Exmos. Senhores,
Venho apresentar a minha reclamação referente ao facto de não ter recebido o apoio extraordinário ao arrendamento desde janeiro de 2024.
Desde essa altura que contactei o IHRU, que em junho me deu a seguinte resposta, depois de vários e-mails enviados:
"Consultada a nossa plataforma eletrónica verificamos que não existe nenhum motivo para não estar a receber o apoio que lhe é devido.
Sugere-se que aguarde mais uns dias e, se a situação se mantiver, consulte a Segurança Social direta, entidade que processa o pagamento.
Caso não seja possível resolver com a Segurança Social e a situação persista, agradecemos que nos comunique de novo.".
Também contactei a AT e a SS, que me indicaram que da parte deles tudo está em conformidade para receber o apoio.
Como a situação não se resolveu voltei a contactar o IHRU.
Em julho recebi a seguinte resposta:
"Acusamos a receção do email infra que nos mereceu a melhor atenção.
O apoio extraordinário à renda é atribuído sem necessidade de apresentação de qualquer pedido ao IHRU IP ou a qualquer outra entidade.
Os agregados familiares que preencham as condições de elegibilidade para receber o apoio extraordinário à renda, nos termos do n.º 2 do art.º 3.º Decreto-Lei n.º 20-B/2023, de 22 de março, na redação dada pelo Decreto-Lei n.º 43/2024, de 2 de julho, serão informados pela AT do montante do apoio atribuído e dos dados considerados para o seu apuramento.
O pagamento do apoio é automático e pago, até ao dia 20 de cada mês, pela Segurança Social (por transferência bancária) pelo que se agradece que confirme que o seu IBAN está registado na referida entidade."
Ora o IBAN está certo, o contracto de arrendamento está registado na AT e desde julho que não tenho nenhuma resposta do IHRU.
Continuo sem receber o apoio à renda desde janeiro deste ano e estou há 4 meses sem resposta do IHRU.
Gostava de ter a minha situação resolvida e de receber o apoio que me é devido desde janeiro de 2024.
Com os melhores cumprimentos,
Cláudia Sousa