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Alfa romeo tonale com problemas persistentes

Não resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

J. M.

Para: Stellantis & You

06/06/2025

Exmos. Senhores, Adquiri um Alfa Romeo Tonale novo em 2023 e, ainda nos primeiros meses de uso, começaram a surgir problemas. Passados pouco mais de dois anos, o carro continua a apresentar problemas técnicos recorrentes, resolvidos apenas com muita insistência e diversas visitas à oficina — já contabilizo dezenas de deslocações e de chamadas para a oficina autorizada e para o serviço de apoio ao cliente. Foram vários os problemas identificados ao longo do tempo, e diversas peças já foram substituídas, entre elas a coluna de direção, a centralina da bagageira eletrónica, componentes interiores soltos ou com defeito, cablagens mal montadas e molas de fixação, algumas substituídas mais do que uma vez. Além disso, o veículo apresenta falhas eletrónicas constantes, exigindo atualizações frequentes e revisões ao sistema. Para além dessas avarias, o carro apresenta ruídos constantes, tanto mecânicos como parasitas. Alguns desses ruídos foram solucionados temporariamente, outros só duraram algum tempo depois de reparados e voltaram a surgir, e há ruídos que persistem desde o início, mantendo-se mesmo após várias intervenções. Apesar de cada problema acabar por ter solução, o mais grave é a sua frequência e persistência. Resolvo uma falha e, passados dois ou três meses, aparece outra diferente. Já precisei de mais de vinte visitas para lidar com essas anomalias, o que dá em média cerca de uma visita por mês, havendo alturas em que foram necessárias várias visitas seguidas e o carro permaneceu na oficina por mais de uma semana. O carro passa demasiado tempo na oficina e eu passo demasiado tempo em contacto com o apoio ao cliente. Em várias chamadas para o apoio ao cliente, foi reconhecida a gravidade da situação e chegou a ser mencionada a possibilidade de compensação, incluindo apoio na retoma com um valor percentual do carro, dadas as falhas sucessivas e a consequente desvalorização. No entanto, a resposta final dos superiores é sempre a mesma: “o carro está em conformidade” e “deve continuar a reportar os problemas”. Na última chamada, a própria colaboradora que acompanha o caso reconheceu que o veículo apresenta claros problemas de qualidade e, perante a falta de solução por parte dos superiores, aconselhou-me a apresentar uma reclamação formal e judicial à Stellantis. Este cenário não é normal num carro com pouco mais de dois anos. Não se trata apenas de reparar falhas pontuais, mas de viver numa sequência interminável de problemas que comprometem a utilização normal e a confiança no veículo. Além disso, todos estas reparações só foram possíveis porque o carro ainda está na garantia. Porém, estou cada vez mais próximo da data limite dessa garantia e os problemas continuam a surgir. Se me for exigido pagar por essas reparações, torna-se insuportável — ficaria financeiramente prejudicado, sem meios para manter um carro que está sempre com defeitos e a exigir peças novas. A manutenção já é cara, mas isso seria aceitável se os problemas não existissem. Cumprimentos.

Assistência solicitada 06 junho 2025

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