última atualização: 05/08/2020

Carros elétricos: quanto custa carregar a bateria?

Deixou de haver postos de carregamento gratuitos em julho, pelo que os utilizadores têm agora de pagar a um dos seis comercializadores de eletricidade. Descubra qual o mais barato.

Os postos de carregamento rápidos (PCR) e alguns postos de carregamento normal (PCN) em espaços privados eram já pagos desde 2018 e 2019, respetivamente. Agora é a vez dos postos de acesso público, até julho de 2020 geridos pela MOBI.E, e agora concessionados a operadores privados. Quem já era detentor do cartão da MOBI.E, a gestora da mobilidade elétrica, deverá obter um novo cartão junto de um dos Comercializadores de Eletricidade para a Mobilidade Elétrica (CEME) para ter acesso a toda a rede pública de postos de carregamento. Na sua maioria, estão situados em espaços de acesso público, como parques de estacionamento, zonas de estacionamento na via pública, centros comerciais, hotéis, aeroportos ou áreas de serviço.

Após a contratação com um comercializador, é-lhe enviado um cartão para a morada indicada no registo. O cartão, independentemente do comercializador escolhido, dá acesso aos mais de 500 postos de abastecimento que compõem a rede pública, sendo os montantes debitados na conta que tiver associado no contrato.

Existem atualmente seis comercializadores, a par de um exclusivo para detentores de veículos da marca BMW. A Prio.E é a empresa com os tarifários mais vantajosos tanto para carregamentos normais como rápidos. Nalguns casos (por exemplo, EDP, Galp, Charge2Go), o utilizador poderá usufruir de determinados descontos ou condições vantajosas, se já for cliente para a energia doméstica ou se contratar um tarifário que inclua a mobilidade para sua casa.

Analisámos as condições de cada um para lhe indicar o mais vantajoso, veja as nossas conclusões. Saiba ainda os cuidados a ter com a escolha do posto de carregamento e como pedir o seu cartão.


Tem dúvidas sobre os carregamentos, tarifários ou cartões? Coloque-as nos comentários e tenha resposta de um especialista.

Equipa DECO PROTESTE

User name

Junte-se a esta conversa

Participe nesta conversa, deixando o seu comentário ou questão em Auto da comunidade Mobilidade

Comentários

Seja o primeiro a comentar