última atualização: 31/01/2023

AQUECIMENTO DA CASA: COMO POUPAR?

O melhor sistema para o aquecimento da casa depende, entre outros fatores, do tipo de habitação e das reais necessidades de climatização durante o ano. 

As soluções de aquecimento como os aquecedores portáteis (onde se incluem os termoventiladores, os convectores, os emissores e os radiadores a óleo) são ainda das mais procuradas pelos consumidores, por serem mais baratas. Contudo, acabam por aumentar a fatura da eletricidade, e o seu uso apresenta uma pegada ambiental (emissões de CO2) muito significativa devido ao elevado consumo associado. Se não for possível optar por janelas mais eficientes ou reforçar o isolamento térmico da casa, para reduzir as necessidades de energia e manter o interior confortável, é fundamental escolher um sistema de aquecimento eficiente, com custos energéticos mais reduzidos, e cuja utilização se traduza em menores emissões de CO2.

Ar condicionado e salamandras a pellets são mais económicos

Para utilizações pontuais, os aquecedores portáteis podem dar resposta às necessidades de aquecimento, por serem rápidos a proporcionar uma sensação de conforto, sobretudo a quem estiver próximo do aparelho. Mas, quando se pretende uma distribuição mais uniforme da temperatura na divisão, e durante períodos mais longos, os custos com um aquecedor portátil, podem não justificar o baixo custo de aquisição. Nesta situação, é fundamental optar por equipamentos mais eficientes, com um consumo inferior e menores emissões de CO2.

Gastar menos com os aquecedores portáteis

Apesar de não serem os mais económicos, os aquecedores portáteis continuam a ser os preferidos em Portugal. Em 2020, estavam presentes em 65% das habitações, existindo, em média, quase dois equipamentos por lar. Afinal, são aparelhos baratos, transportáveis e fáceis de instalar e usar. Mas, para manter uma casa quente durante o inverno, o consumo é muito elevado, o que se reflete na fatura da eletricidade. Daí, deverem ser usados pontualmente, como fontes secundárias de aquecimento.

Dos vários aquecedores portáteis, a DECO PROTESTE analisou o desempenho de termoventiladores, convectores e emissores de calor. Para tal, mediu o tempo de utilização e o consumo para se fazer sentir um aumento de temperatura de 10ºC (dos 15ºC para os 25ºC) numa sonda colocada em frente aos aparelhos, simulando alguém que procurasse aquecer-se sentado próximo dos mesmos. Atenção: os 25ºC não corresponde à temperatura final da divisão e nem convém, pois, no inverno, a temperatura de conforto deve oscilar entre os 18ºC e os 20ºC.

O termoventilador, por possuir uma ventoinha que ajuda a dispersar o ar quente com rapidez, demorou cerca de 23 minutos para aumentar a temperatura. O convector precisou de perto de 44 minutos e com o emissor de calor só ao fim de mais de uma hora (73 minutos) a sonda mediu 25ºC, o que se traduziu num consumo de eletricidade superior.

Quanto maior for a necessidade de aquecimento em casa, mais compensa a utilização do ar condicionado ou da salamandra a pellets, desde que seja possível instalar, por serem sistemas eficientes e com baixa pegada ambiental. Mesmo com custos de aquisição mais elevados e uma instalação que pode ter alguma complexidade, a médio e a longo prazo, a poupança em energia acaba por pagar o investimento adicional. O ar condicionado, tem ainda a vantagem de arrefecer a casa no verão.

 

Qual é o aquecimento que usa em casa? 

Partilhe a sua experiência com a comunidade. 

A EQUIPA ENERGIAS RENOVÁVEIS 

User name

Junte-se a esta conversa

Participe nesta conversa, deixando o seu comentário ou questão em Casa Eficiente e Sustentável da comunidade Energias Renováveis

2 Comentários

Filtrar por :
Faça login para aceder a este conteúdo. 
26/01/2023

Para saber alguma coisa do Deco Proteste e Preciso ser Sócio !!! Só em Portugal .... Pais de Corruptos.

Faça login para aceder a este conteúdo. 
31/01/2023
, Respondeu:

Olá, 

O nosso serviço de apoio personalizado é exclusivo para os subscritores da DECO PROTESTE. Contudo, mesmo não sendo nossa subscritor(a), pode encontrar no nosso site diversos conteúdos que poderão esclarecer as suas dúvidas. Além disso, prestamos diversos esclarecimentos aqui no fórum. Se necessitar de ajuda para esclarecer alguma questão, por favor, coloque-a aqui nos comentários ou envie-nos uma mensagem privada.

Obrigado, 

A EQUIPA DAS ENERGIAS RENOVÁVEIS