Reclamações recentes

A. F.
17/03/2025

Faturação de consulta e de exames sem aplicação do seguro do utente

Exmos. Senhores, No que concerne ao assunto referido em epígrafe, venho, pelo presente, expor a situação mais abaixo: No passado dia 13 de março, efetuei uma consulta de ginecologia, de rotina, com a Dra. Isabel Marques, que já me segue desde 2023, na Clínica Lusíadas de Almada. A consulta foi agendada, no Portal Mais Lusíadas, com recurso ao meu seguro - Médis - conforme se demonstra através do printscreen (que junto em anexo) . Entretanto, ao consultar a fatura no Portal acima mencionado, qual é o meu espanto quando me apercebo que, apesar da Clínica Lusíadas ter aceite a marcação da consulta com base no meu seguro de saúde, em momento subsequente, entende faturar a despesa em causa de forma diferente, sem justificativa aparente e sem qualquer tipo de comunicação ao utente - conforme fatura, também em anexo. Nesse sentido, entendo não haver nenhuma razão objetiva para a Clínica Lusíadas não ter processado a fatura pelo seguro e que estamos perante um erro administrativo que carece de resolução. Ante o exposto, entrei em contacto com o apoio ao cliente da Clínica Médis, por chamada para o contacto 217 704 040, numa tentativa de sanar a situação acima descrita. A meu ver, é essencial que haja lugar à retificação da fatura, por considerar que a alternativa - a manutenção da situação em apreço conforme está, isto é, a cobrança indevida do montante de 472,35 euros, sem aplicação do seguro, apesar de eu ter indicado essa modalidade no momento da marcação - se enquadra indubitavelmente numa prática comercial desleal por parte da Clínica Lusíadas. Cumprimentos.

Resolvida
H. P.
29/05/2024

Fatura incorreta

Exmos. Senhores, Fiz uma consulta de endocrinologia online no Hospital Lusíadas no dia 30/04, selecionei o acordo do seguro, coloquei o número do meu cartão do Seguro Saúde, e com isso se procedeu a marcação e a consulta ocorreu online. Está a ser cobrado pela consulta um preço de tabela de 37,50€ referente a plano de saude, sendo que o meu seguro de saude deve ser de 17€. Também fui informada pela seguradora que se eu pagar a mais, nesta condição não tenho direito a reembolso, já que a fatura deveria ter sido feita no valor correto através do meu cartão de usuário de Seguro saude, e o serviço consta dentro da rede de cobertura. No meu último contacto com a minha seguradora nesta semana, foi informado que não havia nenhuma tentativa de faturação pelo Hospital Lusíadas, ao qual me disseram que deveria já constar uma tentativa de faturação pelo preço que fosse - nem o do preço errado consta para a seguradora. Desde o dia a seguir da consulta entrei em contacto diversas vezes com o atendimento Lusíadas pelo telefone, onde me foi dito que a questão seria enviada para a faturação do Hospital Lusíadas de Almada, de onde era o médico que me atendeu numa consulta online, mas ninguém até agora entrou em contacto comigo, nem por telefone, nem por e-mail. Já fui pessoalmente no Hospital Lusiadas de Lisboa, mas dizem que nada lá podem fazer. Também tentei transferir o valor correto com a referencia e entidade, mas este não é aceito pelo banco, dá erro de informação. E não tenho nenhuma forma de contactar diretamente o Hospital de Almada, visto que fica muito longe, fazer uma consulta online e precisar ir pagar pessoalmente não faz o menor sentido. Nunca tive tanta dificuldade para efetuar um pagamento, onde quero logo pagar a consulta e não consigo, e assim já está quase a fazer um mês do ocorrido, e não sei mais como resolver. Solicito, por gentileza, urgentemente um esclarecimento e a devida correção da fatura mediante a participação do acordo do seguro, para que eu consiga efetuar o pagamento. Cumprimentos.

Encerrada
A. C.
15/01/2024

Cobrança indevida / inexistência de apoio ao cliente

No dia 18 de Setembro de 2023 acompanhei a minha irmã a uma consulta de medicina interna (9h20 tendo sido atendida às 9h45) na Clínica Lusíadas de Almada. Dado que o médico em questão também é meu médico, fiz um pedido de análises. Com este objectivo o médico pediu-nos apressadamente para ir marcar uma consulta (durante a consulta da minha irmã e que foi marcada para das 9h56 desse mesmo dia), situação de que nenhuma de nós se apercebeu das consequências porque não foram explicadas. Note-se que sou paciente deste médico há vários anos e foram passadas várias prescrições e enviadas sem a realização desta prática. No Hospital Lusíadas de Lisboa também não são aplicadas estas práticas segundo a minha experiência.Na sequência desta situação recebi uma fatura desta suposta consulta. Surpreendida com a situação não saldei a fatura e procurei pedir persistentemente esclarecimentos aos serviços da Clínica Lusíadas Almada e respectiva faturação quer por email quer por telefone. Até hoje não obtive qualquer resposta nem contacto telefónico de esclarecimento ou de qualquer outra natureza. Não obstante esta situação no dia 22 de Dezembro fui novamente surpreendida com um email de cobrança de uma entidade desconhecida - Servdebt - alheia à minha relação com a Clínica dos Lusíadas de Almada, contendo os meus dados pessoais, para os quais não dei qualquer autorização de partilha. A Clínica dos Lusíadas de Almada além de não me dar respostas nem esclarecimentos não me informaram desta situação.Faço uma reclamação por tal ausência de respostas dos responsáveis pela Faturação da Clínica dos Lusíadas de Almada, pela ausência de respostas da Clínica dos Lusíadas de Almada, por implicarem uma empresa desconhecida de cobrança à qual forneceram indevidamente os meus dados que é alheia a todo o processo em questão e por um médico ter inexplicavelmente este tipo de postura.

Encerrada
T. D.
28/04/2021

Cobrança abusiva

Exmos Senhores, No dia 26.03.21 acompanhei a minha neta menor de idade a consulta de ginecologia na Clinica Lusiadas de Almada. Na altura de pagamento fui surpreendida com o custo da mesma:169,50 euros, pois estava preparada para pagar 25 euros, o preço da consulta com participação do Seguro. Foi me explicado que aquele valor incluia duas ecografias realizadas durante a consulta.Achei incorrecto fazer examens a uma menor, sem falar previamente com a acompanhante e pessoa responsavel pelos pagamentos. Não havia urgência em fazer estes examens, pois estes podiam ser prescritos e feitos posteriormente nos sítios que tenham acordos com o SNS. Por isso pedi o livro de reclamações e fiz a reclamação com o Nº30148577. Passado mais de um mês, não tenho nenhuma resposta por parte da Clínica. Venho por este meio solicitar o reembolso da diferença que resulta entre os valores que me foram cobrados e os que teria pago recorrendo aos serviços do SNS.Grata pela atenção dispensada, Tatiana Chibáeva

Encerrada

Precisa de ajuda?

Pode falar com um jurista. Para obter ajuda personalizada, contacte o serviço de informação

Contacte-nos

Os nossos juristas estão disponíveis nos dias úteis, das 9h às 18h.