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Acidente no hipermercado Auchan Amoreiras

Resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

A. P.

Para: Auchan Portugal Hipermercados, S.A.

14/05/2020

1. Desde há 32 anos que tenho sido cliente, praticamente todos os dias, do Supermercado “Pão de Açúcar” situado no Centro Comercial das Amoreiras 2. Como é do domínio público, esta cadeia de supermercados mudou a sua designação comercial para “Auchan” tendo-se procedido, em simultâneo, a obras de renovação de fundo no espaço, sem que tenha sido interrompida a sua atividade comercial3. Com efeito, a loja das Amoreiras continuou aberta mas a proteção dos clientes não foi, a meu ver, nem de perto nem de longe devidamente acautelada4. Várias zonas do pavimento do hipermercado foram toscamente cobertas com um tipo de tapetes que apresentavam pontas levantadas e falhas/buracos no pavimento, verdadeiras armadilhas para os clientes e incompatíveis com o cuidado que a preservação física dos seus clientes deveria merecer por parte da “Auchan”5. Foi num desses buracos no pavimento, fotografia em anexo, que, no dia 7 de Outubro de 2019, pelas 11 horas e 10 minutos, a minha mulher tropeçou, acabando por cair desamparadamente no chão6. Foi socorrida por alguns seguranças que, de pronto, chamaram o INEM, transportando-a para o Hospital de São Francisco Xavier onde me foram detetadas quatro fraturas no ombro direito7. A minha mulher tem 83 anos e, segundo a opinião dos especialistas, nada garante que não tenha que vir a sujeitar-se a uma cirurgia, pelo que tenho que continuar sob observação médica8. Desde o acidente, tem vindo a sofrer de constantes dores fortes, as quais não a deixam ter sequer uma repousada noite de sono a não ser à força de comprimidos9. Somos um casal de octagenários que vivemos sozinhos. Fui recentemente operado ao coração e a minha saúde é débil e como tal, não consigo prestar o necessário apoio à minha mulher que está incapaz para garantir os seus afazeres habituais, desde os cuidados com a sua higiene pessoal até à lida doméstica.10. Tendo sido informado ser a Verspieren a Seguradora da “Auchan” a quem teria de participar o acidente, contactei de imediato essa Companhia de Seguros e procedemos ao envio, para análise e respetivo reembolso, das faturas correspondentes aos cuidados médicos a que teve de ser submetida até essa data e às despesas que tivemos de incorrer pelo facto de tanto eu como a minha mulher estarmos incapacitados11. Desde então, todos os meses temos enviado, ao cuidado da Srª D. Sílvia Freitas, mais faturas para regularização sem que nunca, repito, nunca tenhamos obtido qualquer resposta por parte da Seguradora ao longo dos 7 meses já decorridos desde o acidente no hipermercado da Auchan12. Entretanto, comunicaram-nos que a minha mulher teria de ser analisada por um médico indigitado pela Companhia de Seguros a fim de proceder a uma avaliação do seu estado físico, o que veio a acontecer na Clínica do Campo Grande, uma unidade do Hospital St. Louis, onde foi atendida pelo Dr. Luís Amaral que confirmou o estado extremamente debilitado em que se encontra, corroborando assim os diagnósticos efetuados tanto no Hospital de São Francisco Xavier como no Hospital da Luz a que recorremos mais tarde13. Uma nova consulta com o Dr. Luís Amaral foi adiada devido à pandemia, continuando a aguardar que me notifiquem da data da sua remarcação14. Entretanto, e continuando sem quaisquer notícias por parte da Seguradora, desloquei-me pessoalmente às suas instalações para falar com a D. Sílvia Freitas a quem, conforme já referido, enviamos todos os meses os documentos referentes às despesas médicas efetuadas15. Fui recebido pela Srª D. Sandra Lopes, que me comunicou a ausência da D. Sílvia Freitas, por motivo de férias, mas que esta entraria em contacto com a minha mulher após o seu regresso ao trabalho16. Passaram-se mais de dois meses desde então e o silêncio da Companhia de Seguros continua a ser total e … “gritante” por outro lado, não tenho tido qualquer apoio por parte da Auchan que se limita a remeter o assunto para a seguradora, lavando as mãos das suas responsabilidades perante o acidente e perante um cliente habitual.

Mensagens (1)

Auchan Portugal Hipermercados, S.A.

Para: A. P.

14/05/2020

Caro Cliente,Tomámos conhecimento da sua questão e informamos que com a maior brevidade será contactado pelos nossos Serviços.Obrigada,Auchan escreveu no dia quinta, 14/05/2020 à(s) 11:23: Condições gerais


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