Cartas-tipo
Exigência de indemnização por perda de bagagem
14 fevereiro 2017

Por correio registado ou e-mail, uma reclamação por escrito serve de prova e pode ser decisiva para resolver o seu conflito. Identifique bem quem envia, o destinatário e a data e exponha claramente os factos. Guarde cópias do envio.
Nome e morada completa do remetente
Nome e morada completa do destinatário
Localidade e data
Carta registada com aviso de receção
Assunto: Perda de bagagem.
Exmos. Senhores,
Venho, por este meio, comunicar a V. Exas. que, na sequência de uma viagem de avião Lisboa-
-Paris (voo n.º ……), que se iniciou às 13h00 e terminou às 16h00 (hora local em França) do passado dia 23 de fevereiro, a bagagem que havia entregue ao vosso cuidado no Aeroporto de Lisboa desapareceu.
Apesar de toda a simpatia e disponibilidade demonstradas pelos vossos funcionários em Paris, não foi possível averiguar se a referida bagagem chegou a ser embarcada no avião que me transportou. A verdade é que fiquei sem uma mala de viagem, que continha vestuário e diversos utensílios de higiene pessoal. Para terem uma ideia do incómodo que esta situação me provocou, junto uma lista que descreve todos os artigos desaparecidos e seu respetivo valor, num total de € 750 (setecentos e cinquenta euros). Embora, quando reclamei no aeroporto, me tenham sido dados um kit de higiene e o equivalente a 100 dólares, para fazer face às primeiras despesas, isso é manifestamente insuficiente para me compensar pelo prejuízo que sofri.
No entanto, cabendo a V. Exas. assumir a responsabilidade pela perda da minha bagagem, venho, por este meio, exigir que me indemnizem pelos prejuízos materiais que sofri, no valor de € 750. Caso não receba qualquer comunicação da vossa parte nesse sentido, dentro de um máximo de 15 dias, recorrerei à via judicial para a defesa dos meus direitos.
Sem mais de momento, subscrevo-me, apresentando os meus melhores cumprimentos,
(Assinatura)
Anexos: Cópia do bilhete de avião Lisboa-Paris e dos talões da bagagem.
Lista de artigos desaparecidos e respetivo valor.
Nome e morada completa do destinatário
Localidade e data
Carta registada com aviso de receção
Assunto: Perda de bagagem.
Exmos. Senhores,
Venho, por este meio, comunicar a V. Exas. que, na sequência de uma viagem de avião Lisboa-
-Paris (voo n.º ……), que se iniciou às 13h00 e terminou às 16h00 (hora local em França) do passado dia 23 de fevereiro, a bagagem que havia entregue ao vosso cuidado no Aeroporto de Lisboa desapareceu.
Apesar de toda a simpatia e disponibilidade demonstradas pelos vossos funcionários em Paris, não foi possível averiguar se a referida bagagem chegou a ser embarcada no avião que me transportou. A verdade é que fiquei sem uma mala de viagem, que continha vestuário e diversos utensílios de higiene pessoal. Para terem uma ideia do incómodo que esta situação me provocou, junto uma lista que descreve todos os artigos desaparecidos e seu respetivo valor, num total de € 750 (setecentos e cinquenta euros). Embora, quando reclamei no aeroporto, me tenham sido dados um kit de higiene e o equivalente a 100 dólares, para fazer face às primeiras despesas, isso é manifestamente insuficiente para me compensar pelo prejuízo que sofri.
No entanto, cabendo a V. Exas. assumir a responsabilidade pela perda da minha bagagem, venho, por este meio, exigir que me indemnizem pelos prejuízos materiais que sofri, no valor de € 750. Caso não receba qualquer comunicação da vossa parte nesse sentido, dentro de um máximo de 15 dias, recorrerei à via judicial para a defesa dos meus direitos.
Sem mais de momento, subscrevo-me, apresentando os meus melhores cumprimentos,
(Assinatura)
Anexos: Cópia do bilhete de avião Lisboa-Paris e dos talões da bagagem.
Lista de artigos desaparecidos e respetivo valor.