Cartas-tipo

Recusa de pagamento de aumento de preço em viagem organizada

24 julho 2012
carta-tipo

24 julho 2012

Por correio registado ou e-mail, uma reclamação por escrito serve de prova e pode ser decisiva para resolver o seu conflito. Identifique bem quem envia, o destinatário e a data e exponha claramente os factos. Guarde cópias do envio.

Nome completo do remetente
Morada completa do remetente

Nome completo do destinatário
Morada completa do destinatário

Localidade e data

Carta registada com aviso de receção

Assunto: Recusa de pagamento de aumento de preço em viagem organizada

Venho por este meio manifestar a minha indignação e recusa perante o aumento do preço da viagem a .............................., marcada para os dias..........  a..........  do próximo mês, de acordo com o fax que ontem me foi enviado pelo vosso representante, o Sr. ............................... Nessa comunicação, referia-se que o aumento se devia a alterações cambiais e que os interessados deveriam suportar um agravamento de .............................. euros, caso desejassem manter as suas reservas.

A minha recusa deve-se às seguintes razões: em primeiro lugar, as alterações cambiais invocadas não são reais, pois o valor do dólar, moeda em que foi feito o pagamento, é atualmente inferior ao que tinha na data em que adquiri os bilhetes (apesar de, entretanto, ter havido algumas oscilações); em segundo lugar, a verdade é que, independentemente das circunstâncias atrás referidas, o contrato que assinei não prevê a possibilidade de agravamento do preço em função de alterações cambiais nem a fórmula de cálculo para uma eventual atualização.

Assim sendo, desejo informar V/Exas. do meu firme propósito de não pagar a quantia que exigem, mantendo, no entanto, a intenção de embarcar no avião do dia.......... para .............................. (destino), já que planeei as minhas férias nesse sentido. Por isso, agradeço que, nos próximos três dias, confirmem, por escrito, a minha participação na viagem. Caso contrário, darei conhecimento do sucedido ao Turismo de Portugal, IP e, caso necessário, recorrerei à via judicial para defender os meus direitos.

Sem outro assunto de momento, subscrevo-me apresentando os meus melhores cumprimentos,

Assinatura manuscrita