Notícias

Mantenha a casa fresca de forma natural ou com equipamentos

04 junho 2020
mulher a abrir a janela para refrescar a casa

Quando o sol bate, fechar portas e janelas, correr os estores ou usar toldos são soluções para manter a casa fresca. Arejar a casa também ajuda a refrescá-la.

Abrir e fechar janelas e criar sombra

Quando o sol bate, feche portas e janelas, corra os estores ou use toldos. As plantas altas perto da janela também ajudam a criar sombra. Com estes gestos, poupa cerca de 30% de energia.

Nos dias e nas noites muito abafadas, use roupas leves e frescas, evite esforço físico e hidrate-se bem. À noite, abra duas janelas opostas para criar correntes de ar e refrescar o interior da casa. Ao arrefecer as paredes, a casa resiste melhor às elevadas temperaturas durante o dia.

Com os sistemas de sombreamento passivo no exterior da janela, consegue bloquear a radiação solar e evitar a sua entrada no interior da divisão. Estes sistemas devem ser feitos de materiais isolantes, como o PVC ou a madeira, e, de preferência, devem ser o mais claros possível. Os vãos com janelas devem seguir a mesma lógica, com o perfil de um material isolante como o PVC, madeira ou alumínio com rotura térmica. A composição do vidro da janela deve estar adaptada à exposição solar da fachada.

Caso possa renovar a sua habitação, aposte na melhoria do isolamento de paredes, teto e pavimento e opte sempre pela instalação ou manutenção dos sistemas de sombreamento passivo. 

Como arejar a casa no verão e no inverno

Arejar a casa ajuda a refrescá-la no verão. Porém, também no inverno é importante assegurar o equilíbrio entre ventilação e aquecimento, uma vez que ajuda a preservar a saúde e solidez da construção. Por isso mesmo, deve:

  • abrir as janelas e, quando possível, as de fachadas opostas, para obter um arejamento intensivo; 
  • assegurar a renovação necessária em todas as divisões, repetindo a operação várias vezes ao dia, caso seja necessário. Por vezes, a corrente não se forma no sentido conveniente. O ar pode regressar ao interior e empurrar a humidade libertada por um duche para outras divisões. As infiltrações e exfiltrações indesejadas de ar numa habitação conduzem à perda significativa de energia e à redução do conforto de utilização durante todo o ano;
  • o ideal é combinar arejamento intensivo periódico com técnicas de ventilação. O ar deve entrar através das divisões principais (quartos e salas) e sair pelas de serviço (cozinha e casa de banho). A comunicação é feita por debaixo das portas ou através de grelhas. Não bloqueie a passagem com tapetes.
 

O projeto recebeu financiamento através do programa de investigação e desenvolvimento “Horizon 2020”, sob o contrato de subvenção nº749402. Nem a EASME nem a Comissão Europeia são responsáveis pela informação veiculada nem pela utilização das informações contidas na mesma.