Notícias

Perdeu a promoção do supermercado? Para a semana, há mais

Início

Analisámos os descontos em quase 11 mil produtos de sete categorias e constatámos que as promoções são recorrentes. Há marcas que têm artigos com redução de preço o ano todo.

  • Dossiê técnico
  • José Almeida e Susana Pereira
  • Texto
  • Isabel Vasconcelos
24 abril 2019
  • Dossiê técnico
  • José Almeida e Susana Pereira
  • Texto
  • Isabel Vasconcelos
embalagem de detergente para a roupa com símbolo de desconto por cima

Analisámos os folhetos divulgados, em 2018, pelos principais supermercados nacionais: Continente, E.Leclerc, El Corte Inglés, Intermarché, Jumbo, Lidl, Minipreço e Pingo Doce. Para sete categorias de produtos - detergentes para a máquina da roupa (líquidos) e da loiça, fraldas, papel higiénico, guardanapos, champô e gel de banho -, verificámos quando estiveram em promoção e qual o desconto aplicado.

Há vários artigos em promoção, pelo menos, uma semana por mês. Para alguns, até conseguimos descobrir as alturas do ano em que os descontos são mais frequentes. Um consumidor que seja fiel a uma cadeia de supermercados ou a uma marca só terá de esperar uma ou duas semanas para encontrar o artigo desejado em promoção.

Algumas marcas estão sempre em promoção

Certas marcas surgiam em promoção nos folhetos com bastante frequência: umas semanas com uns produtos e outras com outros. Por exemplo, nalguns supermercados, as fraldas Dodot estiveram em promoção o ano todo. A marca alternou a gama tradicional — Dodot Activity — com a de recém-nascido (Sensitive) ou a fralda-cueca (Pants). Os detergentes líquidos para a roupa Skip também oscilaram entre as variedades Active Clean, Sabão Natural, Cores e Sensitive Aloé Vera.

Com exceção do champô e do gel de banho, conseguimos determinar semanas em que encontrámos com maior frequência determinada categoria de produtos em promoção. No caso das fraldas, por exemplo, coincide com a feira do bebé, que se realiza nos primeiros meses do ano. Já os guardanapos ficam mais vezes em promoção na altura das festas de final do ano.

Marcas próprias mais discretas

Os supermercados não promovem os seus produtos nos folhetos com a mesma intensidade que as restantes marcas. E, quando o fazem, a redução de preço é, em regra, menor. Como os produtos de marca própria já têm um preço inferior ao dos restantes, é natural que o desconto seja mais baixo. Mesmo assim, verificámos que, no caso dos guardanapos, do champô e do gel de banho, os descontos podem atingir os 50%, tal como nas marcas de fabricantes. Noutras alturas, os produtos são mostrados nos folhetos, mas sem qualquer redução no preço.

Em regra, certas marcas próprias, como Continente, Marca Guia (E.Leclerc) e Pingo Doce, são divulgadas nos folhetos, pelo menos, uma semana por mês, em algumas das categorias analisadas. Com ou sem desconto, é uma forma de as marcas relembrarem o consumidor da existência destes artigos.

 

Este artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais se for indicada a fonte e contiver uma ligação para esta página. Ver Termos e Condições.