Guia de compras

Aspiradores com etiqueta energética: guia de compras

16 maio 2016
Como comprar aspiradores

16 maio 2016
Desde setembro de 2014, os aspiradores não podem ser fabricados com uma potência superior a 1600 watts.
Desde setembro de 2014, os aspiradores têm uma nova etiqueta energética. Não podem ser fabricados com uma potência superior a 1600 watts. A potência elevada nunca foi sinónimo de um poder de sucção ou de uma eficácia maior. Os nossos testes sempre o provaram. Agora, pode confirmá-lo neste comparador. As potências baixaram, mas alguns aspiradores continuam a ter uma excelente qualidade e um bom desempenho, sem perder outras características, como conseguir bons consumos de energia ou evitar que as poeiras aspiradas sejam reenviadas para o ar.

Com ou sem saco?
Ao longo dos anos, os aparelhos com saco estiveram no topo da qualidade global. Ninguém nega que é mais higiénico: basta tirar o saco do aspirador e deitar no lixo (os que têm fecho de segurança são ainda mais práticos). No entanto, a substituição dos sacos é uma despesa que deve considerar, principalmente nos sacos de marca. Os aspiradores com depósito não precisam de saco. Mas, ao esvaziar o depósito, algumas poeiras soltam-se para o ar. Além disso, é comum ficarem restos de lixo nas junções do depósito.

Tapetes
Para alguns modelos, aspirar tapetes é um desafio. Em certos casos, é preciso passar o aspirador várias vezes (mais de 10) até ficar impecável. Se tiver um animal de estimação, escolha um modelo com boa nota na remoção de fibras e pelos.

Filtros
As partículas de pó mais pequenas podem ser prejudiciais para pessoas com alergias. Os fabricantes desenvolveram filtros destinados a retê-las. São os chamados filtros HEPA (High Efficiency Particulate Air), que reclamam maior eficiência face aos tradicionais. Mas há filtros normais mais eficazes. Se sofrer de alergias, escolha um modelo com 4 ou 5 estrelas neste critério. O próprio ato de aspirar faz com que muitas partículas voltem a estar suspensas. Nenhum filtro garante o fim das reações alérgicas. Se tem um problema sério, evite usar o aspirador. Se possível, deixe as limpezas para outra pessoa. Areje bem a casa depois da tarefa.

Peso
O peso não é um problema quando está a aspirar um pavimento plano, por causa das rodas multidirecionais. Porém, se tiver de subir e descer escadas, considere esta questão. Alguns modelos têm 4 ou 5 quilos, pelo que são fáceis de transportar. Mas outros são mais pesados, com 8 ou 9 quilos.

Raio de ação
Relaciona-se, por exemplo, com a quantidade de vezes que terá de retirar a ficha da tomada para alcançar a zona mais distante da casa. Este alcance é determinado pela medida completa do cabo elétrico e pelo corpo do aparelho até ao final do tubo de sucção. Nalguns modelos, o alcance pode ser muito bom, cerca de 10 ou 12 metros. Noutros, é bastante curto, entre 7 a 8 metros, o que pode obrigar a parar várias vezes a limpeza para trocar de ficha.

Utilização
Um aparelho leve, com um encaixe do tubo no corpo que seja giratório e rodas multidirecionais, facilita as manobras. Os modelos que permitem encaixar os acessórios no corpo ou no tubo do aparelho são mais práticos para arrumar. Uma faixa de borracha à volta do aspirador evita que danifique móveis ou portas, em caso de embate. A possibilidade de regular a potência de sucção no corpo ou no tubo do aparelho torna mais prático aspirar pequenos tapetes ou cortinados, sem correr o risco de os sugar pela escova.

Ruído
O ruído continua a ser um desafio para alguns aparelhos, que apresentam valores acima dos 75 decibéis, com certos modelos a chegarem aos 80. Este é um dos critérios analisados no nosso teste. Se é sensível ao barulho, consulte os resultados antes de escolher o aspirador.