última atualização: 27/10/2021
Venda de energias renováveis- painéis fotovoltaicos
Boa noite, gostaria de saber como fazer para ter painéis fotovoltaicos para consumo próprio e para venda de energia. Tenho uma herdade no alto alentejo mais precisamente em Avis e esteria disposto a cobrir uma área de 1,2 ha que se poderá alargar até aos 2 ha. O que posso fazer ?
Sou produtor de energia renovável. Já recebi no primeiro ano 0,65 euros Kw/h. Hoje recebo simplesmente 0,068 euros! Estará certo? O que produzi este mês e vendido á Edp SU-Electricidade seriam ca. 75,00 euros, porém apenas recebi 25,98 euros...
Boa tarde,
Verifique o que o seu contrato diz e através da analise do “Guia de Enquadramento relativo às tarifas aplicáveis aos regimes de micro/miniprodução”, pode ver a evolução do pagamento relativo à energia produzida por unidades de Microgeração, tendo em conta o tipo de contrato e o seu ano de inicio.
Está disponível em: https://www.dgeg.gov.pt/media/xg3jcxu0/guia-de-enquadramento-relativo-%C3%A0s-tarifas-aplic%C3%A1veis-aos-regimes-de-microprodu%C3%A7%C3%A3o_mniprodu%C3%A7%C3%A3o.pdf
Pode anular o seu atual contrato e fazer um novo, em regime de Autoconsumo com a venda de energia excedente, cujo valor pode variar entre 4 a 5 cêntimos, num regime fixo.
É importante que verifique quais são os seus consumos diários e se o valor de energia consumida (expresso em KWh) em horas de sol é elevado. Desta forma irá beneficiar da energia que está a produzir. Se por outro lado existe pouco consumo, pode ainda continuar a ser mais rentável o contrato de microgeração.
Se possível indique qual o numero de painéis aplicados, sua potência e marca, assim como a potência e marca do inversor.
Cumprimentos,
Equipa das energias renováveis
Boa tarde Sr. André Mendes,
Sugerimos que faça a leitura dos documentos publicados no nosso site, nomeadamente: https://www.deco.proteste.pt/casa-energia/eletricidade-gas/noticias/autoconsumo-seis-dicas-para-saber-se-este-e-o-sistema-indicado-para-si.
Em seguida contacte duas ou três empresas que trabalhem nesta área e solicite orçamento para ter uma ideia do valor do investimento e os equipamentos propostos.
Posteriormente pode enviar-nos uma descrição das soluções propostas para que o possamos aconselhar sobre a melhor escolha.
Com os melhores cumprimentos,
Equipa das energias renováveis