Cartas-tipo

Exigência de indemnização por incumprimento do contrato

24 julho 2012
carta-tipo

24 julho 2012

Por correio registado ou e-mail, uma reclamação por escrito serve de prova e pode ser decisiva para resolver o seu conflito. Identifique bem quem envia, o destinatário e a data e exponha claramente os factos. Guarde cópias do envio.

Nome completo do remetente
Morada completa do remetente

Nome completo do destinatário
Morada completa do destinatário

Localidade e data

Carta registada com aviso de receção

Assunto: Exigência de indemnização por incumprimento do contrato

Exmos. Senhores,

Vimos por este meio comunicar a V/ Exas. que, na viagem a .............................. organizada pela vossa agência, entre .......... e .......... de .............................. de 2012, ocorreram factos que denotam negligência da vossa parte, bem como desrespeito pelos direitos dos vossos clientes.

Como é do vosso conhecimento, contratei (junto com a minha mulher) uma semana de férias numa estância balnear dotada de todas as infraestruturas habituais nos circuitos turísticos internacionais, com alojamento no hotel .............................., de .......... estrelas.

Estas condições aliciantes pareciam ser sobejamente confirmadas pelos panfletos que nos foram entregues, onde abundavam fotografias de praias paradisíacas e dos interiores do hotel, que parecia bastante confortável e até luxuoso.

No entanto, chegados ao local, fomos conduzidos para o hotel .............................., que nada tinha de luxuoso, muito pelo contrário: os quartos eram mal arejados e não tinham ar condicionado e a roupa das camas e a casa de banho denunciavam falta de higiene.

Manifestámos imediatamente a nossa insatisfação, mas o vosso representante, Sr. .............................., apenas nos disse que a responsabilidade pelo sucedido cabia à agência local que tinham subcontratado e que a transferência para outro hotel era impossível, pois estavam todos ocupados. Assim, porque não nos foi dada qualquer alternativa, ficámos no hotel .............................. durante todo o período da viagem.

Mais informo que não foi possível aproveitar a praia: apesar de bonita, o acesso fazia-se necessariamente através de um bairro de segurança questionável, havendo clientes do hotel que chegaram a ser atacados e roubados.
Pelas razões apontadas, consideramos que as nossas expectativas foram totalmente frustradas e que a vossa agência não cumpriu minimamente o contrato celebrado.

Assim, vimos, por este meio, exigir a restituição do montante total pago (............................................................ euros), já que temos todo o direito de ser compensados pelos incómodos e prejuízos que a situação descrita provocou.
Aguardaremos por oito dias o reembolso da referida quantia. Perante uma eventual recusa, informamos, desde já, que daremos conta do sucedido ao Turismo de Portugal, IP.

Sem outro assunto de momento, subscrevemo-nos apresentando os nossos melhores cumprimentos,

Assinatura manuscrita

Anexos: cópias do contrato, do folheto de promoção e do recibo