última atualização: 15/11/2022

Carta de Condução: sabe quando tem de renovar?

Carta de Condução: sabe quando tem de renovar?  

Vários condutores têm a carta de condução caducada e não o sabem, isto porque o prazo indicado na mesma pode não estar correto. 

Segundo dados do Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT), mais de 44 500 condutores tinham a carta caducada, em 2021.

E conduzir sem título de condução válido leva a que fiquem sujeitos a uma coima que pode ir dos 120 aos 600 euros ou, caso a carta esteja caducada há mais de dez anos, a uma pena de prisão até dois anos ou multa até 240 dias.

Mas na maioria dos casos, a carta ainda pode ser renovada.

Se não tem a certeza de quando a sua carta deve ser renovada, o nosso simulador pode ajudar.

Quando é que a carta deve ser renovada?

O calendário para a renovação da carta de condução é complexo, pois o prazo de validade varia em função da categoria (os veículos que se pode conduzir) e do momento em que a carta foi emitida.

Para a renovação da carta, são exigidas provas práticas. Provas estas que estão com um atraso de, pelo menos, dois anos: segundo dados do IMT, a 1 de junho de 2022, havia quase 11 mil provas práticas pendentes.

Além disso os exames especiais não foram realizados por incapacidade do sistema perante um fluxo tão elevado de utilizadores.

Os condutores têm ainda de pagar as taxas para efeitos de revalidação da carta e para a realização do exame. Após o pagamento, é emitida uma guia em papel com validade de 180 dias, para poderem continuar a conduzir até ao final do processo. Aquela é renovável mediante a colocação de um carimbo.

Acontece que esta operação tem de ser feita presencialmente e nem todos os serviços do IMT a podem fazer, o que acaba por reduzir muito as possibilidades dos condutores.

Na prática, este procedimento apenas pode ser feito em Lisboa, Santarém e Setúbal, tornando-se uma solução muito complicada para quem vive noutras zonas do País, sobretudo, porque não basta aparecer.

A sobrecarga de trabalho dos balcões do IMT obriga a um atendimento diário limitado, o que leva muitas pessoas a tentar obter senha por vários dias, até conseguirem ser atendidas.

Mais: se conduzirem sem o carimbo válido, estarão a cometer uma infração e podem ser sancionadas pela polícia.

Se tem dúvidas sobre a validade da sua carta de condução, use o nosso simulador e evite coimas. 

Qualquer questão sobre o tema, não hesite em partilhar. 

User name

Junte-se a esta conversa

Participe nesta conversa, deixando o seu comentário ou questão em Auto da comunidade Mobilidade

Comentários

Seja o primeiro a comentar