Como escolher a fritadeira elétrica

As fritadeiras elétricas preparam batatas douradas e estaladiças e são mais seguras do que as tradicionais fritadeiras usadas no fogão.
Equipamento útil na fritadeira
- A maioria das fritadeiras permite arrumar o cabo de alimentação, tornando-as mais fáceis de guardar.
- As mais volumosas não fritam necessariamente uma maior quantidade de alimentos de cada vez. Tal depende do tamanho do cesto e da capacidade máxima de óleo. Se prepara fritos só para uma ou duas pessoas, compensa optar por uma fritadeira com capacidade menor.
- O reservatório do óleo é removível, o que facilita a limpeza.
- Algumas fritadeiras têm um revestimento antiaderente. O óleo e os alimentos não aderem tanto às paredes da cuba. Cuidado para não danificar esta película ao limpar.
- Vários modelos têm um interruptor separado para ligar e desligar. Esta solução é preferível a tê-lo integrado no termóstato. Nalgumas máquinas, quando o óleo atinge a temperatura ideal para fritar, a luz desliga-se, podendo criar a ilusão de que não estão a funcionar. Verifique o modo de funcionamento no manual.
- O temporizador emite um aviso sonoro quando termina o tempo de fritura.
- Prefira modelos com uma zona fria sob a resistência, onde os pequenos resíduos de alimentos fritos se depositam. Quando usar novamente a fritadeira, estas partículas não ficam em suspensão no óleo, nem se colam aos alimentos.
- A maioria permite fritar com a tampa fechada e vem equipada com um filtro anticheiro, o que minimiza o odor desagradável a fritos.
- As tampas com janela de vidro permitem controlar o estado da fritura sem abrir. Por vezes, ficam embaciadas com o vapor da fritura e acabam por não cumprir a função.
- Também é útil subir e descer o cesto com a tampa fechada. Desta forma, pode mergulhar as batatas no óleo bem quente sem salpicos. Também reduz a quantidade de vapor quando levanta o cesto.
Quais as vantagens de uma fritadeira a ar?
Uma fritadeira a óleo utiliza um banho de óleo a alta temperatura para fritar os alimentos. Nos modelos a ar, coloca-se uma colher de óleo num recipiente. O ar e o óleo sobreaquecido passam pelos alimentos e replicam o efeito de fritura que se obtém nos modelos convencionais.
As fritadeiras a ar têm a vantagem de usar menos óleo do que as tradicionais e de causarem menos odores em casa. Revelam-se, ainda, mais práticas de usar, lavar e arrumar, pois são, regra geral, mais leves. Tenha, contudo, presente o volume certo de que necessita para a sua casa, ou arrisca-se a ter de repetir o cozinhado durante a refeição.
As fritadeiras a ar levam mais tempo a fritar do que os modelos a óleo, consumindo mais energia, e fritam a temperaturas elevadas, o que contribui para uma maior formação de acrilamida, face às fritadeiras convencionais. A acrilamida é uma substância potencialmente cancerígena que surge de modo natural em alguns alimentos quando são cozinhados a altas temperaturas.
Apesar disso, as fritadeiras a ar fazem menos mal à saúde do que as fritadeiras a óleo, uma vez que os riscos cancerígenos associados à utilização de grandes quantidades de óleo de cozinha são evitados.
Os fritos também ficam menos crocantes com este tipo de fritadeira, o que poderá não agradar aos palatos mais exigentes.
Funcionando como um pequeno forno, uma fritadeira a ar permite cozinhar mais do que batatas fritas: é possível usá-la para confecionar coxas de frango, bolos, quiches ou mesmo peixe grelhado.
Pontos positivos
|
Pontos negativos
|
A inimiga acrilamida
A acrilamida forma-se de modo natural nos alimentos ricos em açúcares redutores (frutose e glucose) e um aminoácido, a asparagina, presente, por exemplo, nas batatas, quando sujeitos a temperaturas elevadas, como acontece nos fritos, grelhados e assados. Por provocar cancro em animais e ser um risco para o Homem, foi classificada como potencialmente cancerígena pela Agência Internacional para a Pesquisa do Cancro. No caso das batatas fritas, existem vários fatores que podem influenciar a formação de acrilamida, como a variedade, a temperatura a que são conservadas e até a forma como são descascadas.
Para minimizar a formação de acrilamida, tenha alguns cuidados.
- Selecione variedades de batatas adequadas para fritura (com baixo teor de açúcares redutores). Consulte os rótulos das batatas pré-embaladas.
- Conserve-as corretamente. As batatas devem ser guardadas a uma temperatura acima dos 6ºC. Quanto mais baixa for a temperatura de armazenamento, maior a quantidade de açúcares redutores que se forma.
- Evite que as batatas armazenadas germinem (que “grelem”). Para isso, guarde-as num local escuro: na despensa, por exemplo.
- Descasque a batata corretamente: algumas tendem a apresentar maior concentração de açúcares redutores junto à casca.
- A espessura dos palitos influencia a formação de acrilamida nas batatas fritas: palitos mais espessos contêm menores níveis desta substância do que palitos mais esguios.
- Antes de fritar, e depois de cortadas, passe as batatas por água quente. Esta operação permite uma remoção significativa dos níveis de açúcares presentes nas batatas.
- Seque-as bem antes de as fritar, envolvendo-as num pano.
A arte de bem fritar
O óleo deve estar entre 160 e 185°C. Uma temperatura mais baixa aumenta a absorção de gordura. O mesmo acontece se colocar muitos alimentos a fritar: encha o cesto da fritadeira até meio.
Frite os alimentos até ficarem com um tom dourado. Evite deixá-los demasiado tempo: se tiverem um tom acastanhado significa que estão queimados.
Depois dos alimentos fritos, agite o cesto, para remover o excesso de óleo e coloque-os num recipiente com papel absorvente. Não deixe o cesto cheio por cima do óleo quente.
Mude o óleo se estiver escuro, apresentar espuma ou um odor estranho ou fumegar com facilidade. Se fritar pouco, troque-o a cada 12 utilizações ou ao fim de três meses. Prefira óleo de amendoim, girassol ou azeite: são mais resistentes às altas temperaturas.
Coloque o óleo usado num ponto de recolha seletiva. Há contentores específicos na via pública, grandes superfícies comerciais, supermercados, restaurantes, escolas e juntas de freguesia. Depois de frio, deite o óleo numa garrafa ou garrafão de plástico utilizando um funil. Consoante o contentor que encontrar, deposite o recipiente ou despeje o óleo e deixe depois a garrafa no ecoponto amarelo. Se não houver um contentor na zona onde mora ou faz as compras, deixe no lixo indiferenciado.
Junte-se à maior organização de consumidores portuguesa
A independência da DECO PROTESTE é garantida pela sustentabilidade económica da sua atividade. Manter esta estrutura profissional a funcionar para levar até si um serviço de qualidade exige uma vasta equipa especializada.
Registe-se para conhecer todas as vantagens, sem compromisso. Subscreva a qualquer momento.