Caves de vinho: como escolher para guardar as suas garrafas em casa
As caves de vinho, também conhecidas por wine coolers, são arcas refrigeradas que mantêm as garrafas em boas condições de conservação. Perante a diversidade de modelos e preços, siga as dicas da DECO PROteste para acertar na escolha.
Para não ter uma surpresa amarga quando abrir uma garrafa guardada há algum tempo, pode ser boa ideia adquirir uma cave de vinho. É um equipamento refrigerado específico para guardar as garrafas nas condições ideais de conservação.
Como fazer uma garrafeira em casa
Neste artigo, saiba como escolher a melhor cave de vinho para si e esclareça dúvidas frequentes dos consumidores.
Vale a pena investir numa cave de vinho?
Sim, se gosta de ter algumas garrafas de reserva em casa. Permite guardar vinho com segurança e manter a qualidade ao longo dos anos, a uma temperatura controlada entre 12 e 14ºC e humidade estável.
Estes equipamentos usam termóstatos, filtros, sistemas antivibração e iluminação LED para garantir o envelhecimento correto. Os vinhos estarão mais bem preservados, bem como as suas características.
Porque não usar um frigorífico normal?
Não é aconselhável, porque o frigorífico não reúne as condições ideais para guardar vinho:
- vibra demasiado;
- a temperatura é excessivamente baixa (5ºC ou 6ºC);
- não controla a humidade.
Quais as vantagens reais das caves de vinho?
Estes equipamentos foram concebidos para conservar as características do vinho ao longo do tempo.
- As garrafas ficam deitadas, mantendo a rolha húmida.
- Mantêm a temperatura e o nível de humidade controlados.
- Protegem contra os raios UV.
- Algumas têm iluminação LED.
- Possuem um compressor que não vibra, para que o vinho permaneça em repouso.
- Os alarmes de temperatura avisam se esta subir, quando a porta fica muito tempo aberta, por exemplo.
- Os filtros de carvão ativado evitam maus odores.
Guia rápido para escolher a melhor cave de vinho
Existem vários tipos de caves de vinho, de tamanhos variados e com características diferentes, desde os mais básicos, normalmente, à venda desde 200 euros, aos mais sofisticados, cujo preço pode ultrapassar os quatro mil euros.
A melhor cave de vinho para si vai depender de vários fatores. Eis algumas perguntas para orientar a escolha.
Precisa de guardar só algumas garrafas ou é um colecionador e tem espaço em casa?
Há modelos com várias capacidades:
- modelos de mesa para armazenar 6 a 12 garrafas.
- pequenos modelos para 6 a 30 garrafas.
- médios para guardar 30 a 100 garrafas.
- grandes para mais de uma centena de garrafas. Os modelos de parede (veja a fotografia a seguir) funcionam como um frigorífico e são adequados para coleções grandes de garrafas.
É possível encontrar caves de vinho de encastre, para integrar nos móveis da cozinha. Neste caso, é preciso garantir a correta ventilação à volta do equipamento, para não sobreaquecer.



Pretende guardar garrafas a longo prazo ou não?
Dependendo do caso, pode ser útil escolher modelos de conservação ou de climatização.
As caves de conservação mantêm a temperatura em todo o interior. São ideais para armazenar garrafas que devem ser mantidas à temperatura da cave. Refrigeram com recurso a um fluxo de ar e mantêm a temperatura na parte inferior e superior.
As caves de climatização (multizona) asseguram temperaturas distintas no interior. São práticas para vinhos prontos a servir a diferentes temperaturas. Funcionam com base no princípio de que o ar frio é mais denso do que o ar quente. Um evaporador especial potencia ainda mais esse efeito, de modo a que a parte inferior do equipamento fique, em média, 10ºC mais fria do que a parte superior.
Qual a diferença entre uma cave termoelétrica e de compressão?
As caves de vinhos funcionam com dois tipos de tecnologia.
As caves de vinho de compressão funcionam como frigoríficos comuns, com um compressor e um sistema fechado no qual circula um fluido refrigerante. São mais potentes e podem arrefecer entre 4ºC e 20ºC.
As caves de vinho termoelétricas são económicas e emitem baixos níveis de ruído e de vibração. Não devem ser utilizadas em climas muito quentes. Podem manter temperaturas entre 12ºC e 18ºC.
Como instalar uma cave de vinho?
Antes de comprar a sua cave de vinho, escolha com cuidado o espaço que lhe vai destinar. As caves de vinho, tal como qualquer equipamento de frio, deve ficar:
- num local fresco;
- longe da luz solar e de outras fontes de calor, como fornos;
- afastado de aparelhos que vibrem, como máquinas de lavar.
Dica extra: não se esqueça de tirar bem as medidas, contando com alguns centímetros à volta, para uma correta ventilação e bom funcionamento.
Qual a temperatura ideal para guardar as garrafas?
A temperatura ótima de consumo varia consoante o tipo de vinho: em regra, os tintos servem-se entre 16 e 18ºC e os brancos, entre 10 e 12ºC.
Já para guardar garrafas, sejam de vinho branco ou tinto, a temperatura ideal de conservação deve ser idêntica, entre 12 e 14ºC. As eventuais oscilações de temperatura não devem ser superiores a 4ºC ou 5ºC.
Quando tiver a sua cave de vinhos instalada, poderá aproveitar para fazer boas compras e adquirir mais unidades se um bom vinho estiver em promoção no supermercado.
Se for subscritor do Guia de vinhos, tem acesso ao comparador online, com centenas de vinhos brancos e tintos, e ainda rosés e espumantes testados pela DECO PROteste, com as melhores recomendações aos melhores preços.
Questões frequentes sobre conservação de vinho
Esclareça mais dúvidas sobre conservação de garrafas de vinho em casa.
As garrafas de vinho devem ser guardadas deitadas?
Sim, na horizontal, a rolha mantém-se húmida, o que permite conservar o vinho em boas condições por mais tempo. Ao guardar garrafas de pé, a rolha tende a ficar ressequida e há risco de oxidação do vinho (se entrar demasiado ar no interior da garrafa).
Como escolher uma cave de vinhos mais eficiente?
Verifique a classe energética da cave de vinho na loja. Pode variar de A a G, sendo a classe A a mais eficiente e mais poupada nos consumos. Para evitar desperdícios de energia, não deixe a porta aberta muito tempo. Arrumar as garrafas de forma lógica (todos os tintos juntos e os brancos noutra prateleira, com o rótulo virado para cima), ajuda a encontrar mais depressa o vinho ideal para acompanhar a refeição.
Posso guardar garrafas na cozinha?
Pode guardar algumas garrafas na cozinha, desde que as arrume deitadas, ao abrigo da luz e longe de vibrações (frigoríficos ou máquinas de lavar) e de fontes de calor (forno ou luz solar). Ainda assim, guarde apenas as que tenciona consumir no curto prazo.
Para constituir uma garrafeira e guardar vinhos a longo prazo, não é o sítio ideal, pois a cozinha é um espaço com grandes oscilações de temperatura e humidade, devido aos vapores que se produzem quando cozinhamos ou usamos água quente. Nesse caso, uma cave de vinho pode ser a solução, pois as garrafas ficam protegidas, mantendo o vinho em boas condições por muito tempo.
Gostou deste conteúdo? Junte-se à nossa missão!
Subscreva já e faça parte da mudança. Saber é poder!
|
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições. |
