Primeiras impressões

Bimby TM6: novo modelo tem mais funções

Com mais funções e acessórios, o novo modelo da Bimby é melhor a bater ou emulsionar, mas não convence a picar ou na função slow cooking. Veja os resultados.

  • Dossiê técnico
  • Rui Marques e Antonieta Duarte
  • Texto
  • Sofia Frazoa e Laís Castro
24 junho 2019
  • Dossiê técnico
  • Rui Marques e Antonieta Duarte
  • Texto
  • Sofia Frazoa e Laís Castro
bimby tm6

Vorwerk

Entre o modelo Bimby TM31 e o lançamento da Bimby TM5 passaram 10 anos. Desta vez, a Vorwerk demorou menos de 5 anos a lançar um novo equipamento, a Bimby TM6, com funcionalidades que outros modelos no mercado já apresentam.

Comparámos a nova versão com o modelo anterior. Em relação à versão TM5, a Bimby TM6 alcançou uma avaliação global nos nossos testes ligeiramente inferior (79% em vez de 80%), o que é pouco significativo.

Comparar robôs de cozinha

O novo modelo mantém a muito boa qualidade de utilização e a boa qualidade de performance:

  • é melhor do que a Bimby TM5 a bater claras; ainda assim, obtém uma classificação que se fica pelo razoável. Mas é muito melhor a bater natas. No global, parece ser melhor a bater ou emulsionar, pois mesmo com a nossa receita fez uma boa maionese;
  • a cozinhar, incluindo a vapor, os dois modelos mantêm, globalmente, a mesma linha de resultados da Bimby TM5;
  • os resultados a picar, sobretudo ervas e cebola, ficam aquém dos da Bimby TM5 (especialmente no caso das ervas);
  • a nível da utilização, este modelo é mais fácil de montar do que a Bimby TM5 e também mais fácil de limpar.

Bomby TM6

Os resultados a picar ervas e cebolas são piores do que na versão TM5.

A nova Bimby TM6 tem um sistema de Wi-Fi integrado, um ecrã maior e mais intuitivo e uma balança mais precisa que pesa, grama a grama, até aos 3 quilos (em vez de 5 em 5 gramas).

O novo modelo traz novas funções: slow cook, sous vide ou cozinhar a vácuo, caramelo e fermentação para iogurtes e queijos. Testámos as novidades. Para slow cook e sous vide não existiam receitas ou instruções, por isso, recorremos ao conhecimento e experiência dos técnicos, que usaram receitas típicas destas forma de cozinhar.

Em slow cook fizemos uma receita de carne de vaca com batatas, cebola e aipo. Cozinhámos a mesma receita a 98ºC durante 6 minutos e a 37ºC durante 7 horas e 54 minutos para comparar. O resultado mostrou que a carne e os vegetais não ficaram cozinhados, o molho ficou muito aguado e irregular e o aspeto pouco apetitoso.

bimby

A receita de carne de vaca com batatas, cebola e aipo em slow cooking ficou mal cozinhada.

Para o cozinhado sous vide usámos dois filetes de salmão cozinhados a 52°C durante 30 minutos. Sem pré-aquecimento, o resultado foi fraco, o salmão ficou cru; com pré-aquecimento funciona bastante bem e fica pronto ao fim de 36 minutos e meio.

bimby
Com um pré-aquecimento de 6 minutos e meio, o salmão fica bem cozinhado (prato da direita).

Para fazer caramelo utilizou-se a receita da Bimby, com bom resultado e uma boa dica de limpeza. A seguir ao programa do caramelo, aparece um programa de limpeza automático para o recipiente (1 litro de água e 30 ml de vinagre), com a duração de 6 minutos e meio, que remove facilmente as áreas queimadas no fundo, sem necessidade de detergente ou de esfregar.

bimby
O caramelo fica no ponto com a receita da Bimby.

A marca anuncia que a Bimby TM6 cozinha a altas temperaturas, até 160ºC, mas não é possível definir essa temperatura numa receita. Por isso, os amantes de batatas fritas vão ter de continuar a utilizar o método tradicional.

bimby tm6

A Bimby TM6 é vendida com os diferentes acessórios e um livro de receitas.

O copo é diferente do habitual, mantendo a capacidade de 2,2 litros. O equipamento traz alguns acessórios novos, com destaque para a rede. Anuncia ser mais silencioso do que os modelos anteriores, mas verificámos que a TM6 é mais ruidosa do que a TM5.

Para tornar a tarefa de cozinhar ainda mais fácil, também tem uma função de autolimpeza.

A Bimby TM6 está à venda por 1 275 euros. Vem com o livro de receitas "Bimby  - Faz o que te apetece", copo, tampa do copo, lâmina, copo de medida, espátula, borboleta, cesto, varoma e rede. 

 

Este artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais se for indicada a fonte e contiver uma ligação para esta página. Ver Termos e Condições.