última atualização: 29/04/2020

Há novos sinais de trânsito: já os conhece?

A nova sinalética entrou em vigor a 20 de abril e é a maior alteração feita à sinalização de trânsito, desde 1998. Introduz, entre outros, um sinal de zona residencial ou de coexistência (sinal azul com crianças, que indica a entrada numa zona de coexistência, partilhada por peões e veículo) , um sinal de proximidade de “ZER zona de emissões reduzidas” (ou seja, zona com limitação de emissões de CO2) e uma nova placa que sinaliza as vias reservadas a veículos com alta taxa de ocupação ( um sinal com um carro e a indicação “2+”). 

Confira alguns dos novos sinais em vigor: 

  • Zona 30 km/h: indicação de entrada numa zona onde só deve circular a uma velocidade máxima de 30 km/h, e em que são aplicados dispositivos de acalmia de tráfego, como semáforos que fecham logo que se ultrapasse aquela velocidade.
  • Turismo rural: indicação da existência de um local onde se pratica o turismo em espaço rural.
  • Empreendimento turístico: indicação da existência de um empreendimento turístico, como um hotel, um aparthotel, aldeamento, um resort ou um estabelecimento de turismo de habitação.
  • Via reservada a veículos com alta taxa de ocupação: indicação de uma via de trânsito reservada a automóveis ligeiros de passageiros com dois ou mais ocupantes, para penalizar a utilização do carro com um só ocupante.  
  • Zona residencial ou de coexistência:  indicação de entrada numa zona que é partilhada por veículos e peões, que por ali circulam em simultâneo.
  • Zona de emissões reduzidas: indicação de entrada numa zona onde só é possível a circulação de veículos menos poluentes. Acompanha-se de outra tabuleta, com a indicação precisa da limitação para circular naqueles locais.
  • Linces-ibéricos: indicação de que a via pode ser atravessada por linces-ibéricos.
  • Anfíbios: indicação de que a via pode ser atravessada por anfíbios.

Já viu algum destes sinais? Tem dúvidas em relação a algum deles? 
Partilhe as dúvidas, questões ou opiniões nos comentários!

Equipa DECO PROTESTE

User name

Junte-se a esta conversa

Participe nesta conversa, deixando o seu comentário ou questão em Auto da comunidade Mobilidade

Comentários

Seja o primeiro a comentar