Dicas

Recarregar o gás do ar condicionado: quando e como?

Na maioria dos casos, o gás do ar condicionado só precisa de ser recarregado quando há uma avaria ou uma fuga. Saiba como detetar se o seu aparelho de ar condicionado precisa de um reabastecimento de gás refrigerante.

técnico a carregar o gás de um aparelho de ar condicionado

iStock

Para transformar o ar quente do ambiente envolvente em ar frio (ou vice-versa), os aparelhos de ar condicionado usam um gás refrigerante nos seus circuitos. Existem diversos tipos de gás refrigerante e, nos últimos anos, aqueles que têm melhor desempenho ambiental têm vindo a difundir-se e são cada vez mais utilizados. Os equipamentos mais recentes utilizam o gás R32, que substitui, nas unidades domésticas, o R410A, ainda presente em alguns equipamentos. O R32 tem a vantagem de ter um menor potencial de aquecimento global (GWP) – cerca de um terço face ao GWP do R410A – e é mais simples de reciclar. A substituição de um gás pelo outro beneficia não só o ambiente, mas também garante equipamentos de ar condicionado com maior eficiência.

Em 2010, por imposição do Regulamento n.º 2037/2000, do Parlamento Europeu, sobre substâncias com impacto na camada do ozono, foi proibido o uso de gases refrigerantes do tipo HCFC (como o R22) em equipamentos de refrigeração e ar condicionado em toda a União Europeia.

Sinais de que pode existir um problema com o gás do ar condicionado

Os sistemas de ar condicionado doméstico possuem um circuito refrigerante fechado e, para o seu funcionamento, o gás deve estar comprimido, para libertar calor, ou descomprimido, para absorver o calor do ambiente. Em princípio, o gás refrigerante do ar condicionado não precisa de ser recarregado ao longo de toda a vida do aparelho. No entanto, há situações excecionais em que pode ser necessário recarregar o gás do ar condicionado.

Alguns dos sinais mais frequentes:

  • o equipamento não aquece nem arrefece. Este problema pode dever-se a falta de gás refrigerante. Contudo, nem sempre é esse o caso. Se o compressor ou o ventilador da unidade exterior estiverem partidos, o aparelho de ar condicionado pode deixar de funcionar corretamente;
  • a unidade exterior congela. Se existir falta de gás, a pressão cai e a evaporação ocorre antes de chegar à unidade interior. Isto pode levar ao congelamento do tubo de refrigerante, que sai da unidade exterior em direção à unidade interior. No entanto, à semelhança do problema anterior, isto nem sempre se deve a um problema com o gás. Pode ser uma consequência de filtros sujos;
  • a unidade interior congela ou deita água. Pode começar a aparecer gelo na unidade interior. Se isto acontecer, quando o gelo derrete, a unidade interior começa a deitar água. É normal que o aparelho de ar condicionado possa derramar alguma água de condensação, mas não é normal que apareça em áreas da caixa interior.
  • sobreaquecimento do equipamento. O gás refrigerante está em decomposição.

Como recarregar o gás refrigerante do ar condicionado?

Se o seu aparelho de ar condicionado apresentar algum dos problemas mencionados, é possível que exista uma fuga no circuito que é preciso reparar e, consequentemente, o gás refrigerante precisará de ser recarregado.

Contacte um profissional ou uma empresa credenciada para o manuseamento de gases fluorados. O técnico verificará a estanqueidade do circuito, analisando a pressão. Se a pressão estiver, de facto, baixa, o circuito deve ser esvaziado antes de ser recarregado com gás refrigerante. Se o problema estiver nas conexões da unidade interior ou da unidade exterior, estas deverão ser reparadas e protegidas. Se, por outro lado, a fuga estiver a ocorrer nas tubagens, é preciso encontrar o local exato para que seja reparado. Neste caso, a reparação é mais dispendiosa e demorada. No entanto, lembre-se de que é pouco provável que este problema volte a ocorrer.

A reparação de uma fuga no aparelho de ar condicionado e a recarga do gás refrigerante é uma boa oportunidade para realizar outros trabalhos de manutenção, tais como a limpeza dos filtros da unidade interior, a limpeza da unidade interior e exterior e, ainda, uma inspeção geral para verificação das condições do equipamento. O ideal é realizar uma revisão e manutenção anual dos equipamentos de ar condicionado ou, pelo menos, a cada dois anos.

Para encontrar um profissional de confiança e credenciado para fazer estas manutenções regulares, visite o DECO PROTESTE SELECT.

CONHEÇA O DECO PROTESTE SELECT

Quanto custa recarregar o gás refrigerante do ar condicionado?

O custo do serviço depende do tipo de gás, a quantidade necessária e número de unidades a recarregar, bem como do preço do serviço e da deslocação do técnico. Peça, pelo menos, três orçamentos antes de adjudicar o serviço a uma empresa.

Junte-se à maior organização de consumidores portuguesa

A independência da DECO PROTESTE é garantida pela sustentabilidade económica da sua atividade. Manter esta estrutura profissional a funcionar para levar até si um serviço de qualidade exige uma vasta equipa especializada.

Registe-se para conhecer todas as vantagens, sem compromisso. Subscreva a qualquer momento.

Junte-se a nós

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.