última atualização: 09/04/2021

Dicas para comprar carro online

Comprar carro online permite poupar tempo e é uma alternativa segura, nos dias que correm. Se está a considerar comprar carro numa loja online ou numa plataforma de venda de automóveis, saiba quais são as diferenças e quais os cuidados a ter. 

Loja online ou plataforma de venda de automóveis?

Uma loja online funciona como um stand físico, tem uma carteira de veículos e é responsável por todas as informações divulgadas no site. Todas as informações relativas a dados pessoais, termos e condições da venda, garantia e direito de livre resolução, bem como, as formas de pagamento disponíveis ou o processamento da entrega, devem ser disponibilizadas de forma simples e clara.  As lojas online de venda de automóveis devem, ainda, permitir a apresentação de reclamações. 

Já as plataformas são meras montras de veículos online, onde os vendedores podem anunciar. Toda a informação e processos relativos à venda, incluindo garantia, direito de livre resolução nas compras realizadas à distância, meios de pagamento, formas de entrega e reclamações, são responsabilidade exclusiva de cada vendedor. Ou seja, a plataforma não está sujeita às mesma exigências que a loja online. Outra desvantagem: nem sempre a plataforma disponibiliza toda a informação necessária e tem de contactar o vendedor.

Na contratação de um crédito, não deverão existir diferenças entre lojas e plataformas. 

Dicas para comprar carro online em segurança

    • Certifique-se de que existe um cadeado na barra de navegação ou na barra inferior da janela, ou se o endereço começa por "https://".

    • Procure informações e opiniões sobre a loja online ou a plataforma que está a considerar.  

    • Verifique se a identificação da entidade responsável pelo site está completa e se existem contactos telefónicos e eletrónicos. Nas plataformas: confirme os dados do vendedor responsável pelos anúncios.

    • Veja se existe a possibilidade de apresentar reclamação.

    • Se quer mesmo comprar um veículo online, leia os termos e condições. Se tiver dúvidas, questione o site.

    • Verifique se tem toda a informação relevante sobre o automóvel selecionado, como a composição do preço, condições da garantia, meios de pagamento e entrega. Pergunte se pode fazer um test drive, e de que forma. 

    • Se precisar de contrair crédito, compare a proposta apresentada pelo site com as que obtiver noutras instituições de crédito. Nada o obriga a contratar com a entidade parceira do site. 

    • Pergunte se loja online se encarregará dos aspetos burocráticos (no caso da plataforma, o vendedor poderá esclarecer).

  • Se vai comprar à distância, tente saber como poderá exercer o direito de livre resolução.
  • Depois da compra, guarde toda a documentação relativa à transação: os documentos do automóvel, a fatura, o comprovativo de pagamento e a correspondência física ou virtual que tenha sido trocada entre si e o vendedor.


Dúvidas sobre os seus direitos na compra de automóvel online? Partilhe as suas questões e experiências nos comentários. 

Equipa DECO PROTESTE

356 Visualizações 0 Comentários 0 Gostar
Faça login para aceder a este conteúdo. 
User name

Junte-se a esta conversa

Participe nesta conversa, deixando o seu comentário ou questão em Auto da comunidade Mobilidade

Comentários

Seja o primeiro a comentar