back

Apoio extraordinário ao pagamento da renda

Não resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

C. S.

Para: IHRU

12/11/2024

Exmos. Senhores, Venho apresentar a minha reclamação referente ao facto de não ter recebido o apoio extraordinário ao arrendamento desde janeiro de 2024. Desde essa altura que contactei o IHRU, que em junho me deu a seguinte resposta, depois de vários e-mails enviados: "Consultada a nossa plataforma eletrónica verificamos que não existe nenhum motivo para não estar a receber o apoio que lhe é devido. Sugere-se que aguarde mais uns dias e, se a situação se mantiver, consulte a Segurança Social direta, entidade que processa o pagamento. Caso não seja possível resolver com a Segurança Social e a situação persista, agradecemos que nos comunique de novo.". Também contactei a AT e a SS, que me indicaram que da parte deles tudo está em conformidade para receber o apoio. Como a situação não se resolveu voltei a contactar o IHRU. Em julho recebi a seguinte resposta: "Acusamos a receção do email infra que nos mereceu a melhor atenção. O apoio extraordinário à renda é atribuído sem necessidade de apresentação de qualquer pedido ao IHRU IP ou a qualquer outra entidade. Os agregados familiares que preencham as condições de elegibilidade para receber o apoio extraordinário à renda, nos termos do n.º 2 do art.º 3.º Decreto-Lei n.º 20-B/2023, de 22 de março, na redação dada pelo Decreto-Lei n.º 43/2024, de 2 de julho, serão informados pela AT do montante do apoio atribuído e dos dados considerados para o seu apuramento. O pagamento do apoio é automático e pago, até ao dia 20 de cada mês, pela Segurança Social (por transferência bancária) pelo que se agradece que confirme que o seu IBAN está registado na referida entidade." Ora o IBAN está certo, o contracto de arrendamento está registado na AT e desde julho que não tenho nenhuma resposta do IHRU. Continuo sem receber o apoio à renda desde janeiro deste ano e estou há 4 meses sem resposta do IHRU. Gostava de ter a minha situação resolvida e de receber o apoio que me é devido desde janeiro de 2024. Com os melhores cumprimentos, Cláudia Sousa

Mensagens (1)

C. S.

Para: IHRU

29/11/2024

Aguardo uma resposta...

Assistência solicitada 29 novembro 2024

Precisa de ajuda?

Pode falar com um jurista. Para obter ajuda personalizada, contacte o serviço de informação

Contacte-nos

Os nossos juristas estão disponíveis nos dias úteis, das 9h às 18h.