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Portugueses querem ação pelo fim da fidelização nas telecomunicações

Os consumidores votaram na causa que propõe acabar com períodos de fidelização nos contratos de telecomunicações para ser defendida pela DECO PROTESTE. A plataforma DECO Causa Efeito contabilizou mais de cem causas.

23 maio 2018
DECO Causa Efeito

plataforma DECO Causa Efeito foi lançada a 20 de abril de 2018 para permitir aos consumidores inserir e votar em causas que gostariam que a DECO PROTESTE defendesse em 2018 e 2019. A votação, que terminou a 13 de maio, mostrou que as telecomunicações continuam a liderar as preocupações dos portugueses, sobretudo no que toca ao problema da fidelização obrigatória nos contratos com as operadoras.

A causa “contrato de fidelização e apoio aos clientes”, relacionada com os contratos dos consumidores com as operadoras de telecomunicações, venceu o projeto DECO Causa Efeito com um total de 192 votos. Entre as causas mais votadas registam-se também a “necessidade de uma estratégia de apoio na limpeza da praia” (161 votos), a “redução do IVA nos bens e serviços essenciais” (140 votos) e a “garantia dos produtos” (110 votos).

O projeto Causa Efeito alcançou cerca de 130 mil consumidores. No total, contabilizou 116 causas inseridas na plataforma e mais de 2 mil votos. O projeto é inédito entre as associações do setor e na defesa do consumidor internacional. O objetivo é promover a participação ativa dos cidadãos e chamá-los a decidir sobre os temas em que consideram ser necessária uma proteção mais clara dos direitos dos consumidores.