Identificador da Via Verde a dar problemas?
Via Verde: Problemas com identificadores?
"O identificador não estará a registar corretamente as utilizações, logo, se não estiver mal colocado no vidro, tem de ser substituído".
A Via Verde está a propor aos clientes que ainda têm identificadores comprados a mudança para um regime de subscrição. Comprar novo identificador ainda é possível, mas fica mais caro e não dá acesso a estacionamentos nem carregamentos de carro elétrico.
Luz amarela convida a subscrição Via Verde
Em regra, a luz amarela é indicadora de que há problemas com o identificador da Via Verde, que podem dificultar a cobrança dos serviços prestados, sejam de portagem, estacionamento ou outros. Além da eventual má colocação no vidro do veículo, a luz amarela acende também quando expira o cartão multibanco associado à conta Via Verde, obrigando à associação de novo meio de pagamento.Confirmando que nenhum destes problemas estava em causa, alguns consumidores ignoraram o teor da mensagem enviada pela Via Verde, mas muitos seguiram as instruções da missiva e trocaram o seu identificador por um novo. Nessa transação, deixaram de ser proprietários do identificador e passaram a ser subscritores de um pacote de serviços, que tem de ser pago em regime de mensalidade ou anuidade. E porque não compraram novo aparelho? Porque ao seguirem as instruções da mensagem, os consumidores encontraram no site da Via Verde, com grande destaque visual, três ofertas de subscrição:
- O pacote Via Verde Autoestrada custa 5,75 euros por ano ou 49 cêntimos mensais e inclui apenas o acesso ao pagamento de portagens.
- O pacote Via Verde Mobilidade custa 11,50 euros por ano ou 99 cêntimos mensais e inclui aquilo a que os antigos identificadores comprados também davam acesso: portagens, estacionamento, abastecimento, carregamentos de carros elétricos, entre outros.
- O pacote Via Verde Mobilidade Leve dá acesso aos mesmos serviços que o Via Verde Mobilidade, mas só é cobrado nos meses em o serviço for efetivamente usado. Custa 1,25 euros em cada mês de utilização.
Comprar identificador Via Verde custa 35 euros
Só quando o utilizador continua a percorrer a página das ofertas, com olhar atento, é que encontra, numa única linha e muito mais discreta, a referência à possibilidade de compra de um novo identificador. Não há informação sobre o preço do aparelho, mas há a indicação de que este só está disponível para venda nas lojas da Via Verde e que apenas dá acesso ao pagamento de portagens.
O identificador está à venda por 35 euros, para clientes com extrato eletrónico. Se o cliente optar pelo extrato em papel, o preço do identificador é de 42 euros.Se quiser mesmo comprar o identificador para não ficar vinculado a subscrições, o consumidor tem de se deslocar presencialmente a uma loja Via Verde. No entanto, há apenas sete em todo o país e apenas uma loja no interior (Viseu). Três estão concentradas na área metropolitana de Lisboa (Oeiras, Almada e Lisboa). Sobram Porto, Braga e Faro.
Além disso, já não é possível comprar um identificador para aceder a estacionamentos ou carregamentos elétricos. Essa versão completa dos serviços foi, de facto, descontinuada. Se o consumidor quiser ser proprietário do seu identificador, paga um aparelho mais caro, mas perde os serviços que tinha anteriormente e apenas consegue pagar portagens.
Caso não fique satisfeito com as soluções apresentadas pela Via Verde, preencha o livro de reclamações ou registe a sua queixa no portal Reclamar, da DECO PROTESTE.
Porque não é permitido trocar a bateria do identificador Via Verde?
Os identificadores da Via Verde chegaram a durar mais de uma década nas mãos dos seus utilizadores, embora habitualmente precisassem de ver substituída a sua pilha a cada meia dúzia de anos, aproximadamente. O problema intensificou-se para o lado do consumidor quando a Via Verde deixou de aceitar fazer a troca de pilha. A empresa alega que os novos identificadores são invioláveis, logo, não podem ser abertos para substituição da bateria. Assim, o fim de vida do identificador passou a ser ditado pelo fim de vida da sua bateria, não restando ao consumidor outra hipótese que não seja a substituição de todo o aparelho.
No momento da venda, a Via Verde deixa bem claro que o dispositivo comprado apenas está coberto pela garantia legal de três anos e que, findo esse período, qualquer falha do aparelho ditará a sua inutilidade. Já aos clientes de subscrição, a Via Verde assegura a troca gratuita do dispositivo sempre que este apresente qualquer problema, sem limite temporal.
Consumidores com fracas alternativas à Via Verde
Apesar de ter acedido em manter a venda de identificadores, a Via Verde esvaziou o leque de serviços disponíveis nessa modalidade, limitou o acesso a sete lojas e agravou o custo unitário. Por consequência, a opção de compra do identificador deixa de ser vantajosa para os consumidores.É do conhecimento público a ausência de concorrência à Via Verde no pagamento automático de portagens de autoestradas. Por consequência, os consumidores têm vindo a ser confrontados com uma alteração das condições oferecidas, que os obriga a pagar mais por menos serviços, se quiserem continuar a ser proprietários do seu identificador.
Cerca de 90% dos clientes acabam por subscrever o pacote mais caro – Via Verde Mobilidade – que inclui o pagamento de portagens, estacionamentos e carregamentos de carros elétricos, entre outros serviços.
A alternativa à Via Verde também não é favorável ao consumidor, já que implica o pagamento de portagens e serviços a cada utilização. No caso das autoestradas com pórticos, onde o pagamento em tempo real não é possível, os consumidores que não contratam o serviço Via Verde ficam sujeitos a um prazo de 15 dias úteis para regularizar os pagamentos em falta. Por não se tratar de um processo simples, milhares de consumidores têm vindo a ser confrontados com pesadas coimas, que, se não puderem ser pagas, culminam em processos de execução fiscal.
É cliente via verde? Já teve algum problema com os identificadores?
Partilhe a sua experiência.

Acho absolutamente inadmissível a passividade do concedente (ou seja do Estado Português) perante o concessionário, permitindo-lhe uma decisão unilateral sobre as regras impostas aos cidadãos que pretendem circular nas autoestradas ou nas ditas SCTUs nacionais (construídas em grande parte com os impostos de todos nós, ou dos fundos comunitários atribuídos a Portugal), nomeadamente no que concerne ao aumento do custo que decorre da indispensável necessidade de utilização de um identificador, retirando também ao utilizador alguns dos serviços associados a essa mesma "caixinha". Mais dois apontamentos: a utilização dos identificadores (que é boa) conduziu ao quase desaparecimento (por desnecessários) dos postos de pessoal em locais de pagamentos de portagens (o que é um lucro para o concessionário); o sistema instituído de pagamento de uma mensalidade mais não é que a criação de mais um negócio se tipo rentista com uma receita extraordinária que corresponde a vários milhões de euros mensais. Ou seja, a mais um imposto que indirectamente todos os utilizadores estarão a pagar; além de que, futuramente, o valor do aluguer mensal sempre poderá vir a ser "ajustado" por iniciativa unilateral do concessionário.
Petição pela manutenção das vantagens na compra de diapositivo da via verde peticaopublica.com/pview.aspx
Não ao aluguer de dispositivo quando o existente funciona bem
E se eu decidir manter o identificador antigo, apesar das mensagens que estão sempre a enviar?
é esta a questão... eu tenho o meu identificador a funcionar na perfeição quando passo nas SCUTS, já quando passo nas portagens dá a luz amarela e recebo e-mail com aviso. não me apetece estar a fazer a alteração, mas será que posso ter problemas?
A mesma situação. Inadmissível que tentem forçar os clientes a comprar um identificador novo
Sem compromisso, as informaö#oes aqui contidas sobre os identificadores não estão completamente correctas. O Fabricante dos Identificadores informou-me que as pilhas podem ser trocadas. Quando questionei porque razão em Portugal não, logo me disseram que era decisão da via verde. Masi me informaram que têm um sistema que permita o registo e pagamento automático através de um Smartphone. Porque não em Portugal, porque a Brisa/Viaverde acha que não necessita ou não quer aderir ao sistema. Assim me deram a entender. Mais ainda, o fabricante quer manter os Identificadores a funcionar durante a vida longa dos mesmos para reduzir a carga ambiental negative com o lixo electrónico. Num futuro bem próximo vão colocar no mercado aparelhos onde o problema da bateria deixa de existir.
Pessoalmente acabei de retirar um veículo da Via verde e passei a pagar o uso depois de usar, através do site dos CTT ou de outros sites existentes para o efeito.
Assim que me começarem a martirizar com as mentiras usuais do Identificador avariado, retiro também o outro veículo. De acordo com fonte do fabricante de identificadores, avarias dos mesmos são práticamente impossíveis mesmo com calor e a pilha dura cerca de 10 anos ou mais. os consumos são muito pequenos. Confiro com o veículo que ainda circula nas Scuts. O identificador é de 2011. Claro se usarmos todos os dias diversas vezes ao dia, como no caso daqueles que em trabalho o têm de fazer, a vida útil é de cerca de 7 anos.
Portanto, a via verde, para render mais, quer que todos assinamos subscrições com pagamentos mesmo sem uso. Por isso apresenta os erros quando estes não existem. Mas conhecem mal a tecnologia que utilizam. Como não existe reguladora deste serviço e o mesmo é monopolizado, isto está assim. Tempo de acabar-mos com isto!
Tenho uma Via Verde comprada, a funcionar bem, sem problemas. Depois mudei de carro, mudei tudo corretamente no site da Via Verde.
De repente, o meu aparelho "não funciona", aparece-me a luz amarela e a Via Verde diz-me que tenho de o substituir. Mas depois vou a um parque de estacionamento e, surpresa, funciona perfeitamente, luz verde. Portanto, de facto, o aparelho está a funcionar perfeitamente e a Via Verde está a fazer afirmações completamente fraudulentas!
Isto não é de certeza legal? É uma fraude e uma extorsão!
Um texto muito útil e que irá servir para resolver o meu problema
Obrigado
Como outro utilizador já comentou, aconteceu-me exactamente a mesma coisa:
Tenho uma Via Verde comprada, a funcionar bem, sem problemas. Mudei de carro, mudei tudo corretamente no site da Via Verde.
De repente, o meu aparelho "não funciona", aparece-me a luz amarela e a Via Verde diz-me que tenho de o substituir. Mas depois vou a um parque de estacionamento e funciona perfeitamente, bem como continua a apitar nos pórticos e com luz verde nas portagens. Imagino que seja um momento “pretexto” para obrigar a troca de identificador e passar a pagar uma nova mensalidade que até então não pagava. Clássica manobra de empresa monopolista.
Tenho o identificador doa antigos, e mal ou quase nao uso portagens e a via verde tem vindo a enviar mensagens a dizer que o meu identificador nao funciona, que tenho de o substituir. Claro que nao funciona nao passo em portagens nao funciona é obvio. Mas eles querem a todo o custo obrigar o cliente a adquirir um novo e recente dispositivo. É inadmissível tal coisa.
Troquei de carro á 3 semanas, deixei o carri antigo no stand e trouxe o novo, no dia seguinte troquei a matricula do identificador na app da via verde para a nova viatura e já recebi 3 notificações que o identificador não está a registar corretamente a sua atividade.
A nova viatura com o identificador já alterado para a nova matricula, ainda NÃO PASSOU NENHUMA VEZ EM NENHUMA SCUT OU PORTAGEM !!!
A ultima viagem que o identificador leu, foi quando passei numa scout para levar o carro antigo até ao stand, apitou e registou corretamente a passagem.
Incrivel, ninguém mete as mãos nestes bandidos !!!!
Até a data de troca da matricula na app, o identificador sempre apitou nas passagens dos porticos, e luz verde nas portagens das auto-estradas.
Também comecei a receber emails da Via Verde para trocar o Identificador.
é inadmissível que deixemos a Via Verde fazer este tipo de jogo "sujo".
Afinal de contas o dispositivo tem uma pilha dentro, que deveria poder ser mudada.
Abri o aparelho á força, consegui trocar a pilha.... e resolvido... inadmissível que nos queiram obrigar a comprar um novo, ou a fazer a subscrição, quando uma simples mudança de pilha resolve. Simples, não tanto pois o aparelho está desenhado para não ser fácil remover a pilha.. Inadmissível
Foi contactado pela Via Verde por telefone dia 10/11/2023 para substituir o identificador antigo por um novo. A pessoa perguntou se autorizava a gravação, respondi sim. Depois iniciou a conversa dizendo que o meu identificador era dos antigos e que tinha de o substituir por um novo. A substituição não tem qualquer custo, até 31/12/2027. Mas a partir de 01 de Janeiro de 2028 terá um custo mensal de 1,08€ já com IVA. Recebi o novo identificador com as instruções para a sua ativação, mas não vem informação nenhuma do que foi acordado por telefone, nem quanto vou pagar. Não tenho qualquer garantia que em Janeiro de 2028 vou passar a pagar o valor acordado em 10/11/2023, de 1,08€ já com IVA.
Gostava de saber, o que devo fazer.
António Pinho
Olá, António
Dada a especificidade do assunto, aconselhamos a entrar em contacto com o nosso serviço de informação. Basta ligar para o 218 410 858 (chamada para linha fixa nacional, dias úteis, das 9 às 18 horas). Obrigado.
Há uns meses a portagem deu amarelo. Falando com um trabalhador da via verde fui informado que por certo seria a pilha do identificador, mas que a mesma já não podia ser substituída como no passado pela via verde. Trocada a pilha com simplicidade o amarelo continuava. Voltei a ligar e fui informado por um trabalhador, que ainda não tinha o discurso afinado, que uma vez dando amarelo, ficava a matricula marcada e que jamais voltaria a dar verde, mesmo com a pilha e o identificador a funcionar normalmente. A partir dai comecei a pedir o contrato. A DECO intercedeu no sentido de me ser entregue o contrato original escrito na data da compra do identificador. A ViaVerde nunca o entregou ou respondeu à DECO. As poucas vezes que passo nos pórticos, menos de uma hora depois recebo um aviso. E dizem eles que o identificador não funciona! Têm por certo um técnico a voar por cima do meu carro para verem logo que lá passei. Lendo isto, irão por certo afinar o esquema para disfarçar melhor. Recentemente, na empresa, tive o mesmo problema. Como o uso é grande até compramos um identificador novo. Ficou a dar amarelo na mesma :-) . Só depois de muitos emails e telefonemas se resolveu, ou seja, o problema não era do identificador mas da tal "lista" onde marcam os carros que vão forçar a mudar de identificador. O que esperam as autoridades para fazer uma auditoria a este monopólio e agarrar nos identificadores que dizem não funcionar para fazer uma perícia independente? Esta *** visa, simplesmente, criar mais um renda fixa para este monopólio oficialmente autorizado pelo Estado. Os identificadores estão bons, ao contrario do que diz a via verde não há nenhum problema de segurança em substituir a bateria, e o Estado devia trabalhar no sentido de acabar com este monopólio e obrigar a que o serviço de pagamento de portagens seja absolutamente gratuito, pois bem basta já o roubo que é pagar a portagem em si, que aqui na nossa vizinha Espanha é rara e no nosso país é absolutamente exagerada.
Relativamente a este assunto da viaverde, considero isto um esquema bem montado para aumentarem as suas receitas.
Recebi um email a dizer que não estavam a ser registadas as passagens pelo que tinha que substituir o identificador. Acontece que estava fora do pais e não estava a utilizar a viatura.
Constatei no registo da viaverde que o meu identificador é do tipo 1, mais antigo, logo todos os identificador antigos devem estar a receber esta mensagem.
Desloquei me a loja da viaverde para saber o que se passava com o identificador ao qual disseram que não faziam intervenções no identificador e que provavelmente ficou sem bateria e que tinha que ser substituído por não mudam a bateria.
Disse que não era problema de bateria pois tinha sido substituída.
Disseram que não podia mexer no identificador, que é meu, pois fui eu que comprei.
O identificador com bateria nova, continua a dar sinal amarelo, pelo que suspeito que tenham feito uma programação para dar amarelo aos identificadores mais antigos.
Considero que este assunto deveria ser analisado e caso a viaverde tenha agido de má fé, que seja punida exemplarmente.
Na muche. Exactamente o que penso, aliás...tenho a certeza.
Confrontado com a alegada inviabilidade de troca de bateria pela via verde eu próprio substitui a bateria (a tal insubstituivel) e claro testei depois. Como esperado ao passar pela portagem fui saudado pelo verde. Mas claro... foi sol de pouca dura na passagem seguinte passou para o amarelo. É indecente o comportamento da brisa. Nitidamente a forcar as pessoas a pagarem a renda aos senhores das auto estradas. Vergonhoso!
Aconteceu comigo exatamente a mesma coisa!
O dispositivo não é necessário para a contagem das passagens. Os estrangeiros não têm dispositivo.
Quando está com luz amarela o registo é feito na mesma, aliás se deixar o disppsitivo em casa as passagens são contabilizadas na mesma.
Outros paises têm "Via verde" e funcionam sem dispositivo.
Não há paciência para a ViaVerde, não é um parceiro de confiança, vale tudo para forçar os clientes a desistirem dos identificadores com modalidade de compra. A última é forçar os clientes a irem há loja física para mudar a classe de um identificador, mas quando se chega à loja, o serviço não está disponível.
As outras formas mais comuns tem sido:
1) enganar os proprietários de identificadores com modalidade de compra, indicando que estes não se encontram a funcionar corretamente, para que sejam trocados por modalidades com custo mensal.
2) Não permitir a mudança de titular de um identificador.
A conversão de todos os identificadores para modalidades de pagamento periódica representa um encaixe financeiro muito significativo, estamos a falar de 1,14 EUR x milhões de utilizadores, por isso vale tudo, mas confiança é zero. Espero ansiosamente para surgir no mercador uma alternativa à ViaVerde.
C.P.
Tenho um Identificador da Via Verde comprado há muitos anos, mas a funcionar corretamente, sem problemas. Com alguma regularidade (de três em três anos) substituo preventivamente a pilha.
Fui contactado telefonicamente pela Via Verde no dia 22/12/2023 às 16:50 para substituir o identificador antigo por um novo. A senhora perguntou se autorizava a gravação, e eu respondi que sim. Começou então a dizer que o meu identificador era dos antigos, que ia ser descontinuado a partir de 31/12/2027, mas que estavam a fazer uma campanha e que eu podia substitui-lo por um novo, sem custos até essa data. Só a partir de 01/01/2028 passava ater o custo mensal contratualizado.
O que a senhora não disse, foi que o novo identificador só funciona em portagens, não dá para estacionamentos nem dá para postos de carga de veículos elétricos. Mas isso já eu sabia.
Assim, respondi que não estava interessado, que o meu identificador estava a funcionar bem e que eu não ia estar a ter trabalho sem necessidade. Em 2028 pensava no assunto.
Vai daí, PIM! O meu maravilhoso identificador da VIA VERDE "não funciona", dá luz amarela nas portagens, e recebi três emails da Via Verde, um por semana, a avisar que tenho de o substituir:
Assunto: 1º aviso - Atenção ao seu identificador
Assunto: 2º aviso - Atenção ao seu identificador
Assunto: 3º aviso - Atenção ao seu identificador
Mas nos parques de estacionamento, surpresa das surpresas, o identificador funciona perfeitamente e dá luz verde. Aparentemente, a Via Verde limitou-se a registar que a minha matrícula (que a Via Verde lê perfeitamente sem necessidade do identificador para nada) tem um contrato associado a um identificador antigo (que é irrelevante porque o sistema lê a minha matrícula e tenho contrato) e QUE PODE PORTANTO GANHAR DINHEIRO COM ISSO.
Trata-se de uma situação de legalidade muito duvidosa, que configura no meu entender fraude e extorsão!
Exactamente a mesma situação, e na mesma data
Olá, C.P
No início de 2023 a DECO PROteste recebeu várias queixas similares. Concluímos a essa data que a principal motivação para tais contactos era a mudança para um regime de subscrição, dado que o objetivo era reduzir ao máximo os dispositivos adquiridos.
Em resposta à exigência da DECO PROteste, a Via Verde acabou por manter a possibilidade de compra do identificador, mas colocou-lhe entraves.
Aconselhamos a confirmar se não havia outro motivo para disparar a luz amarela, como a má colocação no vidro ou a caducidade do cartão associado.
Relativamente à troca de pilha, chamamos a sua atenção para que a Via Verde deixou de aceitar fazê-lo, invocando a inviolabilidade do identificador.
Caso conclua que não há qualquer problema associado ao dispositivo, pode ponderar a apresentação de reclamação eletrónica (https://www.livroreclamacoes.pt/Inicio/) ou através do portal Reclamar da DECO PROteste.
Obrigada,
A EQUIPA DA MOBILIDADE
DECO PROteste, Saber é Poder
Um Dacia Duster de 2022 paga classe 2 sem o identificador via verde e classe 1 com o identificador. O mesmo carro, as mesmas características e diferenças na classe por ser ou não ser cliente. Uma vergonha. Fazem o que querem
A Via Verde comporta-se de forma aparentemente legal, mas num óbvio contexto de abuso de poder dominante enquanto monopolista deste tipo de serviço. Altera regras a seu benefício, alegando que a esmagadora maioria dos seus clientes acede à sua proposta de substituição de identificador. Hoje com base num montante máximo de 1,14 €/mês que seguramente irá sendo agravado a seu exclusivo benefício.
O departamento jurídico da DECO não atua perante esta situação?
Olá, P.E
Dada a especificidade do assunto, aconselhamos a entrar em contacto com o nosso serviço de informação. Basta ligar para o 218 410 858 (chamada para linha fixa nacional, dias úteis, das 9 às 18 horas). Obrigado.
Olá a todos!
A minha situação é muito similar à maioria das descritas e preconiza um abuso por parte da Empresa Via Verde.
Resumindo:
-Adquiri um identificador em Janeiro de 2013 (há cerca de 10 anos)
-Em Novembro de 2023 começou a acender amarelo.
-Substitui a pilha e deixou de dar amarelos.
-Em meados de Janeiro de 2024 começou a dar amarelos outra vez e começo a receber notificações para subsituir o identificador (já vou no 4º aviso até agora).
-Ligo para a Via Verde e exponho a situação e refiro que o meu identificador está em perfeitas condições. Passa bem nas Scuts, apita e a passagem é registada. Refiro que nas portagens normais dá amarelo, mas é interessante que identifica a classe do veículo, por isso não estará a ser lido?
A assistente diz que o meu identificador está descontinuado e tem de ser substituído, que nas Scuts ainda têm aparelhos antigos, por isso é que dá... (A sério!!!) Que tenho a possibilidade de o substituir.
Ponho a hipótese de substituir o aparelho em modalidade de compra, com as mesmas condições do me contrato atual, mas, novidade das novidades, não dão as mesmas condições em modalidade de compra.
Eu questiono então:
Porque é que a Via Verde pode mudar um contrato unilateralmente?
Onde é que está a preocupação com a sustentabilidade quando deitamos ao lixo aparelhos em perfeito estado de funcionamento?
Porque é este abuso de monopólio de negócio não é denunciado nos média?
Porque é que as pessoas aceitam estas novas condições sem nada questionar?
Em última análise, porque é que o aparelho é necessário, se a empresa continua a cobrar desde que o nosso contrato esteja ativo?
Por fim:
Onde é que nos podemos queixar sobre este assunto?
PS:
+Um aparelho comprado que neste momento custe cerca de 37,5€ e tenha a duração de pilha de 10 anos como o meu, fica a 3,75€ ano, mantendo as condições do meu contrato.
+Um aparelho alugado com os mesmos serviços fica a 13,35 neste momento. Assumindo que o aluguer não aumenta, ao fim de 10 anos são 133,5€. Multiplicando por milhões de clientes, é só fazer as contas....
Similar aos previos, com um agravante... em fins de dezembro via telefônica ja tinha sido "alertada"/ameaçada?? de que ia falhar - primeiro ia ser nos parkings, depois no resto eles tem a conversa gravada...- e que devia trocar de identificador com uma promoção qualquer... Nao aceitei... e falhou... "alegadamente por falha da bateria..." nas autoestradas.
Por tanto agora desisti de contrato mas depois ve ver os vossos comentários nao devia de ter desistido...
Tenho dois veiculos com dois modelos de identificadores diferentes.
Um deles tem +20 anos e já lhe foi substituida a pilha várias vezes, a última substituição (à mais de 1 ano) já não foi a Via Verde a efetuar.
Esteve a funcionar sem problema até à 1 mês atràs, altura em que começou a dar amarelo.
Já tentei fazer reativação do identificador e dizem que está ativo mas no site continua a aparecer como inativo, e como tal quando passo na portagem acende a luz amarela.
O outro é mais recente e precisou de pilha nova no inicio deste ano.
Fiz a substituição e reativação no site da Via Verde, apenas quando liguei para lá me reativaram o identificador.
Começou a funcionar novamente sem problemas, mas na última semana já começou novamente a dar amarelo.
Liguei para a Via Verde e já me estavam a tentar convencer a mudar para o serviço de subscrição.
Desde que fizeram a revisão da oferta comercial no ano passado parecem estar a querer forçar as pessoas a mudar para o serviço de subscrição, ou comprar novo identificador com menos serviços.
Parece-me claramente um abuso o que estão a fazer, dado que não existe concorrência, e não é o pagamento manual de portagens/ estacionamento que dá aos clientes uma alternativa equivalente.
A Autoridade da Concorrência está a analisar isto, ou está a ser preparada alguma ação popular contra a Via Verde?
Olá, R S
No início de 2023 a DECO PROteste recebeu várias queixas similares. Concluímos a essa data que a Via Verde tem vindo a mover todos os esforços possíveis no sentido de promover a mudança para o regime de subscrição, dado que o objetivo é reduzir ao máximo os dispositivos adquiridos.
Aos consumidores visados aconselhámos a confirmar se não havia outro motivo para disparar a luz amarela, como a má colocação no vidro ou a caducidade do cartão associado. O conselho mantém-se válido.
Relativamente à troca de pilha, chamamos a sua atenção para que a Via Verde deixou de aceitar fazê-lo, invocando a inviolabilidade do identificador.
Pode ponderar a apresentação de reclamação eletrónica (https://www.livroreclamacoes.pt/Inicio/), o que não impedirá de registar a reclamação no portal Reclamar da DECO PROteste.
Obrigada,
A EQUIPA DAS FINANÇAS PESSOAIS
DECO PROteste, Saber é Poder