Férias: 6 truques para manter a casa segura
Durante as férias, a casa fica mais vulnerável a assaltos e acidentes. Siga as dicas para iludir os ladrões e manter a casa segura.
- Especialista
- Magda Canas
- Editor
- Sofia Frazoa e Alda Mota

Durante as férias, a sua casa fica mais vulnerável a assaltos e a acidentes. Para evitar surpresas desagradáveis, adote o plano da DECO PROTeste para uma casa segura. Também pode consultar o portal criado pelo Governo para ajudar o cidadão quando se encontra longe da sua residência habitual.
1. Iludir os ladrões
Dê a entender que a casa está ocupada: peça a alguém da sua confiança para, de vez em quando, retirar a correspondência da caixa do correio, acender as luzes ou abrir e fechar as janelas. Se mora numa vivenda, deixe o perímetro à volta da casa com iluminação suficiente de baixa voltagem. Considere a hipótese de instalar um sistema de segurança ou contratar os serviços de uma empresa de vigilância.
2. Ser discreto sobre a ausência
Diga que vai estar fora só a quem for necessário. Evite anunciar que vai de férias nas redes sociais e isso inclui não postar selfies na praia. A regra de ouro é publicar o que aconteceu e não o que está acontecer. O site PleaseRobMe.com mostra os perigos de demasiada partilha.
3. Apostar numa boa fechadura
Antes de partir, reviste portas de acesso e janelas. Confirme se estão em boas condições. Nas janelas de correr, depois de fechadas e trancadas, deixe um ferro na calha para impedir o deslize. Reforçar a fechadura da porta ou colocar grades nas janelas pode valer a pena. Um sistema de alarme é uma alternativa, mas lembre-se de que lhe pode ser exigida uma fidelização que ultrapassa largamente o período de férias.
4. Contratar um seguro multirriscos
A lei só obriga a contratar um seguro de incêndio para quem habita num edifício em propriedade horizontal. O mais comum é optar-se pela contratação de um seguro multirriscos-habitação, onde aquele já está incluído. Antes de contratar uma dessas apólices, consulte o simulador da DECO PROTeste. Pondere ainda contratar um seguro para o recheio da casa.
5. Não facilitar com bens valiosos
Joias, obras de arte ou coleções valiosas devem ser mantidas num local seguro, como o cofre de um banco. Se preferir, pode instalar um cofre em casa. Não se esqueça de fazer uma lista pormenorizada dos bens, onde constem as principais características (por exemplo, dimensões) e os números de série, se for caso disso. Tirar fotografias é boa ideia. Em caso de roubo, será mais fácil às autoridades localizarem e identificarem as peças.
6. Comunicar à PSP que vai de férias
Nos meses de verão, a Polícia de Segurança Pública disponibiliza-se a efetuar passagens frequentes pela sua habitação, no percurso das suas patrulhas, durante a ausência em férias. Para obter este serviço específico de vigilância, basta dirigir-se à esquadra policial mais próxima da sua casa, antes de partir de férias, comunicando o período de ausência e solicitando que lhe seja fornecido o serviço.
Se gostou deste conteúdo, apoie a nossa missão
Somos a DECO PROTESTE, a maior organização de consumidores portuguesa, consigo há 30 anos. A nossa independência só é possível através da sustentabilidade económica da atividade que desenvolvemos. Para mantermos esta estrutura a funcionar e levarmos até si um serviço de qualidade, precisamos do seu apoio.
Conheça a nossa oferta e faça parte da comunidade de Simpatizantes. Basta registar-se gratuitamente no site. Se preferir, pode subscrever a qualquer momento.
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições. |