última atualização: 02/06/2022

Contadores inteligentes: tem dúvidas sobre a nova geração de contadores de eletricidade?

Olá a todos(as),

Queremos saber a sua opinião sobre estes equipamentos. Se tiver dúvidas ou comentários, coloque aqui na comunidade. 

Escreva o seu comentário, receios sobre o novo equipamento ou outras questões relevantes. Teremos todo o gosto em ajudar!

Até breve,

Equipa Energias Renováveis

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28 Comentários

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26/05/2022

Boa tarde
No dia 14/02/2022 foi instalado um contador inteligente na minha habitação tendo o técnico informado que o contador envia a leitura de forma automática coisa que não acontece.
No dia 20/05/2022 desloquei-me ao contador para fazer o envio da leitura e registei 297 em cheias 79 em ponta e 228 em vazio qual o meu espanto quando me disseram que não podia enviar a leitura porque estava abaixo da ultima leitura registada...
Aparentemente segundo a minha operadora de energia informou-me que a e-redes enviou uma leitura referente ao meu contador do dia 23/04/2022 com os consumos em kWh de 310 em Vazio 142 em Pontas e 385 em Cheias...
Já fiz reclamação junto da minha operadora mas ainda não obtive resposta

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02/06/2022
, Respondeu:

Bom dia,

 

Deve fazer o registo no site da E-redes e desta forma tem acesso aos registos diários de consumo e energia injetada na rede da sua instalação elétrica.

Verifique se os valores que aparecem são idênticos aos que estão no contador.

 

Sugiro que também faça na reclamação através do nosso site em: www.deco.proteste.pt/reclamar

 

Ao seu dispor para qualquer esclarecimento adicional,

 

Com os melhores cumprimentos,

Equipa das energias renováveis

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29/04/2022

Boa tarde.
No dia 17-12-2021 recebi um técnico da E-REDES para proceder à substituição do contador de electricidade antigo por um dito inteligente. Devo esclarecer que, na morada em causa, não tenho qualquer equipamento ligado, pelo que mantenho o quadro da electricidade desligado quando estou ausente. O quadro foi ligado propositadamente para que a assistência técnica pudesse operar. Concluída a intervenção, o técnico entregou-me o folheto com explicações sobre o novo equipamento. Ao pressionar o botão de controlo, pude verificar os códigos que apareciam no visor e as informações a eles associadas. Nos códigos 1.8.1 e 1.8.2 -Consumo horas de vazio e horas de ponta, respectivamente- tinha a informação de 0 KWh, mas no *** 1.8.3 -Consumo horas cheias- aparecia um consumo de 4 KWh. Na meia hora que demorou a instalação, não foi consumida energia, com excepção da lâmpada do tecto e do eventual equipamento utilizado pelo técnico. Este afirmou que os 4 KWh que surgiam no visor correspondiam ao consumo num outro local onde alegadamente o equipamento estivera previamente instalado, mas reiterou que o consumo em causa fora pago pelo cliente proprietário do local de instalação anterior e que "obviamente" não me seria cobrado. Esta situação causou-me estranheza e pareceu.me de todo irregular. Ainda assim, dei o benefício da dúvida ao técnico. Terminado o serviço, voltei a desligar o quadro da electricidade antes de sair do apartamento, ao qual não regressei.
Ao contrário do que havia sido assegurado pelo técnico, o valor correspondente ao consumo de 4 KWh foi-me cobrado na factura seguinte. Não consigo compreender por que motivo foi instalado no apartamento um contador inteligente já com um consumo prévio alheio e pergunto-me se a EDP Comercial terá cobrado o consumo dos mesmos 4 KWh a dois clientes diferentes, proprietários das habitações onde o contador foi instalado. No limite, esse contador poderia ter estado instalado em diversas habitações, sendo depois substituído por outro equipamento por algum motivo, com cobrança dos 4 KWh a todos os clientes que chegassem a ter o dito contador instalado. Nestes termos, seria, sem dúvida, um contador "inteligente", sobretudo para os fundos mas aparentemente insaciáveis bolsos da empresa. Contactei a E-REDES, expus a ocorrência e solicitei, sem sucesso, que o contador recém-instalado fosse substituído por um equipamento "a zeros". Quem me atendeu não soube explicar o motivo pelo qual havia sido instalado um contador inteligente já com consumo registado e, quanto à minha indignação face à cobrança do valor correspondente (do qual eu não havia usufruído), recebi o comentário de que se trataria de um valor muito reduzido, quase irrisório. Refutei que qualquer montante cobrado sem receber nada em troca era caro, pois não deveria sequer existir.
Gostaria de saber se situações como a que me ocorreu são ou não inusitadas e se devo ou não conformar-me com a manutenção do referido contador inteligente.
Cumprimentos.

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06/05/2022
, Respondeu:

Bom dia,

 

Assim como na troca do contador antigo, foi registada a leitura do mesmo, deveria o técnico ter efetuado o mesmo procedimento para o contador novo, visto já ter registado um consumo em KWh.

 

Faça uma reclamação por escrito para a E-redes por forma a ver esclarecida a esta questão.

 

Se desejar pode fazer a reclamação através do nosso site, em:

https://www.deco.proteste.pt/reclamar?utm_source=google&utm_medium=cpc&utm_term=&utm_content=search&utm_campaign=reclamar2022&gclid=CjwKCAjwjtOTBhAvEiwASG4bCK1HZfGHMtTu3XxwdD4D_deKd5UHJThLPJJNXKGBZsuR5blzSxE36BoCv-gQAvD_BwE

Ao seu dispor para qualquer esclarecimento adicional,

 

Com os melhores cumprimentos,

Equipa das energias renováveis

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08/11/2021

Hello,

I have a similar problem as Raf.
I'm new to Portugal and I installed a 6kw solar panel production on my roof. It's trifasico. Upac.

I was very surprised to see how edp/E-redes charges out electricity. The smart meter I have (Janz) doesn't do the math of what I use and procuce on all phase, but counts each phase separately.

For example, when I produce 6kwh (so 2kwh on each phase), and use 3kwh on phase 1, 0kw on phase 2, 0kw on phase 3, my counter charges me of 1kwh!

In Switzerland, the counter would do the math and not charge me at all since I produce more than I use.

I tried to contact E-redes, but they only answer generic stuff.

Is this way of counting normal in Portugal? I lived in Switzerland and France, and the counters would do the math. I'd be very surprise if portugal was different.

Thank you.
Ps: you can answer in Portuguese.

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15/12/2021
, Respondeu:

Boa tarde,

A resposta será dada em Português, mas caso tenha dificuldades em compreender poderemos enviar-lhe em inglês.

Pela sua descrição a E-redes não deveria estar a cobrar nenhum valor, visto que está a injetar um valor superior ao que está a consumir, mas de qualquer das formas deverá solicitar por escrito um pedido de esclarecimento à E-redes.

Sugiro que também solicite um pedido de esclarecimento à ERSE (Entidade Reguladora dos serviços energéticos).

Para que possa acompanhar com maior precisão aquilo que acontece, deve solicitar a ativação da porta HAN do seu contador de energia inteligente. Para proceder a essa ativação consulte: https://www.e-redes.pt/pt-pt/redes-do-futuro-redes-inteligentes/servicos-redes-inteligentes/acesso-porta-serie-de-comunicacao. Tem um custo de 14,00€ + IVA.

Após essa ativação pode ligar um equipamento de medição, e conseguir visualizar a informação que é disponibilizada pelo seu contador, nomeadamente os consumos elétricos e a energia injetada na rede. Um dos utilizadores da nossa comunidade sugeriu o equipamento da marca eot (www.eot.pt).

Faça também o registo no site da E-redes e verifique se esta informação também aparece disponível.

Pode também efetuar a venda da energia injetada na rede e para isso é necessário: 1) a UPAC tem de estar registada na DGEG, 2) ter contador bidirecional, 3) ter um CPE (código de ponto de entrega) de produção à semelhança do seu CPE de consumo e 4) contrato de venda de energia.

A energia pode ser comprada pelo comercializador de ultimo recurso (CUR) https://www.erse.pt/eletricidade/funcionamento/comercializacao/#comercializadores-de-ultimo-recurso-(cur) ou por outro comercializador do mercado livre. Poderá consultar a ACEMEL (Associação de comercializadores de energia no mercado liberalizado) e obter a informação relativa aos comercializadores que neste momento estão a comprar energia proveniente das UPAC`S.

O seu valor é calculado tendo em consideração a indexação do preço de energia elétrica no mercado diário (OMIE) com uma penalização sobre esse valor. O valor dessa penalização depende da entidade que está a comprar a energia, e pode ser um valor fixo ou um valor indexado ao preço de compra da energia.

Se for possível gostaríamos que partilhasse com a comunidade a informação que lhe foi dada.

Cumprimentos,

Equipa das energias renováveis

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22/11/2021
, Respondeu:

Hi,
I know that you already made a significant investment on your systems, but have you considered an unbalanced phase distribution inverter like Goodwe ET?

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21/04/2021

Bom dia, tenho contrato com a EDP comercial, conta certa, há quase 4 anos. Há menos de um ano mudaram o contador e desde então tenho quase o triplo de consumo, sem que nada o justifique. Por outro lado, nunca fui avisado do aumento significativo de consumo pela EDP, como a própria anuncia fazer. Tenho uma fatura de acerto superior a1.100 euros. O que devo fazer?

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22/04/2021
, Respondeu:

Bom dia,
Sugerimos que contacte a E-redes para verificar se existe algum problema com o seu contador e no caso de se verificar, peça a substituição por um equipamento novo.
Por outro lado deve contactar um técnico de instalações elétricas certificado para fazer uma avaliação à sua instalação elétrica e aos equipamentos que estão instalados e tentar perceber se algum deles está a ter um consumo fora do normal.
Faça contagens diárias do seu consumo para que assim tenha uma perceção de qual o seu consumo ao longo de uma semana, incluindo o fim de semana e depois verifique se os KWh consumidos são os mesmos que estão a ser faturados.
Alguma dúvida adicional disponha.
Cumprimentos,
Equipa das energias renováveis

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15/04/2021

Desconfio muito destes novos contadores, o meu depois de alterado resultou num grande aumento das facturas, mesmo depois de ter instalado 12 painéis solares, os valores facturados aumentaram muito em relação ao ano anterior.

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15/01/2021

Perante os contadores digitais inteligentes com acesso remoto, existe uma dúvida que eu penso que é unânime: Perante alguns benefícios que está tecnologia aparentemente apresenta, como a configuração de algumas funções acessando via RDIS. Quem me diz a mim que as Empresas de energia ao ter o total acesso ao contador, não aumenta os kwh de consumo? Pois! É que ninguém garante. Isto é como eu hackear um servidor e faço o que quero... Aumentar 5/10 kwh todos os meses o consumidor não vai dar conta e isso representa muito dinheiro a pagar a mais pelo consumidor ao longo de décadas. É de lembrar que estes sistemas são de círcuito fechado e só as Empresas têm acesso às configurações/histórico sem deixar fontes abertas no caso de um pedido formalizado do consumidor à Empresa. É de dúvidar.

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07/08/2019

Boa tarde

Tenho um contador landis gyr+, potencia instalada de 4,60kva.
Gostava de instalar 2 painéis solares de autoconsumo lg mono 340w.
Gostava de saber qual procedimento terei de mudar de contador para um smart gprs, como funciona MCP direcção de energia, posso comunicar antes ou depois de comprar o equipamento.

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15/07/2019

Olá Bruno,
Tenho umas duvidas sobre a contagem de electricidade em sistemas trifásicos quando se possui um inversor monofásico.
Recebi uma informação por email de um engenheiro da Siemens (Landys & Gyr), que a contagem da energia produzida e da energia usada era contada em dois registos diferentes, sendo que não balanceavam o consumo com a produção.

Em exemplo real seria:
Na 1ª Fase o consumo é de 2kW (ex. maquina de lavar)
Na 2ª Fase (onde o inversor estaria ligado) o consumo é 0kW
Na 3ª Fase o consumo é 0kW

A produção que é feita na 2ª Fase vai tudo para a RESP, onde sou renumerado por 0,045€ / kW mas na 1ª Fase tenho que comprar a energia de volta por 0,18€ / kW (+IVA).
O mesmo irá acontecer com inversores trifásicos se o inversor injetar a eneriga de modo simetrico (ao produzir 3 kW cada Fase tem 1 kW)

Então as minhas duvidas são:

Existe alguma maneira de impedir que isto aconteça?
Isto não devia ser ilegal (visto que apenas prejudica clientes com ligações trifásicas)?

Ralf Peffer
Solarpower

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16/07/2019
, Respondeu:

Olá Ralf,

Vamos tentar desmistificar algumas dúvidas sobre autoconsumo e o seu consumo:
O Autoconsumo, tal como o nome indica, refere-se ao que está a ser produzido e consumido no momento. Caso esteja a realizar produção elétrica, mas não apresenta nenhum consumo naquele momento, o que é produzido, é enviado para a rede a custo zero (se não contratualizado remuneração).

No caso da ligação trifásica é usual vermos a instalação de um inversor trifásico, para melhor distribuir o que é produzido e o que, efetivamente, está a ser consumido em determinado momento e determinada fase. Também é usual instalarem-se micro-inversores, em cada uma das fases, em vez da distribuição centralizada (um inversor para as três fases).

Se tem apenas um inversor monofásico, numa determinada fase e se essa fase não tiver qualquer consumo, o Ralf não está a retirar o benefício que o autoconsumo lhe poderia proporcionar. Deve rever a sua instalação e analisar os consumos de energia “kWh” em cada fase. Note que kW não representa a energia consumida (os “kWh”), mas uma potência. É diferente.

A máquina de lavar vai consumir menos que 2kWh e em apenas 1/2h por dia, se for esse o seu comportamento diário.
E no resto do dia? Qual o consumo? Em qual fase?

Aconselhamos, também, que verifique qual das fases é a maior consumidora de energia durante o horário solar.

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16/07/2019
, Respondeu:

Obrigado Bruno.

A minha duvida era mesmo com os contadores contarem da forma que contam...
Eu sou de nacionalidade Alemã e na Alemanha aconteceu a mesma situação onde depois forma obrigados a trocar os contadores para que quando houvesse um consumo como no exemplo que dei,(o sistema produz 3kW (em cada fase 1kW), em casa é usado 2kW numa fase), o contador contasse 0kW para a casa e 1kW para a rede( +0.045€ ) (e não como actualmente 1kW para a casa e 2kW para a rede( -0.18€ + +0.09€ )). Ou seja eu produzo energia suficiente para o meu consumo mas ainda tenho que pagar porque sai nas outras fases.

Se calhar uma maquina de lavar foi um mau exemplo, imaginemos que seria um radiador eletrico (2kW) (durante 1 hora).

Em relação ao "é enviado para a rede a custo zero", isto só acontece com MCP (

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16/07/2019
, Respondeu:

(continuação)
(

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16/07/2019
, Respondeu:

(Menor ou Igual a 1.5kW ) ou quando se decida não vender o excedente.

Eu atualmente tenho um inversor Trifásico. No entanto a produção não da para divergir para uma so fase ele irá sempre injetar simetricamente. Isto acontece com a maior parte dos inversores (se não estou em erro)

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17/07/2019
, Respondeu:

Olá Ralf,

Peço desculpa por não ter entendido a sua dúvida.

Possivelmente teremos de abordar o assunto com entidade própria e proceder a uma resposta com dados mais precisos.

Encaminhámos a sua questão à nossa equipa, que irá averiguar e esclarecer.
Obrigado,

A equipa Energias Renováveis

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08/11/2021
, Respondeu:

Hello Ralf,
I'm new to Portugal, and I come from Switzerland.

I have a 6kw solar installation in trifasico. I was surprised to see that my smart meter was counting and Billing me each phase independently. Exactly as you described it.

For example, when I produce 6kw (2kwon each phase). And consume 3kw on one phase 1, 0 on phase 2 and 0 on phase 3. In this scenario, I'm still cheged 1kw!

In Switzerland, the meters do the sum of all 3 phases.

I tried to reach out with E-REDES, but they only answer generic stuff.

So I'm lost. Have you been able to find a solution in your case to be billed properly?

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13/06/2019

Boas tardes
Tenho um contador smart já a algum tempo para acompanhar a produção
de 4 paineis (1000 w) e o consumo da casa através de uma app da EDP.
Acontece que por vezes essa app indica que parte da produção está a ser
enviada para a rede ao mesmo tempo que consumo da rede,isto é, a ser verdade estou a pagar aquilo que os meus paineis produzem.
Certamente que estes contadores são homologados, mas será possivel
haver alguma batota no sistema ?
Tenho inumeros print screens com essa situação

Cumprimentos
Joaquim Estrelinha

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02/07/2019
, Respondeu:

Boas tardes.

Será que podem esclarecer um pouco o que aqui disseram? Ou seja, dizem que usam o contador smart para acompanhar a produção - algo que nos parece ainda um pouco difícil de estar a acontecer, uma vez que a operacionalização da leitura em tempo real dos dados dos contadores inteligentes estar disponível a muitos poucos utilizadores e em regime de teste.

Como falam noma "app da EDP", desconfiamos que terão instalados o sistema RE:DY da EDP que monotoriza e contrla a produção do sistema fotovoltaico - e eventualmente o consumo da habitação, caso o sistema esteja ligado para medir o consumo global da habitação.

Se for esse o caso (interpretação dos dados do RE:DY), o ideal seria perceber bem a informação que consta na plataforma... Ou seja, os motivos podem ser vários mas suspeitamos que a maneira como a plataforma alinha e trabalha os dados poderá induzir em erro...

Será que nos conseguem enviar para o email clear@deco.proteste.pt alguns destes screenshots para que os possamos analisar?

Obrigado, Ricardo Pereira

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30/06/2019
, Respondeu:

Boa tarde, no meu contador verifico a mesma situação explicada pelo Sr. Joaquim Estrenha. Agradecia que explicassem a razão de ser destas observações.
Cumprimentos,
Lígia Almeida

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27/05/2019

Boa tarde,
Já foram instalar o contador inteligente na minha casa, na altura fui informada que com estes contadores já não tinha que me preocupar com as leituras dos consumos, eles próprios enviavam de forma automática para os distribuidores de energia.
O que acontece é que na realidade nada disto se passa!! As contas de eletricidade lá em casa continuam a vir por estimativa.
Ou seja, além destes contadores na realidade não servirem para nada, continuo a ser eu a fazer o trabalho da EDP em dar as leituras e se me esqueço ainda levo com estimativas!
Será que o consumidor nunca se consegue defender deste monopolio da EDP Distribuição?

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28/05/2019
, Respondeu:

Olá Sandra,

A DECO Proteste aconselha de momento a que cada consumidor deva inquirir o seu comercializador do dever ou não de continuar a fazer as comunicações das leituras. Neste momento, a percentagem de clientes em telecontagem é reduzida e a presença de um “contador inteligente” não garante, à partida, que se esteja em telecontagem.

Caso o Comercializador (ou a EDP Distribuição) indique de forma muito clara e direta o inicio de telecontagem ou a não-necessidade de envio mensal, o mesmo deve ser seguido pelo consumidor.

Cumprimentos

 Equipa Energias Renováveis

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29/05/2019
, Respondeu:

Recebi a carta para agendar com a EDP a mudança do contador? Sou mesmo obrigada a fazê-lo?

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02/07/2019
, Respondeu:

Sim!
Relembramos que o contador não é seu... É da EDP Distribuição! Por isso, o Consumidor nunca se pode a opor a que o dono do equipamento o troque.

Obrigado, Ricardo Pereira

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12/05/2019

Olá,

Tenho paineis fotovoltaicos de para autoconsumo, estou a monitorar a produção mas gostava de monitorar os consumos/injeção de energia na rede, pensei comprar um contador adicional, mas de alguma informação que li, no site da EDP Distribuição, parece que posso tirar os dados do contador deles (smart meter), alguma informação sobre como se faz, que equipamentos tenho de comprar, etc?

Jorge

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06/06/2019
, Respondeu:

Olá Jorge,

De momento não temos qualquer informação que a EDP possa disponibilizar junto dos consumidores, a energia injetada na rede (a custo zero) no caso das UPACs (unidades de produção para autotonsumo). A instalação de um contador de produção é obrigatório quando se pretende vender a eletricidade produzida à rede.

Aconselhamos caso queira verificar a produção vs consumo que instale um sistema de monitorização por exemplo no seu quadro elétrico. Existem sistemas que permitem obter a energia em diferentes circuitos, nomeadamente consumo total e/ou produção proveniente do autoconsumo fotovoltaico.

Com os melhores cumprimentos

Equipa Energias Renováveis