back

Ativação indevida de Serviços de Internet Móvel

Não resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

E. P.

Para: MEO

06/08/2023

Por várias vezes tentei resolver junto de vários operadores que passam a chamada uns para os outros sem nada resolver, um problema de faturação, por um serviço de internet móvel ativado indevidamente. Desde o dia 03-04-2023 que é faturado à cliente MEO nº 1189599516 serviços de Internet móvel de 10 GB, sendo que a cliente nunca ativou quer por link, quer por mensagem este serviço, até porque não tem conhecimentos para o fazer e nem sequer possui um Smartphone. A cliente é uma pessoa idosa, deficiente física, sem percepção de como funcionam as operadoras de telecomunicações e após uma chamada de telemarketing, por parte de um operador da MEO, foi-lhe ativado o serviço de internet móvel que lhe tem vindo a ser cobrado. Segundo um operador da MEO, o serviço foi ativado verbalmente. Não sabia que se ativava serviços verbalmente. Sobretudo, quando se trate de pessoas idosas, que podem responder sim ou não a coisas que não fazem ideia do que sejam e das suas consequências.Depois de ter reclamado no Livro de Reclamações para a entidade reguladora - ANACOM - e para a Provedoria do Cliente MEO, nada foi feito que pudesse ressarcir a cliente lesada. A ANACOM diz que a cliente deverá submeter, na 1º pessoa, o pedido de devolução do valor a ressarcir à Meo (mesmo depois de lhes ser explicado que a cliente é uma pessoa idosa que não sabe como funcionam as operadoras de telecomunicações) por sua vez, a MEO diz que já foi apresentada Reclamação no Livro de Reclamações e, como tal, não dará seguimento ao caso. (Tenho ambos os e-mails com as respostas de cada entidade).Não sei o que pensar quando a própria entidade que deveria de ser Reguladora é antes protetora das operadoras de telecomunicações e faço questão de o deixar mencionado publicamente. Dado que a cliente nunca ativou o serviço, nem usufruiu do mesmo (como é óbvio), solicitamos o reembolso do valor que lhe tem vindo a ser cobrado após o dia 03-04-2023. Saliento ainda que é de uma total falta de ética e profissionalismo este tipo de comportamento por parte de uma empresa como a MEO. Quantas mais pessoas idosas, doentes ou não, sem percepção do que estão a responder serão lesadas diariamente? Este não é um problema da pessoa que foi lesada injustamente e indevidamente e não tem voz este um problema da sociedade civil que se cala a estas grandes empresas como se não fossemos nós - consumidores - que contribuímos para a riqueza e lucros de tais empresas. O mínimo que poderiam fazer era agir com ética perante esta franja da população portuguesa que se encontra já tão desprotegida. Já não é só uma questão de valor pago injustamente, é também uma questão de respeito por estas pessoas.

Mensagens (2)

E. P.

Para: MEO

02/09/2023

DATA NOT AVAILABLE

E. P.

Para: MEO

02/09/2023

Não só não obtive resposta à reclamação aqui apresentada, como voltei a contactar os serviços da MEO a 24/08/2023 para que me ajudassem a criar uma conta nos serviços "MY MEO", por forma a conseguir visualizar sempre que tenho faturas a pagar e o que se está a pagar. Depois de ter andando, mais uma vez, de operador em operador disseram-me que só poderia resolver a situação se , vejam o ridículo, estabelecesse aquela ligação pelo telefone da minha mãe, dado o serviço estar em nome dela. Pois, eu que moro perto da zona de Ericeira tive que me deslocar para a zona de residência da minha mãe, Vila Franca de Xira, para fazer a dita chamada pelo telefone dela. Peguei no telefone da minha mãe, mais uma vez liguei para a MEO, mais uma vez, andei de operador em operador, sem que nenhum me conseguisse ajudar ou resolvesse o problema, até que fui parar à assistência técnica, falei com um tal de João Castro que me disse que iria submeter o pedido internamente para apagar o histórico na "MY MEO" , para que pudesse voltar a tentar criar uma conta e até hoje estou sem resposta. Da mesma forma que estou sem resposta à ativação de serviços de internet que a minha mãe continua a pagar desde 03-04-2023, sem nunca ter ativado tal serviço ou sequer usar internet, dado que nem sequer smartphone tem e não faz ideia de como funciona sequer a Internet ou um Smartphone. Já expliquei mil vezes que a minha mãe encontra-se acamada (à data deste e-mail hospitalizada), sem possibilidade de a levar a uma loja MEO, já me prontifiquei para enviar o meu BI e o BI dela para comprovarem que sou efetivamente filha...mas a falta de profissionalismo, ética e boa conduta na MEO é gritante. É triste que uma empresa desta dimensão precise de se aproveitar das pessoas mais vulneráveis para ter lucro. É triste que nem a autoridade fiscalizadora - ANACOM- tenha tomado uma medida para resolver a situação. Continuo à espera de uma resolução e se esta não ocorrer não pagarei nem mais uma fatura MEO. E terei todo o gosto de ir a tribunal explicar o porquê do "não" pagamento.


Precisa de ajuda?

Pode falar com um jurista. Para obter ajuda personalizada, contacte o serviço de informação

Contacte-nos

Os nossos juristas estão disponíveis nos dias úteis, das 9h às 18h.