última atualização: 24/11/2021

Fotovoltaico para auto consumo da EDP

Boa noite. Fui contactado pela EDP Comercial tentando me vender um painel fotovoltaico para autoconsumo. O sistema deles é eficiente? . e o preço está dentro do que é normal ?

Desde já agradeço a ajuda que me possam dar.

António Carlos

50811 Visualizações 53 Comentários 3 Gostar
Faça login para aceder a este conteúdo. 
User name

Junte-se a esta conversa

Participe nesta conversa, deixando o seu comentário ou questão em Produzir eletricidade da comunidade Energias Renováveis

52 Comentários

Filtrar por :
Faça login para aceder a este conteúdo. 
13/11/2021

Bom dia Sr Pedro
Tenho 2 paineis fotovoltaicos da EDP Comercial e gostava que o Sr Pedro me informasse, por favor, se existe alguma forma de ter sempre presente a leitura do consumo e fornecimento de energia dos paineis sem ter que aderia a App EDP RE:DY sem ter de pagar até porque é um preço bem exagerado a juntar á já exagerada fatura da luz com todas as suas alcabalas e impostos...5 € mensais!!!
Fico com a sensaçaõ que pago mais de eletricidade apos ter colocado os paineis fotocoltaicos.Sera que pode haver algum erro no contador proprio para paineis fotovoltaicos montado por uma empresa sub contartada pela EDP?
Melhores cumprimentos

João Araújo

Faça login para aceder a este conteúdo. 
24/11/2021
, Respondeu:

Boa tarde Sr. João,

A sua instalação é constituída por dois painéis fotovoltaicos e a cada um está associado um microinversor que é um equipamento que vai converter a energia DC (corrente continua) em energia AC (corrente alternada) e posteriormente essa energia é injetada na sua instalação num circuito de tomadas, quadro elétrico parcial ou quadro elétrico geral. Para que possa visualizar o consumo geral da sua instalação elétrica e a produção de cada microinversor, terá de adquirir um equipamento de monitorização da mesma marca. Por exemplo no caso da marca enphase, a aquisição desse equipamento faz com que a garantia dada pelo fornecedor seja de 25 anos. O facto de também ter esse equipamento possibilita o acompanhamento da produção de cada painel ao longo do tempo. A visualização dos valores no portal da marca é gratuita.

Contacte uma empresa que trabalha nesta área e solicite orçamento para colocação deste equipamento.

Depois informe como resolveu a situação.

Cumprimentos,

Equipa das energias renováveis

Faça login para aceder a este conteúdo. 
26/10/2021

Bom dia, gostaria de contar com a vossa ajuda no sentido de saber pormenores técnicos sobre paineis solares EDP, gama PREMIUM de 350 w. Quando se diz que um painel é de 350 watts, estamo a dizer que a produção de 350 w é como?

É instantaneo, por minuto, por hora?

Relativamente a um consumo diário de +/- 13 KW/H, qual a quantidade de paineis necessários? Dizem-me que para um consumo de 360 Kw/h por mês, são necessários 5 paineis ( 1750 w) para compensar o referido consumo.

Agradeço antecipadamente a vossa ajuda no sentido de conseguir perceber como funcionam e quais as reais produções de energia dos paineis solares.

Cumprimentos

Faça login para aceder a este conteúdo. 
28/10/2021
, Respondeu:

Bom dia,

Em primeiro lugar é necessário saber qual o seu consumo real nas horas de sol (expresso em KWh), porque a fatura de eletricidade dá um valor diário, mas o consumo na maior parte das vezes é feito no período noturno. Se por exemplo ao longo do dia apenas tiver ligado um frigorifico, não faz sentido fazer um investimento de 5 painéis fotovoltaicos, pois a produção dos mesmos será toda injetada na rede sem redução na sua fatura de energia, não compensando também a venda dessa energia injetada pois o valor ronda os 4 a 5 cêntimos por KWh injetado.

Para saber o seu consumo real, e duma forma mais simples pode verificar qual a leitura do seu contador às 8h e depois fazer o mesmo ao final do dia e desta forma tem o valor dos KWh consumidos nas horas de sol. Deve fazer esta analise durante 1 semana, incluindo o fim de semana.

Se quiser ter uma ideia mais exata dos seus consumos, então pode adquirir um equipamento de medição de energia e instalar no seu quadro elétrico, recorrendo a um técnico de instalações elétricas certificado.

Com base no valor obtido, então pode calcular a quantidade de painéis a serem aplicados. Duma forma simples pode multiplicar a potência instalada por 4 e obter assim o valor de KWh produzidos num dia. Se por exemplo instalar 1 painel de 350w, irá produzir 1,4Kwh por dia. É um valor médio que poderá ser menor, tendo em conta o microinversor que for aplicado, que regra geral só tem 300W de potência.

Outro aspeto importante é que utilizando a tecnologia dos microinversores pode fazer um “upgrade” à instalação numa fase seguinte, ou seja pode começar por instalar 2 painéis, acompanhar a produção da instalação e o seu consumo através da aplicação instalada no seu telemóvel e posteriormente caso se justifique colocar mais painéis. Esses painéis adicionais são interligados ao circuito já existente, não necessitando fazer mais alterações na interligação já feita com o quadro principal.

Aconselho a que leia os artigos publicados no nosso site:

https://www.deco.proteste.pt/casa-energia/energias-renovaveis/dicas/sistemas-fotovoltaicos-autoconsumo-saber-antes-investir

https://www.deco.proteste.pt/casa-energia/energias-renovaveis/noticias/como-avaliar-escolher-sistema-fotovoltaico-autoconsumo

Alguma dúvida adicional, disponha

Cumprimentos,

Equipa das energias renováveis

Faça login para aceder a este conteúdo. 
16/09/2021

Boa noite a todos deste blog

Futuramente pretendia introduzir uns tantos painéis de auto consumo no telhado da minha casa que tem de área uns 85m2 sensivelmente, cabe certamente uns 12 painéis, ou seja uns 6 numa das águas do telhado e mais uns 6 na outra água,, estas águas estão viradas respectivamente para este e oeste, visto que para sul tenho uma varanda e não tem viabilidade para meter painéis, sobre as propriedades da casa estamos a falar de uma casa com 6 pessoas e de um quadro elétrico de potência contratada de 6.9 Kva
O que tencionava fazer era encontrar uma solução que valesse apena para tentar rentabilizar a imensa luz que tenho na casa e de certa forma diminuir o custo da fatura mensal, ao fazer um investimento avoltado de kit de painéis de auto consumo monofasico com baterias iria ajudar bastante o consumo e quase não depender da rede eletrica?

Faça login para aceder a este conteúdo. 
20/09/2021
, Respondeu:

Bom dia,

Em primeiro lugar deve saber o seu consumo elétrico diário, expresso em KWh e posteriormente dimensionar a solução face a esses valores. O ideal é colocar um sistema de monitorização no seu quadro elétrico ou eventualmente no próprio contador inteligente através da porta HAN, como já se falou na nossa comunidade.

Se não desejar fazer esse investimento, então faça uma leitura dos valores do contador ao inicio do dia e outra ao final do dia ao longo de uma semana e veja os consumos diários.

Visto que pretende a colocação de painéis com diferentes orientações, pode optar por duas soluções:

  • Microinversores - Cada um funciona de forma independente e por isso pode ter associado um painel com diferente orientação. É uma solução mais barata e permite ir aumentando há medida das suas necessidades. Tem também a vantagem de poder ir acompanhando o funcionamento de cada painel ao longo dos anos, sendo apenas possível se instalar o sistema de monitorização da marca do microinversor.

 

  • Inversor Central – Implica um maior investimento e uma maior quantidade de painéis. É necessário que o inversor tenha dois MPPT, pois terá diferentes orientações dos painéis fotovoltaicos (Este/Oeste). Neste caso faz mais sentido a colocação de um inversor hibrido (preparado para baterias).

Cumprimentos,

Equipa das energias renováveis

Faça login para aceder a este conteúdo. 
31/07/2021

Boa tarde

Desde 2015 que tenho instalados na cobertura da garagem quatros painéis solares de 250 W + quatro microinversores de 235 W, instalação solar adquirida à EDP - Comercial.
Ainda no período de garantia de dois anos comecei a reclamar, sucessivamente, devido ao facto de a produção total raramente atingir os 800 W , considerando os meses de Maio a Agosto e uma condição atmosférica de céu limpo. Desde Fevereiro de 2021 que faço um registo de leituras que enviei para a EDP e não mereceu qualquer comentário. Tenho obtido sempre a mesma resposta: "o desempenho técnico da instalação está conforme o previsto" entre outras que não acrescentam nada ao tema em apreço, tenho recebido respostas sem qualquer conteúdo técnico.
Os painéis estão orientados a sul com uma inclinação de 20º. Também tenho reclamado devido ao ângulo de inclinação dos painéis ser reduzido, obtenho como resposta que inclinação está correta porque o valor a considerar é: 15º a 40º.
Não justificam o intervalo 15º a 40º, questionados sobre a latitude do local de montagem da instalação não obtive resposta.
Na zona geográfica onde habito existem diversas habitações com instalações solares adquiridas à EDP, todas têm os painéis instalados com um ângulo superior a 20º.
Adquiri um "power meter" para monitorizar a produção, a aplicação re:dy não é fiável porque não acompanha em tempo real as oscilações da produção.

Faça login para aceder a este conteúdo. 
05/08/2021
, Respondeu:

Bom dia Sr. Luís Moreira,

Relativamente à inclinação dos painéis, e no caso de querermos uma utilização anual, regra geral devemos considerar a latitude do lugar menos 5º e sendo assim teríamos uma inclinação final de cerca de 33º.

Pode fazer uma simulação da produção mensal e anual, utilizando o programa pvgis (https://re.jrc.ec.europa.eu/pvg_tools/en/#PVP), colocando neste o local exato da instalação, a orientação, inclinação dos painéis e sua potência. Deverá ter em consideração que apesar de ter instalado 1KW, o sistema só consegue injetar 940W, devido à potência dos microinversores.

Caso seja possível verifique qual a marca dos microinversores e veja se existe algum equipamento de monitorização, para que possa perceber o que se está a passar com a produção de cada painel. Esta analise permite detetar alguma falha que possa estar a acontecer com o painel ou com o microinversor.

Outro aspeto importante é perceber se toda essa produção está a ser consumida ou se existe excedente. Tem noção daquilo que se está a passar?

Cumprimentos,

Equipa das energias renováveis

Faça login para aceder a este conteúdo. 
21/07/2021

Boa Tarde
Tenho uma proposta para três painéis fotovoltaicos de EDP
Marca LG garantia de 25 anos
Uma mensalidade de 39.99 por mês durante 60 meses mesea
Será que é rentavel e valerá a pena

Faça login para aceder a este conteúdo. 
25/07/2021
, Respondeu:

Boa tarde,

Aconselhamos a leitura dos seguintes artigos:

https://www.deco.proteste.pt/casa-energia/energias-renovaveis/noticias/como-avaliar-escolher-sistema-fotovoltaico-autoconsumo

https://www.deco.proteste.pt/casa-energia/eletricidade-gas/noticias/autoconsumo-seis-dicas-para-saber-se-este-e-o-sistema-indicado-para-si.

Peça também orçamento a outras empresas e compare as soluções propostas.

Estamos disponíveis para numa segunda fase o auxiliar na sua decisão.

Cumprimentos,

Equipa das energias renováveis

Faça login para aceder a este conteúdo. 
26/03/2021

EU TENHO DOIS PAINEIS FOTOVOLTAICOS, MANDARAM CONTADOR PARA LIGAR A FICHA ONDE ESTAO LIGADOS OS FOTOVOLTAICOS, DEVERIA PRODUZIR 500 WTS E NAO PASSA DOS 248,NAO CONSIGO PERCEBER

Faça login para aceder a este conteúdo. 
01/04/2021
, Respondeu:

Bom dia,
No seguimento do seu contacto, solicitamos o envio da seguinte informação:
1) Local da instalação;
2) Marca e potência dos painéis fotovoltaicos;
3) Tipo de estrutura aplicada (telhado ou terraço);
4) Orientação e inclinação dos painéis;
5) Marca e potência dos Microinversores;
6) Marca e modelo do contador instalado.
Com base nessa informação já poderemos fazer uma simulação e dar-lhe uma estimativa da produção, diária, mensal e anual. Esta produção é expressa em KWh.
Cumprimentos,
Equipa das energias renováveis

Faça login para aceder a este conteúdo. 
18/03/2021

Estou neste momento com 5 pedidos de apoio, reclamação para ERSE, reclamação no portal da queixa, reclamação junto da DeCo (esta com início agora), se isto esclarecer a qualidade de serviço ao cliente da EDP.
Prometem 1 ano de desconto 10% (que em parte compensaria serem mais caros que a concorrência) mas só me aplicaram pouco mais que 10 meses e recusam-se a consultar as faturas que fazem prova e a corrigir.

Faça login para aceder a este conteúdo. 
08/03/2021

eu mais um a quem a EDP me conseguiu envolver neste processo , estando eu mais que arrependido.
cada mês que passa, paga mais de factura de luz. ainda hoje fui comparar desde a instalação dos paineis e passou dos 90€ mensais , para 156€. Estou cansado de reclamar no livro de reclamações, na pagina da EDP, no provedor da EDP, e resposta é sempre a mesma... Por ausencia de dados , necessitamos de mais 15 dias" e ja passaram meses e eu a pagar!
já não sei o que fazer mais. Quase que me apetece dizer que os paineis estão a entrar no meu consumo! Não vejo razão para este aumento ***, sendo que mantenho o meu bi-horário e de inicio passei algumas coisas que trabalhavam de noite e passaram para a hora de almoço, sempre com sol, não da encoberto, e a factura sobe! alguem que me explique!!!

Faça login para aceder a este conteúdo. 
14/04/2021
, Respondeu:

@Sergio Belo - Provavelmente o seu contador, o que está na rua, não foi substituido. Se continuar a usar o contador velho, toda a produção que os paines fazem voce vai pagar por isso porque o contador não distingue de produção vs consumo... se fosse a si desliagava os paineis até trocarem o contador.

Faça login para aceder a este conteúdo. 
10/03/2021
, Respondeu:

Bom dia,
Em primeiro lugar peço que nos informe qual a quantidade de painéis que foi colocada e em que local está a ser efetuada essa injeção, podendo estar a ser feita numa tomada, no quadro elétrico principal ou parcial. Se conseguir verifique também a marca e modelo dos painéis solares e dos microinversores que foram instalados.
Em segundo lugar confirme se já foi efetuada a troca do contador existente por um contador bidirecional. No caso de não ter sido e se estiver a injetar na rede, essa produção pode estar a ser contabilizada como consumo.
Para que possa saber o que está a produzir e consumir tem de ser instalado um sistema de monitorização. O ideal seria ser aplicado o da empresa que lhe instalou os painéis para que assim pudessem verificar o que está a acontecer.
Cumprimentos,
Equipa das energias renováveis

Faça login para aceder a este conteúdo. 
24/01/2021

Estes Srs do solar da EDP comercial,não são sérios.
Contratei 4 paineis solares com sistema Redy.
Tenho o sistema a funcionar há 1 mês e ainda não me forneceram o acesso á aplicação Redy.
Fiz várias reclamações nas ajudas da edp comercial mas tudo em vão.
Também já contatei o portal da queixa, estes já entraram em contato com a EDP comercial, foi me dito que 5 ' antes tinham enviado o referido mail,até hoje estou á espera que mo enviem.
Aconselho outro fornecedor.

Faça login para aceder a este conteúdo. 
08/12/2020

Bom dia, duas questões:

1- Sou mais um a quem a EDP propôs a instalação de painéis solares. Recomendam dois painéis de 0.54KW com 2 microinversores (ignoro o que são), com preço a pronto de 1291.2 euros, ou 26.9 euros durante 48 meses.
O meu gasto médio de eletricidade anda nos cinquenta e tal euros.

Será uma oferta vantajosa?

2- Tenho um sistema de aquecimento central, com caldeira a gaz, que raramente uso devido ao custo elevado. Este, ou outro sistema de painéis pode ser usado para a água dos radiadores?

Obrigado pela vossa ajuda.

Faça login para aceder a este conteúdo. 
13/12/2020
, Respondeu:

Bom dia Sr. António Bastos,

Em primeiro lugar deverá analisar a sua fatura de eletricidade e ver o valor médio mensal do seu consumo, expresso em KWh. Com base nessa informação e tendo em conta os seus consumos ao longo do dia, já pode fazer uma analise se a proposta está adequada as características da sua instalação. A instalação desses dois painéis (potência: 540W) irá produzir cerca de 2.16KWh por dia (valor médio diário, obtido no programa de simulação PVGIS).

Cada microinversor está ligado a um painel fotovoltaico e tem a finalidade de transformar a energia que é produzida por este (corrente continua) em corrente alternada e a uma tensão de 230V que posteriormente é injetada no seu quadro elétrico ou eventualmente numa tomada monofásica que esteja mais perto da instalação dos painéis. Este tipo de sistema tem a vantagem que pode, em qualquer altura, aumentar a sua produção, simplesmente ligando mais um microinversor e painel e interligando com a cablagem existente.

Para que possa perceber qual o seu consumo e a produção dos painéis é importante que peça a instalação do sistema de monitorização.

Se tem dúvidas sobre a solução que lhe apresentaram, sugiro que contacte mais duas empresas e solicite uma visita técnica e posterior orçamento.

Relativamente à segunda questão, os painéis fotovoltaicos não são utilizados para o aquecimento central. Em algumas situações são utilizados os coletores solares térmicos, mas visto que a temperatura do circuito de aquecimento é elevada, implica a colocação de bastantes unidades e no Verão terá de existir uma forma de dissipar essa energia, normalmente para o aquecimento de uma piscina exterior.

Sugiro a substituição da caldeira por uma caldeira de condensação, ou eventualmente a instalação de equipamentos de ar condicionado.

Cumprimentos,

Equipa das energias renováveis

Faça login para aceder a este conteúdo. 
23/11/2020

Foi abordado por um individuo que diz ser da EDP que face ao meu perfil de consumidor, cerca de 20kw/dia, me propôs 4 painéis, com um custo de cerca de 2400 € ( tenho 13.8 de potencia contrata trifásica). Segundo ele alem de não ter que pagar nada inicial, o valor do investimento seria amortizado em 48 prestações e ainda pagava menos mensalmente porque beneficiava da isenção da CIEG.
Vi num dos comentários que o meu autoconsumo apenas injetava energia numa fase, ora, tendo eu trifásico significa que todos os equipamentos de consumo que estejam noutra fase estão a consumir energia da rede, é verdade? Agradecia esclarecimento de alguém entendido no assunto.

Faça login para aceder a este conteúdo. 
02/11/2020

Como devo calcular de uma forma real o número de painéis a instalar para produção de energia na minha casa? Aqui são colocadas com muito enfase a escolha da EDP para a montagem. Será que é a mais barata e melhor?

Faça login para aceder a este conteúdo. 
06/11/2020
, Respondeu:

Bom dia Augusto, 

Para ter o número de painéis adequado ao seu perfil de consumo, sugerimos que contacte duas a três empresas e solicite uma visita técnica para avaliação das condições de instalação e definição do tipo de sistema que melhor se adapta aos seus consumos elétricos.

Se desejar, poderá partilhar as propostas nesta comunidade e ajudaremos na sua escolha, que deve ter em conta as características técnicas dos equipamentos propostos e, obviamente, o valor do investimento.

Obrigado, 
Equipa Energias Renováveis

Faça login para aceder a este conteúdo. 
25/09/2020

Boa tarde. Tenho uma proposta da EDP para instalar 4 paineis fotovoltaicos,como sugestão do comercial, e conforme o meu consumo, Pergunto se isto é uma opção viável, quando pago 100€ por mês em consumo numa solução bi-horária?

Faça login para aceder a este conteúdo. 
04/10/2020
, Respondeu:

Bom dia,

Em primeiro lugar deverá conhecer exatamente o seu perfil de consumo, ou seja saber qual o gasto de energia ao longo do dia. Para isso terá de ser colocado um equipamento de medição no seu quadro elétrico principal, que poderá posteriormente servir para a solução que vier a optar em termos de produção de energia.

Com base nessa informação verifique se a sua potência contratada está ajustada ao seu perfil de consumo, pois por exemplo em muitos casos pode fazer a alteração de trifásico para monofásico e desta forma reduzir os seus gastos mensais, mas também ficar com uma instalação elétrica mais “ajustada” à produção de energia pois tudo aquilo que é produzido é injetado em apenas uma fase.

Tendo em conta o perfil de consumo e o consumo total diário em KWh, peça para lhe fazerem uma cotação mais simples com painéis fotovoltaicos e microinversores e com inversor hibrido que no futuro irá permitir-lhe o “upgrade” para a colocação de baterias.

Deverá solicitar à empresa um estudo do período de retorno, tendo em conta o investimento e a poupança que o sistema irá gerar.

Para que possa comparar as diversas soluções que existem no mercado proponho que peça orçamento a mais duas empresas da sua área de residência.

Cumprimentos,

Equipa das energias renováveis

Faça login para aceder a este conteúdo. 
10/09/2020

CUIDADO MUITO CUIDADO! ANDA MUITA GENTE A PROMETER...
Como associado da DECO comprei dois painéis através da campanha que foi realizada pela DECO a nível nacional sendo que um teve uma avaria no "microinversor" passado cerca de dois anos. O PAINEL NÃO PRODUZ NADA. Certo é que a DECO durante MAIS DE 1 ANO ainda não me conseguiu resolver a situação. Estamos a falar de um PARCEIRO/COLABORADOR da DECO, imaginem ao que isto chega, até com uma associação que defende os consumidores.
BOA SORTE.

Faça login para aceder a este conteúdo. 
14/07/2020

Recebi proposta da edp.
Será rentavel colocar 3 paineis solares ou nao terá o efeito no consumo face ao preco de 2000 euros no investimento inicial?

Faça login para aceder a este conteúdo. 
15/07/2020
, Respondeu:

Cara Maria,

e precisa dos 3 painéis? Como chegaram a esse número (não sabemos a potência de pico do sistema)? Consegue consumir, durante o dia quando há sol, a totalidade da eletricidade produzida pelos 3 painéis? Se não sabe as respostas a estas questões, não avance antes de as ter... Analise e verifique o perfil de consumo da sua habitação e garanta que a totalidade de produção do sistema de autoconsumo é consumido pela sua habitação... Caso contrário, deve investir os 2.000€ em novos eletrodomésticos (mais eficientes e cujo funcionamento continuado conduzam a uma efetiva redução da fatura de eletricidade).

A Equipa Energias Renováveis 

Faça login para aceder a este conteúdo. 
15/07/2020
, Respondeu:

Tente outros orçamentos para a mesma potência, e depois compare. Se o valor for muito diferente e lhe oferecer garantias opte pelo mais barato, se o preço for muito similar tem a vantagem da EDP oferecer os 10% de desconto de não estou a dizer nenhuma asneira.

Faça login para aceder a este conteúdo. 
06/08/2019

A minha opinião é que existem propostas mais baratas no mercado, passo a explicar.
O ano passado comprei 2 painéis com 550 w no total para 500 w, de autoconsumo por 600€ já com IVA.
A montagem foi feita por mim e tive que fazer o apoio para os painéis ficou em 50€ e mais quase um dia de trabalho.
Agora vamos falar de autoconsumo o que as empresas querem é que as pessoas coloquem potência com fartura, para depois essa potência seja injectada na rede de graça, quem lucra é a EDP e a empresa que quer vender paineis com fartura.
O autoconsumo é para tentar compensar o consumos das pessoas, por exemplo uma pessoa tem em casa um frigorífico um ruter, e mais um ou outro consumidor de energia constante e faz um total de aproximadamente 500w, qual é o interesse em colocar mais potência? Nenhum.
Isto porque os painéis de manhã tipo 8:00 estão a produzir no máximo 100 w, e estão pessoas em cada, á hora do almoço por norma as pessoas estão a trabalhar e os painéis estão no máximo da sua capacidade 500w, o que a casa não consumir a EDP recebe de graça...., á noite os painéis não produzem e o consumo aumenta devido as pessoas regressarem do trabalho, benefício zero.
Este exemplo e mais para durante a semana ao fim de semana e um pouco diferente.

Faça login para aceder a este conteúdo. 
11/09/2020
, Respondeu:

Boa tarde, esses seus paineis estão ligados também á rede da Edp? Já é legal comprar e montar sem ligar á Edp? Desculpe a minha ignorancia, ando a estudar o caso para instalar na minha habitacao..obgda

Faça login para aceder a este conteúdo. 
18/09/2020
, Respondeu:

Olá, Teresa, 

A legislação permite que produza a sua própria energia sem estar ligada à rede elétrica nacional, ou seja terá um sistema “OFF GRID”, com acumulação da energia em baterias. Este tipo de sistema é mais utilizado em zonas sem acesso à rede elétrica nacional. 

Caso já tenha um contrato de fornecimento de energia, então sugerimos que faça uma instalação de produção de energia em Autoconsumo, ou seja produzirá a sua própria energia e, em simultâneo, quando necessitar irá consumir a energia elétrica proveniente do seu fornecedor.

No caso de optar por um inversor híbrido pode acumular o excedente da sua produção em baterias de lítio e à noite utilizar essa energia, conseguindo assim uma maior independência energética.

Aconselhamos que contacte primeiro duas ou três empresas especialistas nesta área e veja se tem condições para a instalação dos painéis fotovoltaicos.

Esperamos ter ajudado. Caso tenha alguma questão adicional, disponha. 

Obrigado, 

Equipa Energias Renováveis. 

Faça login para aceder a este conteúdo. 
01/08/2019

Pagas os painéis mas nunca são teus, no dia em k rescindires com a edp e passares a outra empresa de electricidade tens k devolver os painéis, de resto garanto k funcionam perfeitamente e Redu pra menos de metade o valor das faturas já com a prestação dos mesmos..
Tenho 5 em 2 casas e valeu a pena. Tirando o facto de nunca serem nossos...
Cumprimentos

Faça login para aceder a este conteúdo. 
17/01/2021
, Respondeu:

Bom dia Ana,

Teve que pagar a instalação do novo contador? Instalei em casa um painel solar e o comercial disse me com todas as letras que tinha que alterar o
Contador mas que não tinha que pagar nada por isso. Recebo agora uma carta da edp a cobrar quase 100€ para instalação do mesmo!

Faça login para aceder a este conteúdo. 
06/12/2020
, Respondeu:

Depende do tipo de pagamento se for a pronto pagamento são de quem os comprou, se for a prestações em 48x (exemplo) a EDP pede o resto que falta para amortizar o custo final e depois sim pode modar de fornecedor se for pagos a pronto qual hora pode mudar de companhia.

Faça login para aceder a este conteúdo. 
24/05/2019

Boa tarde
Eu também tenho dúvidas sobre esta proposta, por isso agradeço uma opinião mais informada. Obrigado

Faça login para aceder a este conteúdo. 
10/07/2019
, Respondeu:

Boa noite, eu também já vi a propostas da EDP e só são vantajosas para a EDP, pois os valores são maiores que os valores os instaladores. em média o valor da EDP fica 150 mais caro por painel. e há outra coisa que eles não falam.que é a energia produzida e não gasta vai ser injectada na rede a valor de 0,00 /Khw. para depois eles venderem a outros consumidores.
caso se queira vender a energia em excesso tem de se comprar um contador extra que custa +/- 600,00€
mesmo com a "oferta" de 10% ou 20% durante a noite. acho que os 150€ por painel e estar a dar energia a EDP.
mas é só a minha opinião. cada um tem a sua.

Faça login para aceder a este conteúdo. 
21/05/2019

Boa tarde António,
Eu instalei painéis fotovoltaicos na minha casa o preço foi de 1425€+200€(instalação) por 5 paineis de 275W (total 1.425W) fiz umas simulações aqui re.jrc.ec.europa.eu/.../tools.html, para aquecimento de águas comprei uma bomba de calor (consumo de 350W)
Como estava a construir uma moradia tinha de instalar produção de energia renovável e a alternativa era os termo solares que custavam mais 500 a 1.000€, foi uma decisão muito fácil e após 3 meses estou muito contente.
Tenho a vantagem de estar reformado e ser fácil pôr "as máquinas a trabalhar" quando há sol...

Jorge

Faça login para aceder a este conteúdo. 
25/09/2019
, Respondeu:

Ola Jorge, pode dizer qual a sua bomba de calor sff?
Obrigado

Faça login para aceder a este conteúdo. 
24/05/2019
, Respondeu:

Olá Jorge,

A sua partilha é muito importante para que possamos disponibilizar mais informação a todos os membros da comunidade e promover a confiança no investimento em energias renováveis.

Permita-me perguntar:

Toda a energia que produz por intermédio do seu sistema fotovoltaico é na sua totalidade consumida? Pode esclarecer-nos aproximadamente os seus consumos diários (equipamentos de consumo elétrico que usa) e frequência da casa (agregado, durante todo o dia)?

Um pequeno resumo para que outros membros se possam identificar com o seu caso e perfil de consumo.

Cumprimentos 

Equipa Energias Renováveis