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Faturas Sem Papel: tudo o que precisa de saber

O serviço Faturas Sem Papel surge como forma de reduzir a utilização de papel e de permitir que os consumidores tenham as suas faturas sempre consigo. Saiba como aderir.

23 março 2023
faturas sem papel

iStock

Com vista a simplificar a gestão financeira dos cidadãos e das empresas, o portal de serviços públicos ePortugal disponibiliza o serviço Faturas Sem Papel. Trata-se de uma medida do Governo que procura incentivar a emissão e o armazenamento de faturas em formato digital em substituição das versões em papel. Desta forma, o serviço permite combater o uso desnecessário de papel e reduzir os custos com as impressões.

Além de ser uma alternativa mais amiga do ambiente, o serviço Faturas Sem Papel é muito mais prático, pois possibilita o acesso às faturas onde quer que esteja através do seu e-mail. Embora esta tecnologia não seja uma novidade, uma vez que já existem grandes superfícies e cadeias de lojas que permitem esta opção na altura do pagamento, o serviço é agora possível mediante adesão na respetiva plataforma.

Lembre-se de guardar todas as faturas durante um período de quatro anos, para o caso de vir a ser realizada alguma inspeção fiscal. Este serviço ajuda a cumprir esta recomendação.

Como aderir ao serviço Faturas Sem Papel?

A adesão ao serviço Faturas Sem Papel pode ser feita na respetiva área reservada do portal ePortugal. É possível aceder ao serviço enquanto cidadão ou representante de uma empresa.

Faça o registo ou a autenticação no portal ePortugal com recurso à chave móvel digital ou ao cartão de cidadão. Durante o processo, o utilizador deve inserir o e-mail onde quer receber as faturas e pode, ainda, definir um código PIN que tem de introduzir para abrir as faturas.

Uma vez definido o e-mail onde vai receber as faturas, basta aceder à área reservada do portal para o poder alterar, caso seja necessário. Embora passe a receber as faturas emitidas a partir dessa data no novo e-mail, aquelas que recebeu no e-mail anterior não serão reenviadas para o novo.

Também o PIN definido inicialmente pode ser alterado, mas, para aceder às faturas antigas, deve continuar a usar o PIN anterior.

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