Cartas-tipo

Indemnização por falta de lugar em avião, com reserva (overbooking)

05 julho 2012
carta-tipo

05 julho 2012

Por correio registado ou e-mail, uma reclamação por escrito serve de prova e pode ser decisiva para resolver o seu conflito. Identifique bem quem envia, o destinatário e a data e exponha claramente os factos. Guarde cópias do envio.

Nome completo do remetente
Morada completa do remetente

Nome completo do destinatário
Morada completa do destinatário
 

Localidade e data

Carta registada com aviso de receção

Assunto: Voo Lisboa-Paris ....... do dia ... de ... de ...

Exmos. Senhores,

Venho, por este meio, comunicar a V.Exas. que, com a intenção de apanhar o avião que faria a viagem Lisboa-Paris (voo.......), às 13 horas do dia ... de ....., me desloquei nesse mesmo dia ao Aeroporto da Portela, apresentando-me pelas 11 horas ao balcão da vossa companhia para efetuar o check-in.

Para minha surpresa, sobretudo porque tinha confirmado a reserva dois dias antes, a funcionária de serviço, Sra......., informou-me que o voo estava completamente lotado e de que seria completamente impossível embarcar àquela hora.

A referida informação suscitou acesa discussão: a alteração poderia trazer-me graves inconvenientes profissionais, uma vez que me tinha comprometido a comparecer numa importante reunião de negócios em Paris, pelas 19 horas.
Perante os meus protestos, deram-me a possibilidade de embarcar no voo seguinte que, segundo a funcionária, chegaria a Paris às 17.45 locais, o que ainda me permitiria chegar a horas à referida reunião. Como não via alternativa, aceitei esta sugestão. Assim, embarquei no voo seguinte (voo ......) mas este apenas aterrou em Paris às 18.15 horas. Por essa razão, cheguei à reunião com meia hora de atraso e, mesmo assim, graças a uma verdadeira corrida contra-relógio por parte do taxista!

Como sabem, pondo de parte os prejuízos profissionais que esta situação me trouxe, que é impossível contabilizar, tenho pelo menos o direito de exigir uma indemnização no valor de € 125, pelo facto de o voo em que embarquei ter chegado mais de duas horas depois da hora prevista para a aterragem do voo que tinha reservado.

Deste modo, aguardo o vosso contacto, no prazo máximo de oito dias, a fim de combinarmos a forma de re-embolso. Caso contrário, recorrerei aos meios legais à minha disposição para a defesa dos meus direitos.

Sem outro assunto de momento, subscrevo-me, apresentando os meus melhores cumprimentos,

Assinatura manuscrita

Anexos: Cópia do bilhete de avião.


Imprimir Enviar por e-mail