Exmos. Senhores,
Tenho 72 anos e um contrato de arrendamento desde 01/09/1975 que tem a última adenda a 03/06/2013.
Este contrato de arrendamento está registado nas Finanças desde 10/12/2015 com um valor mensal de 254,14€.
Nunca recebi o Apoio Extraordinário à Renda, criado pelo Decreto-Lei n.º 20-B/2023, de 22 de março e recebo apenas uma pensão de velhice no valor de 300,27€.
Ou seja, tenho um contrato de arrendamento ativo celebrado até 15.03.2023, tenho um rendimento anual igual ou inferior ao limite máximo do sexto escalão do IRS e tenho uma taxa de esforço para pagamento do encargo com a renda superior a 35% que são os requisitos para receber o referido apoio.
Já submeti a 04/03/2024 uma reclamação no portal da IHRU, mas até hoje nunca recebi resposta e continua em revisão.
Tenho tentado por várias vezes entrar em contato com o IHRU por telefone ou e-mail e sempre sem sucesso, nunca consigo que me atendam ou deem uma resposta.
Já enviei vários e-mails para os contactos no portal da IHRU a expor esta mesma situação e nunca obtive uma resposta ao meu pedido.
Estou nesta situação precária há imenso tempo, estou sem conseguir pagar a minha renda da casa no prazo combinado com os meus dois senhorios e estou a ser pressionada a ser expulsa e a deixar a minha casa por falta de pagamento.
Tudo isto pelo que estou a passar atualmente, todo o stress, pressão mental e dificuldades se devem à falta de resposta do IHRU que me causa imensa ansiedade e problemas de saúde.
Já passaram quase 9 meses desde que registei a reclamação no portal da IHRU.
É uma falta de respeito pelo meu direito como cidadã o não responderem e deixarem o processo prolongar-se tanto tempo.
Estou sem recursos financeiros para pagar a renda da casa e todas as minhas outras despesas.
Peço, por favor, que se dignem em verificar a minha situação e que respondam ao meu processo com urgência visto não puder aguentar muito mais tempo.
Em anexo todos os documentos comprovativos da minha situação e do que menciono.
Agradeço uma resposta urgente a esta mensagem, por favor!
Cumprimentos.