última atualização: 17/03/2022

Substituir caldeira gás propano AQS e Aquecimento Central

Boa tarde.

Adquiri recentemente uma moradia do ano 2004 equipada com caldeira Baxi Luna para AQS e aquecimento através de radiadores com cerca de 90 elementos. A caldeira possui um depósito de inércia. Ocorre por ser alimentada através de gás propano o valor da conta no último mês chegou aos 500€.

Como primeira medida e com vistas ao apoio do Fundo Ambiental contratei a instalalação de 2 painéis solares com depósito de 300l resolvendo desta forma a questão do AQS.

Minha grande dúvida agora fica quanto ao que fazer em relação ao aquecimento/arrefecimento central, visto que para já não gostava de fazer obras por questões dos gastos elevados que já tive com a aquisição da casa. 

Desde já o meu agradecimento por eventuais sugestões.

Com os meus melhores cumprimentos,

User name

Junte-se a esta conversa

Participe nesta conversa, deixando o seu comentário ou questão em Aquecer o ar e climatizar da comunidade Energias Renováveis

1 Comentários

Filtrar por :
Faça login para aceder a este conteúdo. 
17/03/2022

Bom dia,

 

Em primeiro lugar verifique se em termos de isolamento da casa pode fazer algum melhoramento, assim como relativamente aos vãos orientados a sul se estão protegidos do sol para que no Verão, o calor não entre na sua casa provocando um maior aquecimento da mesma.

Para esta analise contacte um arquiteto ou eventualmente um perito qualificado.

Este tipo de intervenção também tem apoio do fundo ambiental.

 

Relativamente ao melhor sistema de climatização e para não fazer grandes obras, o ideal seria a aplicação de um equipamento de Ar condicionado.

Veja os seguintes artigos:

https://www.deco.proteste.pt/eletrodomesticos/ar-condicionado/guia-de-compras/como-escolher-ar-condicionado

 

https://www.deco.proteste.pt/eletrodomesticos/ar-condicionado/testes/ar-condicionado

Alguma dúvida adicional disponha,

 

Cumprimentos,

Equipa das energias renováveis