Venho por este meio reportar uma situação que considero ser injusta para os consumidores em geral. A Apple não permite devolução dos seus equipamento. A compra numa loja física é definitiva, mesmo que seja uma devolução para trocar por um modelo superior da mesma marca. Estão protegidos por lei. Se for uma compra online, o consumidor dispõe de 14 dias para efetuar a devolução, mas se for numa loja física, não tem esse direito. Não percebo como é permitida esta situação por lei, defendendo uma multinacional em vez de defender o consumidor. Recebi um iPhone 11 de oferta de aniversário, comprado numa loja Vodafone. A minha família não foi informada das condições de venda e eu também as desconhecia. Dirigi-me à loja para efetuar a troca por um iPhone 12, disposto a pagar a diferença. O funcionário recusou-se a fazer a troca, informando-me de que tinham passado 5 dias da emissão da factura e a troca só podia ser feita até 4 dias (a Vodafone a tentar ser simpática para com os consumidores). Nem queria acreditar, ainda por cima isto aconteceu numa terça feira e a loja esteve fechada sábado de tarde e domingo, ou seja, os 4 dias passaram a 2,5 dias. É caso para dizer, compre na Vodafone, mas só às segundas-feiras. Reclamei à Vodafone Portugal, que abriu uma exceção permitindo-me fazer a troca, informando-me que teriam de verificar o estado do equipamento na loja. Fui à mesma loja e o mesmo funcionário matou logo o processo de troca, alegando (corretamente) que o plástico exterior da caixa tinha sido removido. Confirmei que tinha removido o plástico para ver o telefone após a nega inicial de troca na loja, mas as películas da Apple são fáceis de repor. E gostaria de saber como iriam verificar o estado do equipamento na loja sem remover a mesma película exterior. E já agora, o consumidor compra o equipamento ou a caixa? O telefone estava intacto, nunca foi ligado e tinha ainda a película no ecrã intacta. Não me foi autorizada a troca. Fiz diversas reclamações, mas o argumento foi sempre o mesmo: a película exterior foi removida e não podiam fazer a troca. Neste momento utilizo o iPhone 11, mas gostaria que esta situação não acontecesse com outros consumidores. Esta lei que defende empresas como a Apple deveria ser modificada. Qualquer pessoa tem o direito de mudar de ideias, as circunstâncias podem mudar a qualquer momento e no mínimo, as condições de venda devem ser devidamente explicadas e deve ser comprovado que o consumidor percebeu e aceita as mesmas. Não deveria haver diferença entre compras online e compras físicas. E as condições de venda não deveriam ser diferentes entre Vodafone, MEO, etc. A lei deve ser igual e aplicada a todos, defendendo os consumidores. Sem consumidores, estas marcas não existem.