COMO PEDIR COMPLEMENTO SOLIDÁRIO PARA IDOSOS?
As dificuldades económicas estão a afetar cada vez mais famílias. Se vive com os seus pais ou caso eles vivam sozinhos, o complemento solidário para idosos pode ajudar a aliviar o peso das despesas.
Para pedir este apoio basta:
Dirigir-se aos balcões de atendimento da Segurança Social ou na internet, através da Segurança Social Direta. Após fazer login com o seu número de identificação da Segurança Social (NISS) ou com a chave móvel digital, deve seguir estes passos:
- Criar pedido > descrever o que pretende tratar com a Segurança Social > Definir tema;
- Evento de vida > Selecionar Apoio social > Assunto > Selecionar Complemento Solidário para Idosos > Motivo > Selecionar Apresentar um pedido > Confirmar Seleção > Ler a informação disponibilizada;
- Continuar com o pedido > Adicionar documento > Selecionar o formulário e/ou documentos e arrastar para onde indica > Guardar documento > Clicar em Seguinte: Resumo;
- Submeter pedido.
Este apoio é pago mensalmente pela Segurança Social a pessoas com idade igual ou superior a 66 anos e 4 meses (idade atual da reforma) com baixos recursos e que recebam pensão de velhice no regime geral da Segurança Social.
Os pensionistas de invalidez que não sejam titulares da prestação social para a inclusão (PSI) e que não tenham acesso à pensão social, por não preencherem as condições de acesso, também têm direito.
A EQUIPA DAS FINANÇAS PESSOAIS
DECO PROteste, Saber é Poder