Faturas Sem Papel: tudo o que precisa de saber
O serviço Faturas Sem Papel surge como forma de reduzir a utilização de papel e de permitir que os consumidores tenham as suas faturas sempre consigo. Saiba como aderir.
- Especialista
- Magda Canas
- Editor
- Cláudio Nogueira e Alda Mota

Com vista a simplificar a gestão financeira dos cidadãos e das empresas, o portal de serviços públicos ePortugal disponibiliza o serviço Faturas Sem Papel. Trata-se de uma medida do Governo que procura incentivar a emissão e o armazenamento de faturas em formato digital em substituição das versões em papel. Desta forma, o serviço permite combater o uso desnecessário de papel e reduzir os custos com as impressões.
Além de ser uma alternativa mais amiga do ambiente, o serviço Faturas Sem Papel é muito mais prático, pois possibilita o acesso às faturas onde quer que esteja através do seu e-mail. Embora esta tecnologia não seja uma novidade, uma vez que já existem grandes superfícies e cadeias de lojas que permitem esta opção na altura do pagamento, o serviço é agora possível mediante adesão na respetiva plataforma.
Lembre-se de guardar todas as faturas durante um período de quatro anos, para o caso de vir a ser realizada alguma inspeção fiscal. Este serviço ajuda a cumprir esta recomendação.
Como aderir ao serviço Faturas Sem Papel?
A adesão ao serviço Faturas Sem Papel pode ser feita na respetiva área reservada do portal ePortugal. É possível aceder ao serviço enquanto cidadão ou representante de uma empresa.
Faça o registo ou a autenticação no portal ePortugal com recurso à chave móvel digital ou ao cartão de cidadão. Durante o processo, o utilizador deve inserir o e-mail onde quer receber as faturas e pode, ainda, definir um código PIN que tem de introduzir para abrir as faturas.
Uma vez definido o e-mail onde vai receber as faturas, basta aceder à área reservada do portal para o poder alterar, caso seja necessário. Embora passe a receber as faturas emitidas a partir dessa data no novo e-mail, aquelas que recebeu no e-mail anterior não serão reenviadas para o novo.
Também o PIN definido inicialmente pode ser alterado, mas, para aceder às faturas antigas, deve continuar a usar o PIN anterior.
Se gostou deste conteúdo, apoie a nossa missão
Somos a DECO PROTESTE, a maior organização de consumidores portuguesa, consigo há 30 anos. A nossa independência só é possível através da sustentabilidade económica da atividade que desenvolvemos. Para mantermos esta estrutura a funcionar e levarmos até si um serviço de qualidade, precisamos do seu apoio.
Conheça a nossa oferta e faça parte da comunidade de Simpatizantes. Basta registar-se gratuitamente no site. Se preferir, pode subscrever a qualquer momento.
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições. |