Cálculo da pontuação da empresa
Esta pontuação reflete a capacidade da empresa resolver as reclamações dos consumidores.
O cálculo é feito com base em três indicadores:
A pontuação baseia-se nos últimos 12 meses.
Nenhuma pontuação será apresentada caso não tenhamos dados relevantes sobre a empresa.
Qualidade do serviço de tratamento das reclamações
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Reclamações recentes
Recusa na prestação de serviço
Exmos. SenhoresNa semana 8 a 13 de Março de 2019 soube-se que iriam fechar creches e escolas devido à Covid-19 e com isto surgiram as primeiras dúvidas de como se iriam processar os pagamentos das mensalidades. Sem nenhuma diretriz orientadora por parte do Governo para os colégios privados a não ser o diálogo entre direção e pais decidimos pedir esclarecimentos via e-mail. Depois de várias tentativas, todas sem qualquer resposta por parte da direção do Colégio Giz Mágico, recebemos uma mensagem na plataforma do colégio a informar que iriam oferecer um desconto solidário de 15% na mensalidade de abril e que iriam descontar ainda a alimentação referente aos dias de março em que o colégio esteve já fechado. Além disso terminavam o comunicado dizendo que como todos sabemos era uma situação totalmente inesperada e atípica e estavam por isso abertos a sugestões. Como nós temos dois filhos gémeos na instituição (recebendo por este motivo apenas 10% de desconto adicional nas mensalidades) e tendo em conta que não estávamos a receber qualquer tipo de serviço do colégio, tentámos mostrar o nosso desagrado com a decisão, enviando vários e-mails pedindo esclarecimentos e explicando a nossa situação, mas, mais uma vez, não obtivemos qualquer resposta e decidimos não pagar o mês de abril enquanto não se dignassem a responder-nos. Mais ainda sabendo nós que as funcionárias que mantiveram estão a receber em regime de layoff desde dia 16 de março, dia de encerramento do colégio, mas que nem esta nem qualquer outra informação deste género foi transmitida pela direção aos pais e encarregados de educação. No dia 21 de abril recebemos mais uma vez na plataforma digital uma indicação de que iria ser cobrado 55% da mensalidade relativa ao mês de maio. Voltámos a questionar o porquê da diferença de percentagens de desconto entre abril (15%) e maio (45%), uma vez que o colégio esteve e estaria fechado de igual forma em ambos os meses, sem oferecer nenhum serviço (a não ser um perfil não oficial no Instagram criado pelas Educadoras para que se mantivesse algum contacto). Após verificar que estava a receber na plataforma digital documentos financeiros fui verificar e havia faturas e notas de crédito e achava estranho valores que eu não tinha pago já estarem faturados. Optámos por pagar o mês de maio, mesmo continuando sem qualquer explicação por parte do colégio, porque nos pareceu um valor adequado e nunca foi nossa intenção ficar sem pagar o colégio, mas sim pagar um valor mais justo e possível para nós dadas as circunstâncias atuais e principalmente sendo sempre duas mensalidades que temos a nosso cargo, estando em casa com todas as contas e despesas a aumentar. Quando fizemos o pagamento porém verificámos que houve uma confusão com as faturas e notas de crédito e o pagamento acabou por ser atribuído ao mês de abril (valor quase igual a maio porque apesar de ter menor desconto tinha incluído desconto de alimentação de meio mês de março e ainda das AECs – dança (este só feito à posterior, daí a confusão das faturas), tudo pago por inteiro no início do mês de março, como é natural e sempre foi nossa prática desde que os gémeos entraram no colégio, em junho de 2017), surgindo logo de seguida as faturas de maio ainda por liquidar. Nesse momento voltamos a contactar a direção via e-mail para informar que a nossa intenção tinha sido pagar maio e o mês de abril iria continuar por pagar enquanto não nos esclarecessem as nossas dúvidas. Quase de imediato recebemos a seguinte resposta: “Boa tarde Papás,O valor apresentado é o valor que teriam de pagar. Em relação à não resposta aos vossos e-mails, tenho o direito de não lhes responder.Deixou de haver condições psicológicas e relacionais, para continuarmos a prestar-lhes o serviço. Assim sendo, agradecemos que nos envie o vosso NIB, para fazer a devolução do valor a partir de 16 de março do corrente ano.Sem outro assunto de momentoCumprimentosAntónio Dinis”Enviámos o NIB, tal como nos solicitaram e nada mais. Não conseguimos entender esta atitude e achamos completamente inadmissível ser tratado assim. Desde quando um cliente não tem o direito a pedir esclarecimentos sobre aquilo que lhe exigem que pague? Como assim “tem o direito de não responder”? E as duas crianças que frequentavam o colégio desde os 9 meses são postas na rua assim, sem um pingo de consideração ou compaixão? Não consideramos esta atitude minimamente aceitável e por isso fazemos esta reclamação, esperando que possa haver consequências para quem trata assim pais e, mais grave ainda, crianças que deveriam pelo menos proteger.De referir que no dia 20 foi feita a devolução APENAS do valor pago em Maio, não tendo sido devolvido qualquer valor ( mensalidade, refeições, AECs ) referente à segunda quinzena de Março.
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