O exponente adquiriu um computador ASUS NoteBook, modelo TP1400KA-N4CLHDAX1, com o número de série R5N0CV15W260218.
No dia 10 de setembro de 2024, o equipamento foi entregue na FNAC de Alfragide para reparação, devido ao facto de o botão de ligar/desligar ter ficado preso sem qualquer motivo aparente. É importante salientar que o computador se encontrava dentro do período de garantia.
No dia 29 de outubro de 2024, a FNAC informou que tinha sido emitido um orçamento para a reparação do equipamento. A empresa ASUS, após análise e testes técnicos, apresentou o seguinte diagnóstico: "botão do teclado partido e placa secundária onde está o botão de energia dobrada". Em consequência, a reparação foi desconsiderada como abrangida pela garantia, tendo sido apresentado um orçamento no valor de 169,90€.
Este orçamento não foi aceite, e o exponente procedeu ao levantamento do equipamento, sem reparação, no dia 12 de dezembro de 2024.
Face ao exposto, apresenta-se esta reclamação pelos seguintes motivos:
1. Defeito de fabrico e não mau uso: Não concordo que a anomalia seja resultado de qualquer mau uso. O equipamento nunca foi mal utilizado, encontrando-se, inclusive, em estado irrepreensível e sem quaisquer riscos.
2. Inconsistências no relatório técnico:
- O relatório alega a existência de um "botão do teclado partido", o que não corresponde à realidade.
- O relatório também refere que a "placa secundária onde está o botão de energia se encontra dobrada". Na verdade, o botão de ligar/desligar encontra-se encravado dentro do equipamento e não dobrado.
Estas alegações, presentes no relatório técnico, não refletem a verdadeira condição do equipamento nem a natureza da anomalia apresentada.
Solicito, assim, que a ASUS aceite a reparação do equipamento ao abrigo da garantia, com carácter urgente.