última atualização: 28/09/2022

Problema Painéis Solares da EDP 2022

Recentemente instalei os painéis solares da EDP. Todo o processo de subscrição e instalação decorreu sem incidentes contudo para mim os valores que mostrados na app EDP Solar não fazem sentido, daí a razão deste tópico.Acedendo à app no separado "tempo real" tenho informação que estou a produzir 980W e que os mesmos estão a ser canalizados para consumo da casa, ou seja nada é produzido para a rede.

Mais abaixo tenho informação que apesar de estar a consumir os 980W provenientes dos painéis solares ainda estou a consumir 794W da rede o que prefaz um total de 1.77KW.

Esta informação poderia estar certa, mas não é o caso pois os consumos habituais na minha residência são de cerca de 200/250W com picos de 600W quando o meu filhote está a jogar na PS4 (sim a consola consome este valor).

Resumindo e arredondando contas, eu deveria de estar a ser alimentado pelos painéis e ainda a injetar energia na rede o que segundo informações da app não se verifica.

A questão, estando estes valores errados poderei estar a ser penalizado junto da EDP com consumos que não existem? Porque motivo isto estará a acontecer?

Nota: Toda a instalação foi feita pelo pessoal da EDP e não existe qualquer interveção minha ou de pessoal externo. 

Outra coisa que gostaria de referir é que durante a noite não existe qualquer dado na app, quando teoricamente deveria de existir o consumo proveniente da rede.

User name

Junte-se a esta conversa

Participe nesta conversa, deixando o seu comentário ou questão em Produzir eletricidade da comunidade Energias Renováveis

6 Comentários

Filtrar por :
Faça login para aceder a este conteúdo. 
24/09/2022

Boa tarde.
Recebi hoje uma proposta de dois painéis solares da EDP, por 25,50 por mês (60 meses). Tenho um consumo médio mensal de 50 euros no verão e no inverno de 75 euros! Valerá a pena a instalação dos equipamentos... E os painéis da EDP são fiáveis!? Obrigado.

Faça login para aceder a este conteúdo. 
12/07/2022

Bom dia,

Deve solicitar o pedido de uma assistência técnica por forma a verificar se os equipamentos de medição (produção e consumo) estão a trabalhar corretamente.

É importante que vá acompanhando a produção dos painéis fotovoltaicos e o consumo da sua instalação elétrica e se verificar que existe muito excedente de energia que é injetado na RESP, deve solicitar os seguintes elementos à empresa:
- User e password do registo efetuado no site da DGEG;
- CPE de produção (à semelhança do CPE de consumo que tem na sua fatura de energia)
Com estes elementos pode iniciar o processo de venda de energia injetada na RESP.

Ao seu dispor para qualquer esclarecimento adicional,

Com os melhores cumprimentos,
Equipa das energias renováveis

Faça login para aceder a este conteúdo. 
25/09/2022
, Respondeu:

Boa noite,

Tenho instalados painéis e o contador adequado para o registo da injeção de excedentes na rede, contudo, contactei o meu comercializador e tive de resposta a informação de que não compram essa energia.

Há forma de vender a energia produzida e não consumida?

Obrigado.

Faça login para aceder a este conteúdo. 
28/09/2022
, Respondeu:

Bom dia,

Pode vender o excedente de energia injetada na rede elétrica, mas para isso o registo no site da DGEG (https://apps.dgeg.gov.pt/DGEG/) tem de ter sido feito com injeção na rede para lhe poderem atribuir um CPE (código de ponto de entrega) de produção.

Pode efetuar a venda de energia ao comercializador de último recurso (CUR) ou por outro comercializador do mercado livre. Poderá consultar a ACEMEL (Associação de comercializadores de energia no mercado liberalizado) e obter a informação relativa aos comercializadores que neste momento estão a comprar energia proveniente das UPAC`S.

Ao seu dispor para qualquer esclarecimento adicional,

Com os melhores cumprimentos,

Equipa das energias renováveis

Faça login para aceder a este conteúdo. 
08/08/2022
, Respondeu:

Boa tarde,
Eu tenho o mesmo problema descrito acima. Estava a tentar fazer as instruções que fala no seu comentário acima mas no site da DGEC apenas consigo ver os meus dados de entidade de autoconsumo (nome, email, etc..).

Onde consigo ir ver quais os valores reportados no último mês para a rede?
Onde consigo também ver o meu CPE?

Muito obrigado.

Faça login para aceder a este conteúdo. 
17/08/2022
, Respondeu:

Bom dia,

 

Para aceder à informação que consta no registo efetuado no site da DGEG tem de entrar na sua conta e para isso deve seguir os seguintes passos:

Nota: o user começa por “PT”, seguido do seu número de contribuinte.

  • Clicar onde diz “energia” e posteriormente em “MCP consulta
  • Editar registo
  • No final da página deve clicar em “declaração” e vai obter o Recibo de submissão, onde tem toda a informação referente à sua UPAC.

Para conseguir visualizar os KWh injetados na rede tem de se registar no site da E-redes e posteriormente aceder aos dados do seu contador de energia.

 

Ao seu dispor para qualquer esclarecimento adicional,

 

Com os melhores cumprimentos,

Equipa das energias renováveis