Cartas-tipo

Exigência de nova reparação de defeito dentro do prazo de garantia da reparação anterior

30 dezembro 2020
carta-tipo

Todas as peças de um produto que são substituídas devido a uma avaria beneficiam de uma garantia de 2 anos. Caso surja um problema, reclame por escrito, enviando uma carta registada ou um e-mail ao fabricante, e guarde o comprovativo.

Nome completo do remetente

Morada completa do remetente



Nome completo do destinatário

Morada completa do destinatário

Localidade e data

 

Carta registada com aviso de receção


Assunto: Reparação de defeito dentro do prazo de garantia.

Exmos. Senhores,

No dia 2 de julho detetei uma avaria no meu frigorífico, pelo que contactei os vossos serviços, solicitando a sua reparação. No dia seguinte, deslocou-se a minha casa um dos vossos técnicos, o Sr. Armindo Teixeira, que, após exame detalhado ao aparelho, concluiu que o defeito tinha origem provável no motor e avaliou o custo da sua substituição em cerca de € 100 (cem euros).

Aceite o orçamento, o frigorífico foi transportado para as vossas instalações, onde foi reparado. O aparelho foi-me devolvido 8 dias depois, pelo que procedi ao pagamento da fatura, no valor combinado (ver recibo em anexo). No entanto, passados 5 meses, voltou a avariar. Dei conhecimento do facto aos vossos serviços. Um novo exame permitiu concluir que se tratava de uma avaria no motor, idêntica à anterior. No entanto, para minha surpresa, foi-me entregue um orçamento para a reparação desta avaria no valor de € 120 (cento e vinte euros).

Como sabem, qualquer reparação feita em bens móveis (o que inclui os eletrodomésticos) é considerada uma empreitada, pelo que, de acordo com a lei, todas as peças substituídas devido a uma avaria beneficiam de uma garantia de 2 anos. Além disso, o trabalho realizado com vista à eliminação dos defeitos tem também uma garantia de 2 anos, pelo que, se durante esse período se registar nova avaria devida a deficiências no serviço prestado, a reparação terá de ser feita sem quaisquer custos para o cliente.

Assim, e uma vez que nenhum destes prazos se encontra esgotado, venho, por este meio, exigir que o defeito em causa seja eliminado sem quaisquer encargos para mim.

Sem mais de momento, subscrevo-me com os melhores cumprimentos,


Assinatura manuscrita


Anexos: Cópia do recibo da reparação anterior e cópia do orçamento.

Junte-se à maior organização de consumidores portuguesa

A independência da DECO PROTESTE é garantida pela sustentabilidade económica da sua atividade. Manter esta estrutura profissional a funcionar para levar até si um serviço de qualidade exige uma vasta equipa especializada.

Registe-se para conhecer todas as vantagens, sem compromisso. Subscreva a qualquer momento.

Junte-se a nós