Exmos. Senhores,
Tenho um processo aberto com o seguro Aegon Santander desde janeiro devido a uma fuga de água na casa de banho que afeta o vizinho de baixo.
Quando ligo para o seguro Processo 00184555 [500Ts00000JjXMg] disseram-me que não têm profissionais, pelo que eu deveria procurá-los por minha conta (também não são capazes de dar informações de alguma companhia ou profissionais) e informam que tenho 15 dias para procurar a companhia e para que o técnico faça o relatório e seja enviado ao seguro.
Procurei pelos meus meios a companhia e paguei para que o técnico fizesse o relatório que o seguro pede, no qual inclui a descrição explicativa do dano, fotos e assim como o orçamento feito para o apartamento que causa o dano e o afetado.
Envio esta informação ao seguro e eles procedem a enviar o seu perito. O perito vem, observa os danos e pede que envie a documentação digitalizada (relatório técnico, caderneta predial e o IBAN).
Passados quase 20 dias, recebo um email do seguro a dizer que fecham o processo porque não enviei a documentação, pelo que respondo ao seguro e em cópia ao perito que a documentação estava completa e foi enviada. O perito responde que sim, que já enviou tudo ao seguro e, dias depois, responde-me o seguro que era melhor levantar a base do duche (única casa de banho) e tirar fotos para lhes enviar.
Eu contacto os profissionais que me fizeram o relatório e indicam-me que isto tem um valor de aproximadamente 450€.
Respondo ao seguro indicando que eu não tenho o dinheiro para pagar adiantado o que pedem. Além disso, revendo a minha apólice, tenho contratada a busca de avarias e fugas de água e o capital contratado, e digo-lhes que a companhia pode emitir o orçamento com o valor da busca e o IVA e eles assim poderiam pagar pela busca que pedem.
Pois passou uma semana e o seguro não responde, apenas está à espera que o processo se feche de forma automática por não haver interação.
Como é possível que este processo esteja aberto desde janeiro, que o perito do seguro tenha vindo no início de março e ainda isto continue a causar danos na única casa de banho onde o vizinho de baixo claramente está afetado?
Não estou conforme com o facto de como é possível contratar um seguro onde informam que não têm profissionais, mas também não adiantam o dinheiro para fazer as buscas pertinentes e arranjos.
Claramente, se eu já tivesse dinheiro, este problema estaria resolvido em janeiro-fevereiro e já teria enviado a fatura para o reembolso. Mas pago um seguro para que nestes problemas seja ajudada a conseguir profissionais e pagar por avarias que claramente eu não posso pagar.
Como é possível que em Portugal não haja uma entidade reguladora deste tipo de seguros? Porque isto parece um esquema, não temos profissionais, mas também não temos dinheiro para pagar pelo dano.
Cumprimentos.
Monica Fernandes