Venho por este meio expor o meu desagrado relativo ao meu novo Opel Astra.Comprei o carro na Opel Caetano Technik do Porto em Novembro, tinha o carro 1 ano e desde então tenho notado que a cobertura das óticas embaciadas: aquilo que começou por ser uma ligeira área de condensação (no dia em que trouxe o carro para casa), hoje já cobre mais de metade da área do farol. Sendo engenheiro mecânico de profissão, conheço perfeitamente o fenómeno físico por detrás disto. Sei também que os faroís LED são mais propensos a esta situação. Se por um lado é obviamente um fenómeno natural, por outro não acho que seja aceitável tomar estas proporções. Não precisarei de explicar a função dos faróis e o seu papel no âmbito de uma condução segura, foi precisamente por isto que optei por comprar um carro com faróis INTELLILUX LED MATRIX. A partir do momento em que tenho ambas as óticas com condensação do lado interior já a interferir com a saída do feixe luminoso, há claramente uma diminuição da sua função. O problema acontece tanto em dias de chuva (frios) como, mais recentemente, em dias de sol (quentes). Ao contrário do que é referido no manual de utilização do carro, não desaparece rapidamente e por si só. Na verdade, já andei 3 dias consecutivos com os faróis embaciados. Além do claro impacto na minha própria segurança, há o risco da condensação interferir com o feixe luminoso e dispersar nas gotículas de água, potenciando o encandeamento de quem vem de frente. Se a tudo isso somarmos o facto de componentes eletrónicos e humidade nunca combinarem, temos um problema que quero resolver desde já. Nesse sentido, reclamei junto da Opel e apenas disseram que por ser um fenómeno natural não assumem a troca das ópticas ao abrigo da garantia. Mais uma vez, não aceito que por ser natural possa pôr em risco a minha segurança e a dos outros. A condensação interior do para-brisas é igualmente natural e há funções que resolvem o problema sem colocar em causa a segurança de ninguém.