Extensão do período de garantia
Por correio registado ou e-mail, uma reclamação por escrito serve de prova e pode ser decisiva para resolver o seu conflito. Identifique bem quem envia, o destinatário e a data e exponha claramente os factos. Guarde cópias do envio.
Exmo. Senhor,
No dia 15 de março de 2015, adquiri, no vosso estabelecimento, sito na morada acima indicada, um drone novo, pelo preço de € 250 (duzentos e cinquenta euros). Há precisamente uma semana, constatei que o aparelho tinha uma avaria que o impossibilitava de levantar voo. No passado dia 22 de março, tendo solicitado a reparação da referida avaria, foi-me dito que teria de assumir todos os custos, uma vez que o prazo de garantia já tinha sido ultrapassado. No entanto, isso não é verdade (...).
Carta-tipo completa
Nome e morada completa do remetenteNome e morada completa do destinatário
Localidade e data
Carta registada com aviso de receção
Assunto: Drone com defeito.
Exmo. Senhor,
No dia 15 de março de 2015, adquiri, no vosso estabelecimento, sito na morada acima indicada, um drone novo, pelo preço de € 250 (duzentos e cinquenta euros). Há precisamente uma semana, constatei que o aparelho tinha uma avaria que o impossibilitava de levantar voo. No passado dia 22 de março, tendo solicitado a reparação da referida avaria, foi-me dito que teria de assumir todos os custos, uma vez que o prazo de garantia já tinha sido ultrapassado.
No entanto, isso não é verdade. É certo que o aparelho foi adquirido há pouco mais de 2 anos. Porém, como, durante esse prazo, teve outro problema (imagem desfocada), teve de ser sujeito a reparação no vosso serviço pós-venda, o que demorou 15 dias, como consta da fatura de que junto cópia.
Ora, a lei diz que, enquanto um determinado bem se encontrar em reparação, o prazo de garantia fica suspenso, já que o cliente fica impedido de o utilizar. Por isso, como o drone esteve nas vossas instalações entre os dias 10 e 25 de junho de 2015, o período de garantia, atualmente de 2 anos, passou a estender-se até 30 de março de 2017, de forma que a minha solicitação foi feita dentro do prazo devido.
Assim sendo, venho, por este meio, exigir que, no prazo máximo de 15 dias, procedam à reparação do defeito acima mencionado. Caso contrário, recorrerei a todos os meios à disposição para a defesa dos meus direitos.
Sem outro assunto de momento,
O cliente
(Assinatura)
Anexos: Cópias do recibo da compra e da fatura da reparação.
