Notícias

IMI: tem até 31 de dezembro para poupar em 2020

Sete em cada dez consumidores que usaram o nosso simulador podem poupar no IMI. O pedido de nova avaliação da casa tem de ser feito até 31 de dezembro.

  • Dossiê técnico
  • Ernesto Pinto
  • Texto
  • Ana Santos Gomes
07 novembro 2019
  • Dossiê técnico
  • Ernesto Pinto
  • Texto
  • Ana Santos Gomes
imi

Desde o início do ano, mais de 26 mil portugueses simularam o valor justo de IMI a pagar pelas suas casas e sete em cada dez confirmaram que estão a pagar imposto a mais. Se apresentarem nas Finanças um pedido para nova avaliação das casas antes de 31 de dezembro, estes proprietários obterão poupanças no IMI já em 2020.

Simule o IMI do seu imóvel

Em média, as poupanças reveladas pelo nosso simulador rondam os 78 euros. Faro, Setúbal, Vila Real, Santarém e Açores destacam-se, com poupanças médias acima dos 80 euros.

mapa de portugal com poupança média de IMI por distrito

Porque só alguns poupam?

A 1 de janeiro, o valor de construção de todas as casas subiu oficialmente de 603 para 615 euros por metro quadrado. No entanto, as Finanças não atualizaram esta parcela (que influencia o cálculo de IMI) em todos os imóveis. Apenas o fazem quando o imóvel é transacionado ou quando o proprietário solicita uma nova avaliação. Daí que nem sempre compense fazê-lo. Ao pedir a nova avaliação da casa, as Finanças irão atualizar todos os coeficientes. Uns poderão descer, como os referentes à antiguidade do imóvel (coeficiente de vetustez) ou à sua localização. Outros poderão subir, como o valor de construção. Entre subidas e descidas, pode haver margem para poupança. 

Além disso, só é possível pedir novas avaliações de três em três anos. Se o fez em 2017 ou 2018, ainda não o pode fazer este ano.

Como pedir a nova avaliação das casas?

Apesar de as Finanças disponibilizarem esse pedido através da internet, recomendamos que o faça pessoalmente, no balcão da área de localização do imóvel. Em princípio, ficará dispensado da apresentação de documentos de que os serviços já dispõem, como as plantas do imóvel, e apenas terá de assinar o modelo 1 do IMI. Dada a complexidade deste impresso, é conveniente contar com a ajuda de um funcionário das Finanças.

Desaconselhamos ainda que adie este pedido para os últimos dias do ano, que tendem a coincidir com grandes congestionamentos nos serviços de Finanças. Há que contar ainda com a possível tolerância de ponto dos funcionários públicos a 31 de dezembro.

 

Este artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais se for indicada a fonte e contiver uma ligação para esta página. Ver Termos e Condições.