Exigência de indemnização por atraso devido a overbooking

Por correio registado ou e-mail, uma reclamação por escrito serve de prova e pode ser decisiva para resolver o seu conflito. Identifique bem quem envia, o destinatário e a data e exponha claramente os factos. Guarde cópias do envio.
Assunto: Voo Lisboa-Paris ....... do dia ... de ... de ...
Exmos. Senhores,
Venho, por este meio, comunicar a V.Exas. que, com a intenção de apanhar o avião que faria a viagem Lisboa-Paris (voo.......), às 13 horas do dia ... de ....., me desloquei nesse mesmo dia ao Aeroporto da Portela, apresentando-me pelas 11 horas ao balcão da vossa companhia para efetuar o check-in.
Para minha surpresa, sobretudo porque tinha confirmado a reserva dois dias antes, a funcionária de serviço, Sra......., informou-me que o voo estava completamente lotado e de que seria completamente impossível embarcar àquela hora (...).
Nome e morada completa do destinatário
Localidade e data
Carta registada com aviso de receção
Assunto: Voo Lisboa-Paris n.º ………, no dia 23 de fevereiro.
Exmos. Senhores,
Venho, por este meio, comunicar a V. Exas. que, com a intenção de embarcar no avião que faria a viagem Lisboa-Paris (voo ………), às 13h00 do dia 23 de fevereiro, me desloquei nesse mesmo dia ao aeroporto de Lisboa, apresentando-me pelas 11h00 ao balcão da vossa companhia para efetuar o check-in. Para minha surpresa, sobretudo porque tinha confirmado a reserva 2 dias antes, a funcionária de serviço, Sra. Marina Pais, informou-me de que o voo estava lotado e de que seria impossível embarcar àquela hora.
A referida informação suscitou acesa discussão: a alteração poderia trazer-me graves inconvenientes profissionais, uma vez que me tinha comprometido a comparecer numa importante reunião de negócios em Paris, pelas 19h00. Perante os meus protestos, deram-me a possibilidade de embarcar no voo seguinte, que, segundo a funcionária, chegaria a Paris às 17h45 locais, o que ainda me permitiria chegar a horas à referida reunião. Como não via alternativa, aceitei esta sugestão. Assim, embarquei no voo seguinte (voo ……), mas este apenas aterrou em Paris às 18h15. Por essa razão, cheguei à reunião com meia hora de atraso e, mesmo assim, graças a uma verdadeira corrida contrarrelógio por parte do taxista!
Como sabem, pondo de parte os prejuízos profissionais que esta situação me trouxe, que é impossível contabilizar, tenho pelo menos o direito de exigir uma indemnização no valor de € 250, pelo facto de o voo em que embarquei ter chegado mais de 2 horas depois da hora prevista para a aterragem do voo que tinha reservado. Assim, agradeço que entrem em contacto comigo dentro de um máximo de 8 dias, a fim de combinarmos a forma de reembolso. Caso contrário, recorrerei aos meios legais à minha disposição para a defesa dos meus direitos.
Sem mais de momento, subscrevo-me, apresentando os meus melhores cumprimentos,
(Assinatura)
Anexo: Cópia do bilhete de avião e do cartão de embarque.