de Wi-Fi era muito fraco nesse sistema operativo, pelo que resolvi instalar o Windows.
Comprei a licença original do Windows 11 Pro e fiz a instalação diretamente pelos métodos oficiais da Microsoft. Logo após a instalação, observei faixas amarelas verticais em todo o ecrã do portátil em diferentes aplicações (Chrome, Edge, vídeos, etc.). Tentei resolver o problema instalando drivers mais atualizados e drivers mais antigos, mas as faixas só desapareciam se eu removesse completamente o driver da placa de vídeo.
Entrei em contacto com o Lenovo Premium Care e comuniquei-vos de imediato o problema, no dia 23/07/2024, para que procedessem à reparação. A atendente Anna tentou ajudar-me, mas não teve sucesso. Ela disse-me então para reinstalar o Windows, o que foi feito, persistindo o problema informado.
Não sou uma pessoa leiga; trabalho com desenvolvimento de software há mais de 10 anos e entendo de tecnologia. Expliquei-lhe que, claramente, isto era algum problema de incompatibilidade do driver de vídeo com o display do portátil, pois a placa de vídeo deste portátil é a mesma de alguns outros (Asus ROG Ally, Lenovo Legion Go, etc.) e nenhum desses tem casos semelhantes relatados na internet, inclusive já tive todos eles.
Após esgotar todas as possibilidades para resolver o problema, a Anna abriu uma ordem de serviço de reparação com o número 4014294511 e o ticket 2020050526, e o portátil foi enviado ao laboratório para avaliação por um técnico da Lenovo.
No dia 07/08/2024, o portátil foi recolhido pela transportadora e, no dia 08/08/2024, chegou ao laboratório da Lenovo. No dia 16/08/2024, a "reparação" do produto foi finalizada, com o relatório a indicar: "Foram detetados problemas de software no equipamento. Como solução para o problema detetado, foi efetuada a reinstalação do sistema operativo...".
Recebi o artigo "reparado" a 19/08/2024 e observei uma pequena melhoria, contudo, mantém-se o mesmo defeito, o que comuniquei de imediato. A atendente Anna informou-me que a Lenovo não poderia fazer mais nada, pois todos os testes foram feitos e não foi detetado nenhum problema de hardware. Para minha surpresa, a pequena melhoria que observei foi ilusória, pois ao entrar na configuração das aplicações (que vieram previamente instaladas no Windows 11 Home que o técnico da Lenovo instalou), pude observar que a aceleração gráfica estava desativada, ou seja, as aplicações estavam a correr sem aceleração gráfica. Logo que ativei a aceleração, o problema voltou de imediato. De certa forma, senti-me "enganado", pois, se eu fosse uma pessoa leiga, talvez isto teria passado despercebido.
Não posso ter um portátil com este problema. Isto deprecia o valor do mesmo numa futura venda e ainda incomoda no dia a dia. Não interessa ao cliente quem é o culpado pelo problema; a Lenovo tem a obrigação de entregar o dispositivo 100% funcional. Se existe algum problema entre ela e terceiros, a empresa tem de o resolver internamente. Eu trabalho com o portátil, já fiquei sem ele durante bastante tempo e isto está a causar-me problemas.
Solicito a devolução do valor que paguei, pois preciso urgentemente de comprar outro portátil que funcione, e com certeza não será mais um Lenovo.
Espero que isto se resolva o mais rapidamente possível, pois, se não for, terei de tomar as medidas ao meu alcance para fazer valer os meus direitos.
Cumprimentos.
Vídeos do problema:
https://youtu.be/o-kmuItnjr0
https://youtu.be/EiiaY_L4oP8
https://youtu.be/xytg5XKXGvg