última atualização: 18/03/2025
Amigo: vale a pena a nova operadora da Vodafone?
Chama-se Amigo e foi lançada pela Vodafone em novembro de 2023 com vários planos móveis e de internet fixa por fibra a "um preço baixo" e "sem surpresas na fatura".
A DECO PROteste analisou a oferta do novo operador de telecomunicações ao detalhe e revela o que o distingue da concorrência. Eis o que deve saber:
- Os tarifários da Amigo estão entre os mais baratos do mercado nacional, mas só são uma alternativa para quem deseja apenas os serviços essenciais.
- A maior vantagem é que não precisa de subscrever um plano de internet fixa por fibra para aderir a um plano móvel da marca, mas também pode combinar os dois.
- Há planos móveis com 4 GB, 15 GB ou 20 GB, mas as novas adesões recebem 20 GB de dados móveis durante os primeiros 30 dias. Se fizer a portabilidade do número do seu telemóvel, recebe mais 6 GB de internet por mês durante dois anos.
- Outro dos pontos a favor da Amigo é a facilidade de adesão aos tarifários da marca. Pode fazê-lo sozinho, 24 horas por dia, todos os dias, ou pedir que o contactem de forma gratuita para o ajudar na adesão.
- A Amigo só tem períodos de fidelização nos planos de internet fixa por fibra, mas as opções são apresentadas no site da marca de forma clara e transparente.
- A oferta de internet fixa por fibra da Amigo é muito semelhante à da WOO, da NOS. No entanto, as ofertas mais competitivas continuam a ser as da NOWO e da LigaT. Esta última, nem sequer exige fidelização na subscrição de um plano de internet fixa por fibra.
Independentemente do plano de net e voz que escolha, é importante que compare todas as ofertas disponíveis no mercado. Utilize o nosso simulador para encontrar o melhor plano para as suas necessidades.
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A Equipa da DECO PROteste
Éramos clientes Vodafone e resolvemos alterar para a operadora Amigo via telefónica, e foi feito um pedido de portabilidade dos números dos telemóveis que se encontavam no nosso pacote Vodafone. Uma vez que é a mesma empresa, achávamos que o processo iria decorrer sem problemas, não podíamos estar mais enganados. No dia 25 de Janeiro foi feita a instalação do serviço de TV + Internet da Amigo, os novos cartões, ainda não tinham chegado. Assim que os técnicos ativaram as novas boxes, os telemóveis perderam o acesso à rede Vodafone, ficámos incontestáveis e sem possibilidade de contactar ninguém sem ser a través de telefones de terceiros. Após contactar a Amigo no dia 27/01 informaram-me que o pedido de portabilidade havia sido cancelado. Pedi para darem inicio ao processo novamente uma vez que estávamos sem telemóveis. Passou-se uma semana e continuávamos sem cartões, após várias tentativas consegui finalmente falar com a Amigo no dia 09/02! E qual não é o meu espanto quando me é dito, NOVAMENTE, que o processo de portabilidade havia sido cancelado dia 24/01, ou seja, o processo nunca foi reaberto! Decidimos ir até uma loja Vodafone, para percebermos se os nossos contactos ainda estavam associados à mesma, já não constavam na base de dados da empresa pois foi realizado o pedido de portabilidade. Dirigimo-nos então até um balcão Amigo, em Alfragide, para tentar, mais uma vez, perceber o ponto de situação. A portabilidade continuava cancelada, no entanto reabriram o processo e deram-nos dois cartões que iriam receber os nosso números de sempre, dos colaboradores da Amigo(Alfragide) ficaram de nos ir dando um Feedback relativamente ao nosso processo. Acabámos por apresentar uma queixa no livro de reclamações relativamente a este problema nas portabilidades. No dia seguinte recebo um email desse mesmo colaborador (Gabriel Simões) a informar que os nossos antigos número haviam sido desativados, DESATIVADOS! E que desse modo não haveria forma de os reativar. (Ainda gostaria de saber quem foi o responsável!). Foi-nos sugerido, por esse mesmo trabalhador que adotássemos números novos, coisa que eu não concordei, aliás, nem sequer respondi ao email. Passado poucos minutos recebo dois contratos de números novos, já associados ao meu tarifário atual. Achando a situação muitos estranha decidimos deslocarmo-nos ao posto da Amigo no Colombo, onde expusemos a situação e nos foi dito que haviam de facto adicionado números novos ao nossa contrato, sem autorização, ou seja, o trabalhador de Alfragide achou-se no direito de tomar esta decisão por nós! Após uma hora a tentar perceber o que se passa ao certo com as portabilidade, saímos de lá com mais uma queixa no livro de reclamações, com os novos números cancelados e continuamos à espera de notícias desta portabilidade dúbia e já sem qualquer esperança de reavermos os nossos contactos originais. Continuamos a aguardar a resolução deste problema, que claramente foi causado por incompetência dentro a empresa.
Isto é absolutamente intolerável!! Estava a pensar mudar para a amigo, por causa da suposta qualidade do serviço internet e cobertura da Vodafone, mas depois de ler o seu depoimento jamais mudarei para esta operadora. Obrigado pelo testemunho e espero que se resolva situação o mais rápido possível pois não é aceitável ficar sem os nºs de telemóvel por terem sido supostamente "cancelados"...
O simulador não considera as novas operadoras low cost?
Bom dia, na minha opinião a Digi neste momento está ainda muito atrasada em relação às outras operadoras. É normal nesta altura de querer entrar no mercado, mas não é só entrar tem que se ter os serviços a funcionar a 100,%, e isso não está a acontecer. Eu tentei renegociar o meu contrato com a minha atual operadora, onde não baixaram os preços. Então pensei ir a outra operadora onde me deram mais vantagens e por menos dinheiro . Neste momento vou esperar que a Digi se instale como deve ser depois logo se vê. Talvez daqui a 2 anos quem sabe? Mas até lá prefiro pagar mais mas também fico mais bem servido.
Esta operadora, deixa demasiado a desejar. Durante o periodo de adesão e portabilidade, tudo correu bem e correctamente informado sobre os diversos pontos de situação. O cartão foi recebido sem problemas e fui informado de que a portabilidade seria efectuada em um dia especifico e que poderia existir uma falha temporária de serviço, até ai nada a reclamar. Quando tentei usar o cartão SIM recebido, o mesmo não funcionava, por qualquer defeito que desconheço (mas defeitos de fabrico, são situações que não se controlam), até ai tudo certo. Foram pronto a enviar uma segunda via, de substituição, mas ai começou o problema. Abri um chat de suporte para pedir ajuda com a situação, dado que não tinha o serviço movel disponivel (1 semana sem o meu numero e sem qualquer forma de fazer chamadas). O operador que me atendeu, quando informado sobre a situação, informou que deveria contactar uma linha para activação do cartão. Informei que não tinha forma de contacto, devido a não ter o meu numero activo, pelo que fui informado que deveria ligar de um outro telemovel ou telefone fixo. Informei que não tenho outro serviço possivel, para contactar o numero e questionei qual a parte que o mesmo não entendia acerca disso. O mesmo foi arrogante e simplesmente não ajudou com a activação. Não recomendo a operadora, pois no momento que precisamos realmente de ajuda, não ajuda. Recomendo que procurem soluções, em outros operadores mais implantados no local, como MEO (e tarifários associados como a Moche) ou NOS (ou tarifarios associados como a wow). A operadora "Amigo", que carinhosamente apelidei de "Falso amigo", é do grupo Vodafone, pelo que tendo estas situações em conta, envergonha uma marca que sinceramente costuma ser de confiança.
Agora, aderi a outro serviço concorrente e, espero que não seja dificultada a portabilidade. Sinceramente, nesta questão, estou muito reticente.
Olá, B R
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A EQUIPA DECO PROteste, Saber é Poder
Esta operadora é uma desgraça, enviei a documentação para a activação há 4 dias atrás bem como a portabilidade e até agora nada aconteceu. Uma portabilidade que demora um dia útil e agora estou sem comunicações porque são incompetentes.
Telefonei ao apoio ao cliente e dizem que não podem fazer nada nem existe nenhum tipo de informação quando a activação será feita.
Olá, J S.P
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Obrigada,
A EQUIPA DECO PROteste