Dicas

Recarregar o gás do ar condicionado: quando e como?

Na maioria dos casos, o gás do ar condicionado só precisa de ser recarregado quando há uma avaria ou uma fuga. Saiba como detetar se o seu aparelho de ar condicionado precisa de um reabastecimento de gás refrigerante.

Especialista:
Editor:
24 janeiro 2025
técnico a carregar o gás de um aparelho de ar condicionado

iStock

Para transformar o ar quente do ambiente envolvente em ar frio (ou vice-versa), os aparelhos de ar condicionado usam um gás refrigerante nos seus circuitos. Existem diversos tipos de gás refrigerante e, nos últimos anos, aqueles que têm melhor desempenho ambiental têm vindo a difundir-se e são cada vez mais utilizados. Os equipamentos mais recentes utilizam o gás R32, que substitui, nas unidades domésticas, o R410A, ainda presente em alguns equipamentos. O R32 tem a vantagem de ter um menor potencial de aquecimento global (GWP - Global Warming Potential) – cerca de um terço face ao GWP do R410A – e é mais simples de reciclar. A substituição de um gás pelo outro beneficia não só o ambiente, mas também garante equipamentos de ar condicionado com maior eficiência.

Em 2010, por imposição do Regulamento n.º 2037/2000, do Parlamento Europeu, sobre substâncias com impacto na camada do ozono, foi proibido o uso de gases refrigerantes do tipo HCFC (como o R22) em equipamentos de refrigeração e ar condicionado em toda a União Europeia.

O instalador de ar condicionado deve realizar ensaios de deteção de fugas por período adequado à dimensão da instalação, de modo a garantir o correto funcionamento das unidades de ar condicionado.

Sinais de que pode existir um problema com o gás do ar condicionado

Os sistemas de ar condicionado doméstico possuem um circuito refrigerante fechado e, para o seu funcionamento, o gás deve estar comprimido, para libertar calor, ou descomprimido, para absorver o calor do ambiente. Em princípio, o gás refrigerante do ar condicionado não precisa de ser recarregado ao longo de toda a vida do aparelho. No entanto, há situações excecionais em que pode ser necessário recarregar o gás do ar condicionado.

Alguns dos sinais mais frequentes:

  • o equipamento não aquece nem arrefece. Este problema pode dever-se a falta de gás refrigerante. Contudo, nem sempre é esse o caso. Se o compressor ou o ventilador da unidade exterior estiverem partidos, o aparelho de ar condicionado pode deixar de funcionar corretamente;
  • a unidade exterior congela. Se existir falta de gás, a pressão cai e a evaporação ocorre antes de chegar à unidade interior. Isto pode levar ao congelamento do tubo de refrigerante, que sai da unidade exterior em direção à unidade interior. No entanto, à semelhança do problema anterior, isto nem sempre se deve a um problema com o gás. Pode ser uma consequência de filtros sujos;
  • a unidade interior congela ou deita água. Pode começar a aparecer gelo na unidade interior. Se isto acontecer, quando o gelo derrete, a unidade interior começa a deitar água. É normal que o aparelho de ar condicionado possa derramar alguma água de condensação, mas não é normal que apareça em áreas da caixa interior.
  • sobreaquecimento do equipamento. O gás refrigerante está em decomposição.

Como recarregar o gás refrigerante do ar condicionado?

Se o seu aparelho de ar condicionado apresentar algum dos problemas mencionados, é possível que exista uma fuga no circuito que é preciso reparar e, consequentemente, o gás refrigerante precisará de ser recarregado.

Contacte um profissional ou uma empresa credenciada para o manuseamento de gases fluorados. O técnico verificará a estanqueidade do circuito, analisando a pressão. Se a pressão estiver, de facto, baixa, o circuito deve ser esvaziado antes de ser recarregado com gás refrigerante. Se o problema estiver nas conexões da unidade interior ou da unidade exterior, estas deverão ser reparadas e protegidas. Se, por outro lado, a fuga estiver a ocorrer nas tubagens, é preciso encontrar o local exato para que seja reparado. Neste caso, a reparação é mais dispendiosa e demorada. No entanto, lembre-se de que é pouco provável que este problema volte a ocorrer.

A reparação de uma fuga no aparelho de ar condicionado e a recarga do gás refrigerante é uma boa oportunidade para realizar outros trabalhos de manutenção, tais como a limpeza dos filtros da unidade interior, a limpeza da unidade interior e exterior e, ainda, uma inspeção geral para verificação das condições do equipamento. O ideal é realizar uma revisão e manutenção anual dos equipamentos de ar condicionado ou, pelo menos, a cada dois anos.

Quanto custa recarregar o gás refrigerante do ar condicionado?

O custo do serviço depende do tipo de gás, a quantidade necessária e número de unidades a recarregar, bem como do preço do serviço e da deslocação do técnico. Peça, pelo menos, três orçamentos antes de adjudicar o serviço a uma empresa.

Clear  
União Europeia Programa EU Life O projeto Clear-HP é financiado pelo programa LIFE da União Europeia, sob o acordo de subsídio no.101119923. O conteúdo desta publicação não representa necessariamente a opinião da União Europeia ou da Agência de Execução Europeia do Clima, das Infrasestruturas e do Ambiente (CINEA). Nenhuma destas entidades é responsável pela informação e utilização das informações publicadas.

Gostou deste conteúdo? Junte-se à nossa missão!

Na DECO PROteste, defendemos os consumidores desde 1991. A nossa independência é a chave para garantir a qualidade da informação que disponibilizamos gratuitamente. 
 
Adira ao plano Subscritor para aceder a conteúdos exclusivos e a todos os serviços. Com o seu apoio, conseguimos continuar a disponibilizar mais conteúdos de valor.

Subscreva já e faça parte da mudança. Saber é poder!
 

 

SUBSCREVER

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.

Temas que lhe podem interessar