Dicas

Funções dos frigoríficos de A a Z

14 setembro 2015
Glossário dedicado ao funcionamento e diferentes características dos frigoríficos.

14 setembro 2015

Às voltas com o no frost, o chiller, a classe climática ou a energética? O nosso glossário descodifica as funções e características dos frigoríficos.

Antes de comprar um frigorífico, convém saber para que servem alguns botões, etiquetas e funcionalidades. Assim, tem a certeza de que escolhe um modelo com tudo o que precisa. Se procura um equipamento novo, consulte o nosso teste a frigoríficos, com preços de lojas físicas e online atualizados. As diferenças podem ultrapassar os € 100 entre pontos de venda, pelo que vale a pena comparar.

Avisos
Alguns modelos emitem um alarme sonoro quando uma das portas está aberta ou a temperatura no congelador está menos fria do que o necessário. No primeiro caso, verifique o estado da porta e, se necessário, feche-a bem, evitando que os alimentos se estraguem. No segundo, diminua a temperatura, para o congelador produzir mais frio.

Chiller
São gavetas específicas para conservar produtos delicados, como carne ou peixe. Alguns modelos têm gavetas chiller com temperaturas independentes da restante refrigeração ou congelação, entre -2 e 3º C, aproximadamente.

Classe climática
Permite identificar se o aparelho funcionará em perfeitas condições no local a ser instalado. Os tipos de classes climáticas dividem-se de acordo com o intervalo de funcionamento à temperatura ambiente:
  • SN = 10 a 32°C; 
  • N = 16 a 32°C; 
  • ST = 18 a 38°C; 
  • T = 18 a 43°C; 
  • SN/ST = 10 a 38°C; 
  • SN/T = 10 a 43°C.

Classe energética
Presente na etiqueta energética, inclui informações importantes sobre consumo, volume e ruído. Os equipamentos são classificados de acordo com a sua eficiência, de A+++ (mais eficiente) a D (menos eficiente).

Congelação rápida
É útil, por exemplo, quando chega do supermercado e abastece o congelador com muitos produtos. Ao ativar esta função, os alimentos recém-colocados congelam mais rapidamente, sem afetar a temperatura do congelador e dos alimentos que já lá estavam.

Recorra a esta função quando coloca muitos alimentos no congelador.
Recorra a esta função quando coloca muitos alimentos no congelador.
Dispensador de água ou de gelo
Presente sobretudo nos equipamentos side by side ou de maiores dimensões, disponibiliza água fresca e cubos de gelo armazenados no congelador. Os cubos de gelo são produzidos de acordo com os ciclos de produção de frio do equipamento.

Encastre
Ao contrário dos modelos de livre instalação, os de encastre são concebidos para integrarem móveis de cozinha apropriados e à medida.

Estrelas do congelador
Representam o prazo máximo de conservação dos alimentos, tendo em conta a capacidade de produção de frio dos congeladores. Existem várias capacidades de congelação. A maioria dos modelos já tem 4 estrelas.
  • 1 estrela: até - 6ºC; conserva congelados até 1 semana.
  • 2 estrelas: até - 12ºC; conserva congelados até 1 mês.
  • 3 estrelas: permite conservar alimentos previamente congelados até 1 ano.
  • 4 estrelas: entre - 18º e - 24ºC; são os únicos que permitem congelar alimentos.

Frigorífico combinado
Tem duas portas e a zona de refrigeração está em cima, enquanto as gavetas de congelação ficam por baixo. Regra geral, estes equipamentos têm um volume maior de congelação do que os de duas portas.

Frigorífico de duas portas
Equipamento com duas portas, onde a zona de congelação está em cima e a de refrigeração em baixo. A capacidade de refrigeração é maior do que a de congelação.

Frio ventilado
Este sistema permite que a quantidade de frio seja a mesma em todo o frigorífico, pois melhora a circulação do ar refrigerado. Nos modelos sem a função, a zona mais fria tende a situar-se acima da gaveta dos legumes.

Função de férias
Presente nalguns modelos, serve para desligar o compartimento do frigorífico, mantendo o congelador a funcionar normalmente.

Gaveta com controlo de humidade
Também conhecida como fresh control ou hydrozone, conforme a marca. Serve para controlar o nível de humidade das gavetas, espaços ideais para conservar os legumes e a fruta por mais tempo.

No frost
Impede a acumulação de gelo na zona de congelação. Os frigoríficos têm ciclos de descongelação internos automáticos, que impedem a formação de gelo. Esta função evita a necessidade de descongelar frequentemente o equipamento.

Painel digital ou analógico
Um painel digital que permita definir a temperatura do frigorífico e do congelador de forma independente é mais útil do que um com a mera indicação de 1 a 6. Com regularidade, verifique, no painel, se as temperaturas estão ajustadas à quantidade de alimentos no frigorífico. Se tem um modelo com painel analógico, tenha atenção às paredes e aos alimentos, para ver se o nível de frio é adequado.

Nos painéis digitais, pode definir uma temperatura para o frigorífico e outra para o congelador.
Nos painéis digitais, pode definir uma temperatura para o frigorífico e outra para o congelador.
Porta reversível
Na maioria dos frigoríficos, é possível reverter a abertura da porta para a direita ou para a esquerda, conforme lhe der mais jeito. Siga o manual de instruções.

Refrigeração rápida
Também conhecida como função super ou super cool, é prática quando se colocam grandes quantidades de alimentos no frigorífico. Os alimentos arrefecem mais rapidamente e evita-se que o interior do equipamento aqueça.

A lógica é a mesma da congelação rápida, mas apenas para a parte frigorífica. Use esta função quando coloca muitos produtos no frigorífico.
A lógica é a mesma da congelação rápida, mas apenas para a parte frigorífica. Use esta função quando coloca muitos produtos no frigorífico.
Side by side ou sistema de tipo americano
São os frigoríficos com largura superior ao normal. Regra geral, têm a partir de 90 cm e duas portas verticais: uma de congelação e outra de refrigeração. Poderá ter dispensador de gelo.

Suporte para garrafas
Todos os equipamentos têm um suporte vertical na porta. Mas tenha em atenção à largura e altura dessa estrutura. Certos modelos não permitem colocar garrafas de 2 litros. Outros não seguram bem as garrafas quando abre a porta. O suporte horizontal para garrafas existe nos modelos mais recentes e é uma boa alternativa aos verticais.

Temperatura ideal
Regule a temperatura corretamente. A parte frigorífica deve situar-se entre 3ºC e 5ºC. O frigorífico gasta mais para atingir temperaturas inferiores e não há necessidade. No congelador, recomendam-se temperaturas entre - 18 e - 24ºC.

Termóstatos
Alguns modelos (sobretudo os de duas portas) têm apenas um termóstato, que regula a temperatura separadamente no frigorífico e no congelador.