Dicas

Jogos de linguagem para entreter a família

É essencial exercitar o cérebro, tal como o resto do corpo, para que se mantenha saudável e ativo. Descubra como entreter pequenos e graúdos em sessões de divertidos jogos mentais.

01 julho 2022
Família a jogar

iStock

Há várias formas de exercitar a mente. Os diferentes exercícios que sugerimos ajudam a manter a memória em forma. Não se destinam só a pessoas idosas, mas também aos mais novos, pois estes devem ter o cuidado de treinar e potenciar esta aptidão, especialmente ao passarem muito tempo em casa. Junte a família na sala, arranje papel e caneta e comece a jogar.

Jogos de memória e de expressão

Qualquer idioma é uma fonte inesgotável de riqueza cultural. Em todas as línguas se joga com palavras, para facilitar a sua aprendizagem ou por puro entretenimento.

O uso incorreto do idioma ou o conhecimento limitado do mesmo podem constituir um entrave à comunicação. Por isso, os jogos de linguagem contribuem não só para exercitar a memória, mas também para melhorar a comunicação. Nunca é tarde para aprendermos novas palavras que nos ajudem a melhorar a forma como nos expressamos.

Palavra puxa palavra

A associação livre de palavras numa sequência pode ser uma forma divertida de passar o tempo. Além de treinar a capacidade de atenção, desenvolve a linguagem, a memória e a imaginação.

Este é um jogo colaborativo, no qual o objetivo é criar uma sequência de palavras tão grande quanto possível, uma vez que qualquer associação de ideias entre palavras é permitida. Não precisa de qualquer material e pode ser jogado à volta de uma mesa, em círculo, num pátio, numa viagem de carro ou autocarro.

Palavras raras

A língua portuguesa é muito rica em palavras e dificilmente alguém as conhecerá todas. Com este jogo vai aprender palavras novas e melhorar o seu vocabulário. Como material precisa de um dicionário, papel e uma caneta e pode jogar à volta da mesa.

Terminado o tempo, podem ser reveladas as soluções e comentados os significados das palavras escolhidas. Uma variação possível deste jogo consiste em permitir que cada jogador tenha o seu próprio dicionário e o utilize para encontrar a resposta correta.

Jogo do acróstico

Com um pouco de imaginação, podemos criar imensos jogos de linguagem. Basta adaptar as atividades lúdicas àqueles que vão participar nelas para que se divirtam e exercitem as capacidades cognitivas. Cada jogador precisa de um papel e uma caneta. 

Este jogo também pode ser feito aos pares ou em equipas. É aconselhável variar os temas para dar a todos os jogadores mais ou menos as mesmas oportunidades de serem bem-sucedidos nesta atividade. Deve ser jogado com os participantes sentados em círculo ou ao redor de uma mesa na sala, no terraço, no quarto ou noutro local que deseje desde que tenha algum ponto de apoio para escrever.

Se gostou destes três exemplos de jogos, pode descobrir muitos mais no nosso guia 120 jogos para treinar a mente.

Junte-se à maior organização de consumidores portuguesa

A independência da DECO PROTESTE é garantida pela sustentabilidade económica da sua atividade. Manter esta estrutura profissional a funcionar para levar até si um serviço de qualidade exige uma vasta equipa especializada.

Registe-se para conhecer todas as vantagens, sem compromisso. Subscreva a qualquer momento.

Junte-se a nós

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.