Afinal quem é que fornece o CPE de produção? DGEG ou E-Redes

Faça login para aceder a este conteúdo. 

Bom dia a todos.

Depois de muito pesquisar, de falar com outras pessoas com UPACs, depois do meu instalador efetuar a MCP e de inclusivé ter um recibo de submissão da DGEG onde o CPE de produção vem VAZIO, estou mais perdido do que um cavalheiro numa casa de diversão noturna.

Uns dizem-me que ao gerar uma nova submissão do Certificado/recibo da MCP que deveria aparecer automagicamente o CPE de produção, o instalador diz-me que será a E-Redes a forneceder esse dado... afinal quem raio é que fornece o CPE de produção???????

A DGEG ou a E-Redes? Se é a DGEG porque raio é que não tenho CPE de produção? Está atrasado? Demora uns dias? É a E-Redes e também demora tempo?

Obrigado a todos os que lerem!

Partilhar
img

Junte-se a esta conversa

Participe nesta conversa, deixando o seu comentário ou questão em Produzir Eletricidade e Energia da comunidade Energias Renováveis

2 Comentários

Filtrar por :
14/11/2023

No site da E-redes (E-Balcao) o senhor pode visualizar o *** CPE seguindo esta sequência:

-os meus locais
-produção, consumos e potências
-consultar histórico

O CPE para funções de consumidor e produtor será exibido nessa página em uma caixa amarela.

E-redes cria muita confusão com seus e-mails. Parece pelas suas mensagens que a DGEG irá contactar-me ou poderei encontrar esta informação no site da DGEG. Porém, encontrei no site E-redes.

Espero que isto seja útil. Eu nem sou português (irlandês), então vocês podem imaginar o quão difícil foi esse processo para mim.

Estou habituado a que os processos sejam lentos em Portugal. E-redes não são lentas. No entanto, gostam de criar quebra-cabeças que os consumidores tenham de resolver.

Boa tarde,

 

Após ter sido feito a MCP, a DGEG envia a informação à E-redes que irá analisar o seu contador de energia, para que fique assegurado que é bidirecional e que está ligado à rede inteligente. Esse processo pode demorar algum tempo e no caso de desejar antecipar estão previstos custos a serem suportados pelo cliente.

Normalmente esta situação é rápida mais pode levar alguns dias.

 

Aconselhamos a ligar para a E-redes, opção 4 – Autoconsumo e solicitar o pedido de esclarecimento sobre o estado do pedido.

 

No caso de não ter a certeza que o seu contador de eletricidade é bidirecional não deve colocar a UPAC em funcionamento.

 

Após ter o CPE de produção então pode estabelecer contrato de venda de energia com um dos operadores do mercado.

 

Deve também fazer o registo no site da E-redes – Balcão digital para que assim possa acompanhar a sua instalação ao nível dos consumos e energia injetada na rede.

 

Ao seu dispor para qualquer esclarecimento adicional,

 

Com os melhores cumprimentos,

Equipa das energias renováveis

Responder a
Faça login para aceder a este conteúdo.